TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE DO IDOSO ATENDIDO NO HUGV EM MANAUS

Por:   •  5/10/2018  •  Artigo  •  3.962 Palavras (16 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS[pic 1]

HIOSPITAL UNIVERSITÁRIO GETÚLIO VARGAS

RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL

[pic 2]

A SAÚDE DO IDOSO ATENDIDO NO HUGV EM MANAUS

Manaus-AM

2013


UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GETÚLIO VARGAS

RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL

A SAÚDE DO IDOSO ATENDIDO NO HUGV EM MANAUS

Aluna:

Maria Auxiliadora de Oliveira Vale

Orientadora:

Prfª. Drª. Yoshiko Sassaki.

Artigo destinado à conclusão da Residência Multiprofissional dos Profissionais da Saúde no Hospital Universitário Getúlio Vargas - HUGV.

        

Manaus – AM

2013


RESUMO

O envelhecimento da população tem chamado atenção de todos no que se refere ao cuidado e  manutenção da qualidade de vida desse novo perfil demográfico. Várias leis e portarias vêm sendo aprovadas para que essa longevidade seja não apenas em qualidade de anos, mas, de vida. Nessa conjuntura, considerando as referidas projeções de aumento da população idosa são imprescindíveis pesquisas em várias áreas das ciências que considerem questões referentes ao idoso. Este estudo objetivou analisar os tipos de agravos e serviços demandados pelos idosos internados no HUGV. A abordagem metodológica foi qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram dez idosos internados nas clinicas do hospital. Da amostra, são 50% de idosos e 50% de idosas, a idade variou de 60 a 79 anos, os casados são 30%,  viúvos 30% e separados 40%, quanto a escolaridade foi dividida em ensino fundamental incompleto e completo, a renda varia de um a cinco salários mínimos. Mais da metade, 60% nunca estiveram internados no HUGV. Um idoso, 10% declarou ter somente uma doença, os demais possuem duas ou mais doenças, 90% disseram ser hipertensos, 70% diabéticos. A maioria, 70% consideram o atendimento ótimo e 30% bom. Quanto ao reconhecimento dos profissionais que o atendem, 100% dos idosos identificam o médico, 80% identificam a enfermeira. A maioria não conhece seus direitos enquanto pessoa idosa e nem foram informadas no decorrer da internação. Os idosos expressam  satisfação no atendimento, quando a pergunta é feita de forma direta, porém no decorrer da entrevista eles relatam suas angustias, incertezas e até insatisfação quanto ao tratamento que recebem, principalmente a falta de clareza de informação sobre a sua saúde/doença e a demora na solução de seus problemas.

Palavras-Chaves: Envelhecimento, Idoso, Saúde do Idoso, Hospital

A SAÚDE DO IDOSO OATENDIDO NO HUGV EM MANAUS S : problema de pesquisa: justificar o por quê desse estudo e pq no HUGV.. Qual sua relevância e pertinência na Atuação sua como residente do SS?


1.INTRODUÇÃO[pic 3]

A população brasileira, nas últimas décadas, vem envelhecendo de modo exponencial o que trouxe consigo várias problemáticas novas à uma sociedade que não se preparou para tais mudanças. Tanto os países considerados desenvolvidos, quanto aqueles em desenvolvimento, apresentam a tendência demográfica de aumento do número de idosos. Esse fenômeno é resultado, em geral, da queda nas taxas de natalidade, combinada com a queda nas taxas de mortalidade e avanço da ciência e tecnologia no prolongamento da vida humana. (Minayo 2000)

As projeções estatísticas apontam que, até o ano 2025, ocuparemos o 6º lugar do mundo no que se refere à população idosa modificando-se, portanto, a pirâmide populacional, conduzindo a um repensar sobre as políticas de saúde, sociais e econômicas (Leme, 1997).

As pessoas idosas apresentam transformações próprias, requerendo tipos de assistências diferenciadas, e maior empenho dos gestores das políticas publicas . Assim, a  longevidade se transforma no desafio para as políticas públicas de saúde neste século (Costa et al, 2003).

Diante desse quadro o governo e a sociedade em geral devem desenvolver formas alternativas de caráter preventivo para doenças relacionadas com o envelhecimento, tais como: osteoporose, infarto do miocárdio, hipertensão arterial sistêmica, dentre outras, próprias da idade avançada (MAIA, 2008).

Um dos maiores desafios que todos enfrentam é a dificuldade de execução das politicas públicas que consigam abranger as necessidades vitais de sobrevivencia da pessoa idosa numa sociedade que não se preparou para as mudanças relacionadas ao aumento da   expectativa de vida da população.

A atenção ao idoso no Brasil é garantida nos três níveis de atenção do SUS, relacionadas a saúde e também é garantido os beneficios da Previdencia Social e da LOAS. Dessa forma, é preciso considerar a saúde, alimentação, moradia, renda, lazer, familia, dentre outros fatores, para que o envelhecimento ocorra de forma ativa. Sobre envelhecimento ativo a OMS a define como o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.

Nessa conjuntura, considerando as referidas projeções de aumento da população idosa são imprescindíveis pesquisas em várias áreas das ciências que considerem questões referentes ao idoso. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é: Analisar os tipos de agravos e serviços demandados pelos idosos no HUGV e visa os seguintes objetivos específicos:

  • Verificar o perfil dos idosos atendidos;
  • Levantar os tipos de agravos e serviços de saúde demandados pelos idosos;
  • Identificar se eles utilizam a rede socioassistencial de saúde em Manaus;
  • Identificar a visão dos profissionais a respeito da saúde aos idosos.

2. A velhice e saúde no Brasil e Amazonas

        

A mudança demográfica se deve a vários fatores como: o controle de muitas doenças infecto-contagiosas e potencialmente fatais, sobretudo a partir da descoberta dos antibióticos, dos imunobiológicos e das políticas de vacinação em massa; diminuição das taxas de fecundidade; queda da mortalidade infantil, graças à ampliação de redes de abastecimento de água e esgoto e da cobertura da atenção básica à saúde; acelerada urbanização e mudanças nos processos produtivos, de organização do trabalho e da vida. (Minayo 2000)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (300.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com