TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

Por:   •  12/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 5

ESTATÍSTICA E INDICADORES SOCIAIS

Isaquiel dos Reis Vieira

Luzibene Bessa da Silva

Prof.Orientador Denizio Soares

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Serviço Social (SES 4565) – Diretrizes da Disciplina Seminário Interdisciplinar

08/07/2019

RESUMO

O principal objetivo desse artigo é conhecer e analisar um pouco sobre os indicadores de desenvolvimento sociais e políticas públicas, onde iremos analisar os efeitos dos gastos sociais em educação e saúde, nos indiciadores de pobreza e nos índices de desigualdade de renda. Indiciadores são aqueles que nos ajudam a medir o desenvolvimento de um país, região, enfim de um determinado território, lógico com base em premissas específicas e uma medida geralmente estatística, usada para traduzir quantitativamente um conceito social abstrato e informa algo sobre determinado aspecto da realidade.

Palavras – Chave: Indicadores. Desenvolvimento. Políticas Públicas.

ABSTRACT

The main objective of this article is to know and analyze a little about indicators of social development and public policies, where we will analyze the effects of social spending on education and health, indicators of poverty and income inequality. Indicators are those that help us to measure the development of a country, region, ultimately a given territory, logical based on specific premises and a generally statistical measure, used to quantitatively translate an abstract social concept and informs something about a certain aspect of reality .

1 - INTRODUÇÃO

Busca-se conhecer um pouco sobre indicadores sociais, onde podem assumir a forma de Políticas públicas em desenvolvimento, onde, busca soluções para as problemáticas nas mais diversas áreas da sociedade assim podendo, medindo o problema com mais clareza preente no nosso cotidiano.

Assim mostra os indicadores percentuais que mostra a medida de desigualdade de dados sobre a renda de um determinado território, assim indicando a diferença entre pobres e ricos de uma região ou até mesmo país.

Assim no decorrer dos anos, alguns indiciadores se destacam no desenvolvimento por várias agências. Assim sendo pode-se afirmar que indiciadores apresentam aspectos parciais de determinado processo de desenvolvimento.

Onde a presente pesquisa busca a importância de indiciadores sociais, assim observam os avanços e retrocessos de uma estratégia de desenvolvimento, podendo realizar diagnósticos das condições do setor social.

2 – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO

Indicadores sociais é uma medida, geralmente estatística, usada para traduzir quantitativamente um conceito social abstrato e informa algo sobre determinado aspecto da realidade social.

Para fins de pesquisa ou visando a formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas o indicador é um parâmetro, ou um valor derivado de parâmetros, que indica, fornece informações ou descreve o estado de um fenômeno área/ambiente, com maior significado que aquele apenas relacionado diretamente a seu valor quantitativo, que pode ser usado para ilustrar e comunicar um conjunto de fenômenos complexos de uma forma simples incluindo tendências ao longo do tempo.

2.1 – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Esses indiciadores possibilitam comparabilidade internacional, estimulam iniciativas domésticas e orientam as ações de ajuda internacional aos países mais pobres.

Geralmente os valores considerados adequados ou satisfatórios por um indicador são estabelecidos por organizações internacionais.

Esses indicadores podem ser analíticos (constituídos de uma única variável como “esperança de vida ao nascer”, “taxa de alfabetização”, “escolaridade média”, etc.) ou sintéticos (quando resultantes de uma composição de variáveis como o IDH).

2.2 – DESIGUALDADES REGIONAIS

É um segundo aspecto que também tem chamado a atenção está relacionado às disparidades que há entre esses índices quando se divide a população por região ou nível de renda.

De modo geral, as áreas urbanas do centro sul do país apresentam índices nitidamente superiores em relação às zonas rurais.

3 – ÍNDICE DE GINI

O índice de Gini foi desenvolvido pelo Matemático Italiano Corrado Gini, com o intuito de medir o grau de concentração de renda de um determinado grupo.

Este índice permite auferir a diferença entre rendimento dos mais pobres e dos mais ricos, variando entre os valores de zero a um.

O valor zero corresponde à condição de igualdade em que os grupos possuem a mesma renda.

Pode ser usado para qualquer distribuição, embora seja comunmente utilizado para medir a desigualdade de distribuição de renda.

3.1 – COMO É O CÁLCULO DO ÍNDICE DE GINI?

O índice de Gini foi criado com base numa curva de Lorenz, que indica o quanto uma proporção acumulada de renda representa na vertical, pode variar conforme a proporção acumulada da população, representada na horizontal.

O coeficiente de Gini se calcula como uma razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (234.8 Kb)   docx (63.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com