TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR

Por:   •  22/9/2019  •  Artigo  •  5.249 Palavras (21 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 21

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR

[a]

                                            Genivalda Gomes de carvalho Silva

                                                          Orientadora:   Maria do Carmo Amaral,                                                                          Profª mestre em História pela UFPR.

[b]

                                              RESUMO[c]

O presente artigo tem como foco o tema relacionado a inclusão social no âmbito educacional. O estudo, portanto, se caracteriza em pesquisa bibliográfica que tem como objetivo discutir reflexões acerca da inclusão na educação como um direito fundamental, o papel das escolas inclusivas, aspectos legais, os tipos de necessidades educacionais especiais presentes nas escolas e a importância da equipe multidisciplinar no âmbito escolar. Será abordado o processo de inclusão social como garantia e permanência de pessoas com algum tipo de deficiência no sistema regular de ensino. A inclusão social é de uma importância, visto que tem a finalidade de atender e incluir todas as pessoas que possuam algum tipo de deficiência, ou não fazendo com essas pessoas tenham acesso à educação, informação e os meios necessários para a formação de sua plena cidadania.  

Palavras chave: 1 Educação inclusiva 2 deficiências. 3 necessidades educacionais especiais.

1 INTRODUÇÃO

A inclusão na educação é considerada um tema de grande relevância, uma vez que vem ganhando espaço gradativamente, tendo como foco debates e discursões que deixam claro a necessidade do âmbito escolar atender cada vez mais as diferenças inerentes a condição humana. Todo indivíduo em especial as pessoas com algum tipo de deficiência ou necessidades educacionais especiais tem direito as mesmas oportunidades que as demais pessoas de obter conhecimentos, desenvolver as suas habilidades, podendo exercer a sua cidadania, e consequentemente integra – se ao meio social por completo.

Realizou - se um estudo bibliográfico para levantamento de dados na literatura, leitura de artigos e textos relacionados ao tema[d]. Foram utilizados diversos autores estudiosos na área de inclusão social na educação como BORDIGNON, G.; GRACINDO, BONETI, L. W, SASSAKI, Romeu Kazumi, onde todos citam sobre a necessidade de inclusão social, propiciando muitas discussões que me levaram a elaborar este artigo, bem como os sites também foram de grande valia durante as pesquisas, UNESCO principalmente.

O estudo tem como objetivo: Estudar as legislações direcionadas para pessoas com deficiência com vistas a uma educação inclusiva, bem como analisar a importância da inclusão social no âmbito escolar, compreender as diferentes necessidades educacionais especiais dos alunos inseridos na rede de ensino regular.

Justifica - se a escolha do tema proposto pelo interesse em conhecer mais sobre a educação inclusiva no Brasil, visto que esse é um direito fundamental que precisa ser de fato garantido, logo o estudo busca refletir sobre o processo de inclusão social no âmbito educacional para pessoas com deficiência, além disso julga se necessários debates em relação ao melhor caminho para a integração dessas pessoas com deficiência no ambiente educacional.

Assim sendo o artigo foi estruturado com a finalidade de abordar a concepção sobre a educação inclusiva no Brasil, educação como direito fundamental, visto que a inclusão tem respaldo na lei como veremos no decorrer do estudo, deste modo toda escola tem a obrigação de ofertar vagas e acolher alunos com deficiências, lembrando que apenas receber não significa “ inclusão” é necessário preparo da escola e dos profissionais da área em relação a melhor forma de incluir com qualidade esses alunos. Iremos compreender no estudo o conceito de educação inclusiva e o surgimento da mesma.

A partir das considerações escritas no estudo será possível refletir sobre inclusão e a sua importância. Sabemos que a educação inclusiva é um desafio imposto ao âmbito escolar, diante das demandas que a escola tem que enfrentar. O tema abordado proporciona diversas discussões, sendo que é esperado que a educação inclusiva possa responder dos desafios que são colocados no interior das escolas.

Na sequência da estruturação do artigo abordamos sobre o papel das escolas inclusivas, escola está que deve respeitar a diversidade que existe entre os indivíduos, ou grupos, buscando uma perspectiva de inclusão, esta inclusão um desafio para a educação no Brasil.

Durante o texto iremos compreender que a busca por uma educação inclusiva tem levado a necessidade de criação de novas práticas, novos conceitos, praticas estas que propiciem o acesso e permanência do aluno na escola, principalmente que garantam um aprendizado com qualidade para aqueles alunos que possua alguma necessidade educacionais especiais.

As reflexões ainda possibilitarão o entendimento do termo “ necessidades educacionais especiais, ou seja, a presença de alunos que possua alguma necessidade educacional no espaço escolar, partindo da ideia de que o sistema precisava se adequar para receber alunos levando em consideração as suas necessidades, dificuldades, possibilitando, portanto, a eliminação de obstáculos, e ainda dando oportunidade de todos participar de forma concreta no ambiente escolar.

A educação inclusiva nada mais é que a eliminação dos obstáculos que de alguma forma impedem os alunos de frequentarem a escola regular, considerado também uma reestruturação da educação, tanto na esfera organizacional como na esfera pedagógica, sendo esta inclusão uma educação de qualidade direcionadas a “ todos “os alunos com ou sem deficiências, sugerindo assim a convivência com a diversidade, uma vez que interagindo com as diferenças, há o estabelecimento do respeito.

2 EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL - INCLUSÃO COMO DIREITO

É notório que o movimento pela inclusão escolar é um tema discutido no mundo todo, e nas últimas décadas foi abordado de forma considerável no Brasil, assim como resultado tem motivado a criação de mais políticas públicas educacionais votadas a inclusão de estudantes com necessidades especiais, deste modo podemos citar que a inclusão desses indivíduos nas escolas teve início mediante propostas elaboradas na conferência mundial sobre educação para todos na Tailândia , e no fórum mundial de educação em Senegal da qual o Brasil participou, e não podemos nos esquecer especialmente da declaração de Salamanca, em 1994, documento este elaborado na conferência mundial sobre educação especial que tinham entre as suas metas proporcionar diretrizes básicas para a formulação e também reforma de políticas educacionais conforme o movimento de inclusão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (195 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com