TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Participação Social

Por:   •  10/5/2018  •  Resenha  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução:

A participação social como processo de consolidação da democracia no Brasil resenha feita através do escrito deCICONELLO, Alexandre, texto de 2007.

        Trabalho feito através do documento entregue em sala como complemento de estudo pela Professora TOLEDO, Marcia realizado no dia 26/10/2014.

Desenvolvimento:

Esta resenha foi feita através do entendimento que tive do texto escrito por CICONELLO, Alexandre no ano de 2007, onde relatava que não tínhamos direito aparticipações e que o único que tínhamos era obrigações e com muita luta vamos conseguindo alguns resultados para sociedade.

  Este artigo fala da participação da sociedade na democracia no Brasil conta como nosso País viveu mais de 20 anos sobre o regime militar, onde não  podíamos  participar  nas decisões politicas tomadas na esfera publica, fazendo com que  parte  das  forças  sociais tomassem providencia  no assunto  e  assim impulsasse  e redemocratização construindo  diferentes  espaços formais atualmente são mais 40.000 que apresentam inovações, para consolidar seus impactos, desafios e ampliação da democracia. A ideia era que a sociedade participasse podendo opinar nas decisões ao que desrespeita suas vidas.

A sociedade teve que forçar a abertura da politica no Brasil, tendo clara que aslimitações eram buscar referencia teórica da chamada “democracia participativa” ou “democracia deliberativa” e sabendo que teriam que obedecer certas características pois tinha que ser um processo educativo, permitir decisões coletivas e produzir maior integração social através de grupos ou organizações.  Identificados e utilizado estrategicamente por organizações formais e principalmente por teólogos morais da como Paulo freire chamando educação popular tinha finalidade de gerar emancipação e consciência cidadã, a educação era objetivo para a transformação social assim surgindo centenas de associações de moradores que reivindicavam serviços públicos como água, luz, saúde, etc. Com a pressão exercida pela sociedade o regime militar promoveu uma a abertura politica, que possibilitou a abertura do partido dos trabalhadores PT10/02/1980e da CUT28/08/1983central única dos trabalhadores que foram marco para o processo de redemocratização. E 1988 construída através dos políticos estabeleceu o Estado Democrático de Direito no Brasil porem dando uma serie de diretrizes nas três esferas da federaçãounião, estado e municípiosdando origem a carta magnaconhecida como constituição cidadã, foram criado os fundos de orçamento participativo onde o cidadão tem possibilidade de participar no lucro da empresa, o SUS sistema único de saúde onde qualquer pessoa independente de ser contribuinte ou não tenha acesso gratuitos aos serviços de saúde, conseguindo assim que o Brasil fosse referencia no tratamento e prevenção da aids, entre outro o  fundo de ajuda para famílias  que colabora  economicamente com famílias que viviam em estrema pobreza assim diminuindo a desigualdade social, onde também foi criada a primeira  l organização participativa da mulher onde participaram 2.000 mulheres para debater as necessidades da classe. Se podendo observar um baixo comprometimento de setores governamentais que também contribui para uma falta de integração e coordenação entre os processos participativos devido a isto o governo do presidente Lula criou uma instancia especifica dentro do palácio do planalto para evitar o efeito democratizante. O fortalecimento das organizações da sociedade civil foi a falta de prioridade das agencia internacionais de cooperação em financiar as ONGs, O sufocamento dos setores progressistas da igreja católica e a falta de recursos para o financiamento institucional nas organizações da sociedade  Não sendo criado nenhum mecanismo participativo na decisão econômica pelo contrario cada vez mais esta concentrada nas mãos de poucos o que se vê é uma grande contradição e barreira para o avanço da politica participativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (168.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com