TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reflexão crítica sobre o estudo da política e suas relações com a sociedade

Por:   •  13/2/2018  •  Resenha  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

  1. [pic 1]

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA DE FEIRA DE SANTANA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL            

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA POLÍTICA

ESTUDO DIRIGIDO

Prezado/a estudante,

 

Esta atividade deverá ser desenvolvida sob a orientação do professor, ao longo da disciplina, por meio de encontros presenciais, mas protagonizada de modo autônomo pelo estudante. Os conteúdos deverão ser aprofundados e debatidos nos encontros presenciais, podendo utilizar, contudo, uma carga horária complementar de estudos individuais. A presença do estudante é de caráter obrigatório e tem o objetivo de auxiliar na consolidação, aplicação e socialização dos conhecimentos adquiridos.  

Na definição final do seu rendimento numérico nesta disciplina, a atividade envolve 10 pontos, distribuídos da seguinte forma:  

Etapa 1 – valor 2,0  

Etapa 2 – valor 2,0

Etapa 3 – valor 2,0  

Etapa 4 – valor 4,0  

Acreditamos no seu envolvimento e dedicação à sua realização e confiamos no seu sucesso. Bom trabalho!  

 

Etapa 1

APRESENTAÇÃO:  

         O Estudo Dirigido ora apresentado tem por finalidade a resolução de questões associadas a aspectos da Ciência Política, trazendo para o conhecimento do aluno considerações sobre o conceito de ciência política e noções de ciência política e sociedade. Para esse fim se faz necessário uma leitura antecipada dos capítulos 1, com o título Soberana democracia, do livro, Política e cidadania: construção de uma nação democrática – da autora Analuce Danda Coelho Medeiros, disponível na biblioteca virtual da FAT.

ETAPA 1  - Soberana democracia

Objetivo da atividade:  Promover uma reflexão crítica sobre o estudo da política e suas relações com a sociedade.

Procedimentos: Os alunos deverão fazer a leitura dos capítulos 1, com o título Soberana democracia, do livro, Política e cidadania: construção de uma nação democrática – da autora Analuce Danda Coelho Medeiros, disponível na biblioteca virtual da FAT. Após a leitura atenta e utilizando técnicas de estudo documentado, o aluno deverá produzir um resumo e responder as questões para revisão, que acompanham o capítulo, nas respectivas páginas 44 e 45. O espelho das atividades respondidas deverá ser apresentado na aula seguinte.

Recursos necessários: - Papel - Caneta - Internet/laboratório - Livro da referência.

Produto final: Resumo e Resolução (impressa) e apresentação (oral) das questões.

Referência: MEDEIROS, Analuce Danda Coelho. Política e cidadania: construção de uma nação democrática [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes, 2017.

ETAPA 2 - Construção do Estado Moderno

        Esta Etapa do Estudo Dirigido tem por finalidade a resolução de questões associadas a aspectos da Construção do Estado Moderno, trazendo para o conhecimento do aluno considerações sobre teoria weberiana e marxista de Estado, e características do Estado liberal. Para esse fim se faz necessário uma leitura antecipada dos capítulos 1, com o título Construção do Estado Moderno, do livro, Do Estado Moderno ao contemporâneo: reflexões teorias sobre sua trajetória – dos autores Augusto Junior Clemente e Maíra Cabral Juliano, disponível na biblioteca virtual da FAT.

Objetivo da atividade:  Promover uma reflexão crítica sobre o estudo da política e suas relações com a sociedade.

Procedimentos: Os alunos deverão fazer a leitura dos capítulos 1, com o título Construção do Estado Moderno, do livro, Do Estado Moderno ao contemporâneo: reflexões teorias sobre sua trajetória – dos autores Augusto Junior Clemente e Maíra Cabral Juliano, disponível na biblioteca virtual da FAT. Após a leitura atenta e utilizando técnicas de estudo documentado, o aluno deverá produzir um texto resposta para a questão 1 e 2, as respostas não deverão ultrapassar a duas laudas.

Questão 1

[pic 2]

Questão 2

[pic 3]

Recursos necessários: - Papel - Caneta - Internet/laboratório - Livro da referência.

Produto final: Resolução (impressa) das questões.  

Referência: CLEMENTE, Augusto Junior; JULIANO, Maíra Cabral. Do Estado Moderno ao contemporâneo: reflexões teorias sobre sua trajetória  [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes, 2017.

ETAPA 3  -  Do Keynesianismo ao Estado de bem-estar social

Objetivo da atividade:  Promover uma reflexão crítica sobre o estudo da política e suas relações com a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (577.5 Kb)   docx (732.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com