TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Social

Por:   •  18/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1: Explique a relação e a diferença entre o operário e o trabalhador assalariado.

Enquanto o operário era submetido ao ritmo e às tarefas do maquinário. Não participando de todo o processo produtivo e afastado dos meios de produção, o operário desconhecia o valor da riqueza por ele produzida. Já o trabalhador tinha como razões pelas quais justificamos a dedicação de 8 horas, as vezes mais, de nossas vidas a uma determinada atividade, com o fim último de obtermos o salário ao fim do mês. 

A classe operária existe na e pela distinção entre o trabalho fundante, que retira da natureza os meios de produção e de subsistência, e o trabalho abstrato, ou seja, a totalidade das atividades assalariadas. É essa distinção a que particulariza os proletários frente aos demais assalariados: proletários (ou operários) são os trabalhadores assalariados que, ao transformarem a natureza, são os “produtores” do capital, quando sua força de trabalho é transformada em mercadoria.

Questão 2: Explique as diferentes formas de expropriação e desagregação do feudalismo na formação da classe operária.

O regime capitalista de produção pressupõe a generalização da produção para a troca. Com a expansão desta entendida como expressão da diferenciação da divisão social do trabalho ocorre também a separação definitiva dos produtores diretos de mercadorias dos seus meios de produção. Expropriados, passam a ser possuidores de uma única mercadoria sua força de trabalho. Proletarizados, são convertidos em trabalhadores assalariados. Simples operadores dos instrumentos de produção que não mais lhes pertencem. 

Questão 3: Quais foram às legislações sanguinárias para controlar, disciplinar e naturalizar o trabalho assalariado?

A legislação tornou-se cada vez mais repressiva: todo indivíduo sem trabalho ou ocupação podia ser preso ou chicoteado e, em caso de furto, mesmo que fosse para matar a fome, ser marcado a ferro, ter as mãos decepadas ou ser enforcado. Alguns passaram a recorrer a Lei do Domicílio (1662), que determinava que todo indivíduo que mudasse de paróquia poderia ser expulso, privando assim o “cidadão” da liberdade de locomoção. Essa lei facilitou aos grandes proprietários a exploração ao máximo do trabalho dos camponeses

Questão 4: Explique a relação entre o desenvolvimento da grande indústria, as leis trabalhistas e a formação de classe operária.

As condições de trabalho naquele período eram muito precárias. As primeiras máquinas utilizadas na produção fabril eram experimentais e, em razão disso, os acidentes de trabalho eram comuns. Os operários, desprovidos de equipamento de segurança, sofriam com constantes explosões e mutilações e não recebiam nenhum suporte de assistência médica, nem seguridade social. Com as insatisfações dos trabalhadores em ascensão, ganharam força os movimentos socialistas que pregavam igualdade e houve a Revolução Industrial que iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se para o mundo a partir do século XIX, alterando profundamente as relações sociais e econômicas no meio urbano e as condições de vida dos trabalhadores. A substituição da manufatura pela maquinofatura provocou um intenso deslocamento rural para a cidade, gerando enormes concentrações populacionais, excesso de mão de obra e desemprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com