TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intervenção do Serviço Social no CRAS

Por:   •  10/2/2019  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

A intervenção do Serviço Social no CRAS

Análise das demandas e possibilidades para o trabalho socioeducativo realizado grupalmente

Alexandra Aparecida Leite Toffanetto Seabra Eiras

O artigo referente á intervenção         do Serviço Social Nos Centros de Referência da Assistência Social, trás uma abordagem do trabalho socioeducativo realizado grupalmente.

Este artigo trata do exercício profissional do assistente social, em especial do trabalho socioeducativo desenvolvido por este profissional, tem sido utilizado tanto na abordagem individual ou grupal, o trabalho foi realizado com grupos pelo Serviço Social (Juiz de Fora).

Os Assistentes sociais, respondem ás atribuições que são requeridas, ações no caráter socioeducativo através de intervenções grupais/ou coletivas.

O trabalho socioeducativo perpassa pela compreensão que o assistente social tem do exercício profissional, trabalha apartir do projeto téorico metodológico e ético-político da profissão.

As condições encontradas pelos assistentes sociais no exercício profissional circunscrevem no rol das dificuldades e dos desafios que nortearão as escolhas, bem como a criação e utilização de técnicas e dos instrumentos ,no âmbito sócio- organizacional e no âmbito da formação profissional no ensino superior. Devemos entender como os assistentes sociais realizam suas atividades, como é suas atribuições nos espaço organizacional.

Os projetos socioeducativos podem converter-se em um recurso organizacional importante, capaz de comprometer e envolver os usuários com as atividades e serviços prestados pela organização/instituição.

Entendemos que o trabalho realizado grupalmente, é um dos instrumentos que os assistentes sociais quando realizam trabalhos socioeducativos, onde temos a participação dos usuários, as quais abordam a possibilidades de aprendizagem, entre outros.

O exercício democrático no âmbito do trabalho profissional com os grupos implicaria abertura para a construção de algo novo, a partir da realidade concreta e das ações manifestadas pelos participantes do grupo, envolvendo uma relação de poder ,naquele espaço sócio organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com