TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia na Educação

Por:   •  28/6/2017  •  Artigo  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE ADELMAR ROSADO

PÓS-GRADUÇÃO- HABILITAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Vera Lúcia Marques de Araújo Barbosa

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

(A Tecnologia na Educação)

Prof. Evelyn Karinne Macedo Mota Silva

TERESINA PI, 09/2016

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

[pic 2]

A tecnologia desperta e aguça a criatividade, ela transformou, transforma e transformará a forma como podemos fazer as coisas, realizar tarefas, obter informações quase em tempo real, e é a informação um bem valioso de um ser, de uma classe, de um povo, de um país.

O século XXI está marcado pelo o aceleramento da tecnologia eletrônica, em especial a informática, o computador e a internet.

No meio em que vivemos, o uso dos recursos tecnológicos, vem fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar no processo de ensino/aprendizagem nas questões cotidianas das salas de aula. O compromisso do professor com o aluno é muito importante e que a escola imponha a discussão dos aspectos da informática dentro da evolução da sociedade juntando nesse processo as transformações muitas vezes não perceptíveis.

No mundo todo o rádio e a tv e mais recentemente os computadores passaram a fazer parte das nossas vidas, do nosso dia a dia e em especial como instrumento educativo. É um desafio para as escolas preparar as crianças e jovens para o mundo do trabalho e do conhecimento.

É importante que o educador e o educando aprendam a selecionar as informações dadas, verificando, identificando e selecionando suas proveniências.

Mas com toda essa modernidade há muita discussão a esse respeito, porque para muitos pode ser um grande atraso na vida do estudante como a falta de rendimento.

.

UM POUCO DE HISTÓRIA DA TECNOLOGIA

A história da evolução das tecnologias se deram, desde a época das cavernas, onde o homem escrevia nas paredes com carvão e outras substâncias. Ao longo dos tempos essa tecnologia foram sofrendo transformações em diversos meios e propagando a comunicação entre os povos.

A tecnologia da informação e comunicação são todas as formas de gerar, armazenar, vincular, processar e produzir a informação; incluindo as mídias tradicionais até as mais modernas redes virtuais de comunicação como livros, revistas, rádio, tv e vídeos, das redes de computadores dentre outras.

A inserção das tecnologias nas escolas aconteceu em dois momentos históricos: por volta das décadas de 50 e 60, onde ela foi redirecionada para o estudo do ensino como processo tecnológico. Pois em (1994), constatou-se que as tecnologias não substituem os professores no processo de ensino/aprendizagem, mas a utilização, por meio deste, dessas novas formas de interação, avaliação e comunicação, aliando nesse processo, recursos materiais e recursos humanos para uma aprendizado mais concreto e significativo.

Portanto, as tecnologias vieram para auxiliar, favorecer e contribuir no processo de ensino. A tecnologia educativa é uma realidade e deve ser inserida no contexto escolar de uma forma aplicada aos processos educacionais com caminhos de diferentes mudanças.

O AVANÇO DAS TECNOLOGIAS

O avanço das tecnologias estão transformando as relações humanas em todos as dimensões: econômicas, sociais e educacionais. A apropriação desse mecanismo para a construção do conhecimento vem mobilizando os educadores no sentido da seleção e utilização mais adequada dessas novas tecnologias.

O cognitivo do ser humano está sendo mediado por dispositivos tecnológico, onde as novas tecnologias da informação e comunicação estão ampliando o potencial humano.

Moran (2009), salienta que a internet é um grande apoio para a educação, uma âncora indispensável à embarcação. Ele ressalta a importância da formação continuada dos professores, pois a internet traz saída e levanta problema, como por exemplo saber de que maneira gerenciar essa grande quantidade de informação de qualidade.

Nesse sentido, onde a tecnologia vem tomando seus espaços faz se necessário que o professor seja constantemente estimulado a modificar sua ação pedagógica.

Pozo (2008), diz que para uso adequado da tecnologia na educação, para que eles possam instruir os alunos em como usar as ferramentas em aprendizagem educativa. Para ele, o professor deve deixar de ser um simples transmissor do conhecimento e se converter em um guia que orienta os alunos sobre o hábito de investigação constante, e assim adquirirão a capacidade de saber onde consultar uma solução adequada para uma problemática que se faça presente.

No Brasil, a produção de dados estatísticos sobre o acesso e uso das TIC’s é realizada pelo Centro Regional de Estudo Para o Desenvolvimento da sociedade da Informação, do Núcleo de Informação e Coordenação do ponto BR(NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), realizada em 2010, tem o objetivo de medir os usos e apropriações das TIC’s nas escolas brasileiras nas suas práticas pedagógicas e na gestão escolar. A pesquisa investiga, entre outros aspectos a infraestrutura de TIC disponível nas escolas, os usos pedagógico do computador, da internet e de dispositivos móveis, as habilidades de alunos e professores no uso das TIC’s, as principais barreiras que impedem o seu uso pelos atores do sistema educacional, bem como as motivações que levam muitos professores a integrar as TIC’s em suas práticas pedagógicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (276.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com