TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO SOCIAL

Por:   •  21/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.993 Palavras (12 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

                                      SERVIÇO SOCIAL

ANA LÚCIA RODRIGUES

CLAUCILDA FRANCISCA DA SILVA

KARINE SILVA SANTOS

LUZIA MARIA DE MACÊDO SOBREIRA

MARGARETH DO AMARAL BEZERRA

REGINA CELI ALVES DOS SANTOS

GESTÃO SOCIAL

Comunicação do Assistente Social

[pic 3]

Petrolina

                                                              2017

ANA LÚCIA RODRIGUES

CLAUCILDA FRANCISCA DA SILVA

KARINE SILVA SANTOS

LUZIA MARIA DE MACÊDO SOBREIRA

MARGARETH DO AMARAL BEZERRA

REGINA CELI ALVES DOS SANTOS

GESTÃO SOCIAL

Comunicação do Assistente Social

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Gestão Social, Comunicação na prática do A. Social, Projeto de TCC e Estágio III.  

Profs. M. Angela Santini; Levy H. B Neto; Amanda Boza G. Carvalho; Nelma Galli.

Petrolina

2017

Sumário

1 Introdução        4

2. Conceito de Gestão Social        5

2.1 Princípios da Gestão Social: descentralização, participação social e intersetorialidade        6

3. O Trabalho do Assistente Social enquanto gestor        8

3.1 A importância da Comunicação na prática do Assistente Social        9

4. Considerações Finais        12

Referências        13


1 Introdução

No trabalho que será apresentado, abordaremos o conceito de gestão social, seus princípios, o trabalho do Assistente Social enquanto gestor e a importância da comunicação na prática do assistente social. Os temas propostos tem maior relevância por tratar-se de um campo de atuação do Assistente Social, onde o mesmo deve embasar-se no Projeto Ético Político do Serviço Social além do Código de ética, para exercer uma prática transformadora de efetivação de direitos.

 Temos como objetivo deste, discutir acerca do processo de gestão que é formado em serviço social, quais as responsabilidades desse gestor mediante as demandas que surgem para a proteção social básica, bem como apresentar uma proposta de intervenção.

A Gestão Social é um campo de atuação para o profissional formado em Serviço Social, que tem como uma de suas funções, realizar um diagnóstico para atuar nas diversas expressões da questão social que são apresentadas, desvelando a realidade desses sujeitos buscando apresentar respostas profissionais sustentáveis para transformar essa realidade, como também buscar a efetivação de seus direitos.

É essencial que o profissional de gestão social obtenha pleno conhecimento de Política Nacional de Assistente Social e que tenha o perfil adequado para que busque a viabilização da garantia dos direitos aos sujeitos que por ela são atendidos.

É imprescindível que o assistente social seja objetivo, comprometido e propicie ao usuário uma visão neutra, permitindo-lhe tomar decisões lógicas e racionais. Assim sendo, a linguagem torna-se um instrumento de trabalho ao profissional para transferir informações legítimas ao usuário por meio da comunicação.

2. Conceito de Gestão Social

A expressão gestão social tem sido usada com muita frequência nos últimos anos, não só nas esferas governamentais, mas também nas organizações não governamentais, associações, fundações e até mesmo por algumas iniciativas do setor privado que se comprometem com ações de cidadania corporativa ou de responsabilidade social da empresa.

Gestão Social com a definção na sua finalidade, significa uma gestão voltada para o social. Portanto, a gestão social representa, por assim dizer, um intermediário através do qual a comunidade atua com união na luta para promover mudanças sociais. Nesse sentido, é necessário reforçar os laços comunitários e trabalhar em prol da recuperação da identidade cultural e dos valores coletivos da sociedade em questão.

Apesar de ser um tema pouco debatido pela população em geral, muitos vem a fazer uma leitura de sua significação como sendo uma gestão voltada para o social. Singer (1999) afirma que gestão social diz respeito às ações que intervêm nas diferentes áreas da vida social para a satisfação das necessidades da população. Ele propõe que a gestão social seja viabilizada através de políticas e práticas sociais articuladas e articuladoras das diversas demandas.

França Filho (2003, 2008) explica  a diferença entre gestão pública, gestão privada e gestão social, fazendo uma comparação, entre os conceitos para compreendê-los. Neste sentido, a gestão social é entendida pelo autor em duas perspectivas, como processo e como fim. Enquanto problemática de sociedade, ou seja, a gestão social enquanto fim (nível macro) se aproximaria da gestão pública, pois ambas buscam atender às demandas e necessidades da sociedade. Entende-se que a gestão das demandas da sociedade pode acontecer para além do Estado, via sociedade. Por outro lado, a gestão social enquanto processo, vista como uma modalidade específica de gestão (nível organizacional) busca "subordinar as lógicas instrumentais [típicas da gestão privada / estratégica] a outras lógicas, mais sociais, políticas, culturais ou ecológicas" (FRANÇA FILHO, 2008, p. 30).  

Contudo o termo gestão social sugere que as demandas e necessidade do social podem partir da própria sociedade, através das suas mais diversas formas e mecanismos de auto-organização, e não só do Estado. Portanto, na prática seria comum organizações sociais que incorporam uma lógica instrumental nas suas ações de gestão.

[Gestão social] corresponde então ao modo de gestão próprio às organizações atuando num circuito que não é originariamente aquele do mercado e do Estado, muito embora estas organizações entretenham, em grande parte dos casos, relações com instituições privadas e públicas, através de variadas formas de parcerias para consecução de projetos. Este é o espaço próprio da chamada sociedade civil, portanto uma esfera pública de ação que não é estatal (FRANÇA FILHO, 2008, p. 32).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com