TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO ORCAMENTO NA GESTAO FINANCEIRA

Artigo: A IMPORTANCIA DO ORCAMENTO NA GESTAO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  2.934 Palavras (12 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITOS DE ORÇAMENTOSUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO 4

2.1 Conceito de Orçamento 4

2.2 As Vantagens do Orçamento para as Organizações 4

3 ORÇAMENTO MESTRE E SUAS DIVISÕES 4

3.1 Conceito de Orçamento Mestre e sua divisão 4

4 ORÇAMENTO OPERACIONAL E FINANCEIRO 5

5 BALANÇO PATRIMONIAL 5

6 DRE- DEMONSTRAÇÃO DE RESULTAOS DE EXERCICIOS 5

7 DLPA- DEMONSTRAÇÃO DO LUCRO OU PREJUIZO ACUMULADO 6

8 FLUXO DE CAIXA METODO DIRETO E INDIRETO 7

9 DVA- DEMONTRAÇÃO DOS VALORES ADICIONAIS 8

10 LUCRO REAL 9

11 LUCRO PRESUMIDO 9

12 SIMPLES NACIONAL 9

13 CARGA TRIBUTARIA DO BRASIL 10

14 DESRESPEITO AO PRINCÍPIO DA ENTIDADE 11

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade tem como principal objeto o patrimônio da entidade, porém acompanhando as necessidades dos usuários, passou a visar não mais exclusivamente bens, direitos e obrigações, principalmente suas mutações, passou a visar com maior enfoque a Contabilidade Gerencial na qual se destaca o Orçamento Empresarial; diante das competições entre as empresas elas começaram a se organizar surgindo assim o planejamento, tendo então destaque orçamento representando o planejamento financeiro.

Toda e qualquer empresa deve possuir metas e objetivos.

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO E SUA IMPORTANCIA NA ORGANIZAÇÃO

2.1 Conceito de Orçamento

O orçamento representa a expressão quantitativa dos planos da empresa elaborados para o futuro, através dos dados contábeis, é possível elaborar o orçamento que vai permitir o planejamento da aplicação dos recursos, facilitando a prestação de contas

2.2 As Vantagens do orçamento para as Organizações

A utilização de um sistema orçamentário pode ser entendida como um plano, que engloba as operações anuais de uma empresa, onde é formalizado o desempenho das ações e funções administrativas, pois oferece vantagens pela efetiva formalização. Através do processo de planejamento e controle, graças ao uso de orçamentos, o hábito do exame prévio e cuidadoso de todos os fatores antes da tomada de decisões importantes, além de obrigar a administração da empresa a dedicar atenção adequada a efeitos eventualmente causados pelo surgimento de condições externas, um programa orçamentário sempre será útil para qualquer organização, independentemente se deu tamanho e de suas incertezas, seus benefícios.

a) O orçamento, formalizando suas responsabilidades pelo planejamento, obriga os administradores a pensar à frente;

b) O orçamento estabelece expectativas definidas que é a melhor base de avaliação do desempenho posterior;

3 ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO

3.1 Conceito de Orçamento Mestre e sua divisão

Por orçamento mestre entende-se aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.

3.2 Quem utiliza do orçamento Mestre de que forma e para que?

É utilizado pelo setor administrativo das entidades, sendo utilizado como ferramenta de gestão empresarial para tomada de decisões.

4 ORÇAMENTO OPERACIONAL E FINANCEIRO

O Orçamento Operacional é que contém a maior parte das peças orçamentárias, pois engloba todos os orçamentos específicos que atingem a estrutura administrativa, a estrutura de produção e a estrutura de vendas da empresa.

O Orçamento financeiro é a forma pela qual a empresa estabelece antecipadamente, as ações necessárias e o modo de agir para alcançar seus objetivos e metas.O sistema de planejamento financeiro e orçamento buscam antecipar a visualização dos possíveis resultados operacionais.

5 BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil estática destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da entidade. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.

O Balanço Patrimonial é constituído pelo:

Ativo: compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

Passivo: compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

Patrimônio Líquido: compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

6 DRE- DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO

DRE como próprio nome já diz, tem a função primordial de apresentar a situação econômica de uma instituição seja lucro ou prejuízo. É um relatório contábil apurado de forma vertical, onde são feitas todas as deduções sobre as vendas brutas da empresa. Embora sejam elaboradas anualmente para fins legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e, trimestralmente para fins fiscais.

De acordo com a legislação brasileira as empresas deverão discriminar na Demonstração do Resultado do Exercício:

• A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com