TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA SOFRIDA PELO IDOSO

Por:   •  26/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

A VIOLÊNCIA SOFRIDA PELO IDOSO

Sete Lagoas

2016

1 INTRODUÇÃO

Trata-se de uma reflexão com foco na violência contra o idoso no Brasil, enfatizando a violência familiar, que se acentua gradativamente nos dias atuais. Destaca-se nessa reflexão o processo de envelhecimento pujante pelo qual passa a sociedade brasileira, posto que a complexidade do envelhecimento representa um desafio para muitos setores da sociedade – academia, sociedade civil, instituições públicas – que precisam se preparar para receber essa população idosa de um futuro cada vez mais próximo.

O envelhecimento traz contigo questões diversificadas, que refletem tanto na sociedade em geral, como na esfera familiar. De acordo com Silva e Lacerda (2007)¹, estima se que na segunda metade deste milênio existirá mais de 31 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos no país, o que deixará o Brasil com a sexta população mais envelhecida do planeta.

Nesse cenário têm sido crescentes os casos de denúncia de violência contra idosos, em sua maioria ocasionada pela própria família. As causas do aumento da violência são diversas e vão desde conflitos interpessoais – índices de vulnerabilidade social, alterações na estrutura familiar e suas novas configurações – até a impunidade oficial.

Entende-se por violência intrafamiliar, “toda ação ou omissão que pode prejudicar o bem estar, as integridades físicas, psicológicas ou a liberdade e o direito ao desenvolvimento do idoso, pode acontecer dentro ou fora de casa por qualquer membro da família, incluindo as pessoas que exercem a função de cuidador. Essa violência e os maus-tratos contra os idosos são basicamente: abusos físicos, psicológicos e sexuais, abandono, negligência, abusos financeiros e auto negligência. No Brasil, a negligência é um dos tipos de violência mais executados tanto no contexto doméstico quanto no plano institucional. O abuso contra os idosos no ambiente familiar é visto como um acontecimento natural e que não interessa para ninguém, a não ser para a própria família, passando a ser um segredo familiar”².

Por conta do seu estado e sua situação etária, a denuncia é dificultada, tornando-se, assim, um alvo fácil, por, na maioria dos casos, depender de seus familiares em muitos aspectos, seja nos cuidados da saúde, na dependência financeira ou até mesmo pela simples convivência familiar permeada por afetos e mágoas.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

A violência sofrida pelo idoso no Brasil.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

Analisar a violência sofrida pelo idoso no atual contexto social no Brasil.

3.2 Objetivos específicos

- Refletir sobre a violência intrafamiliar envolvendo o idoso fragilizado e dependente;

- Analisar as situações de vulnerabilidade e risco que envolvem o idoso;

- Investigar as varias formas de violência contra o idoso.

4 JUSTIFICATIVA

A violência contra a pessoa idosa representa uma grave violação de seus direitos como cidadãos, sinalizando um retrocesso no campo social quanto às afirmações dos direitos humanos. A violência familiar é a que mais contraria os princípios desses direitos previstos no ordenamento jurídico internacional e brasileiro, que deveriam resguardar e proteger a pessoa idosa, pois é um problema complexo, além de desafiar os órgãos públicos em combater as agressões desumanas e indignas praticadas contra esse segmento da população.

Por isso são indispensáveis políticas públicas que visem garantir que o Estado e a família cumpram sua parte no que se refere à proteção e ao cuidado ao idoso, além da contribuição da sociedade nesta questão. Requerendo assim a participação dessas três esferas (Estado, família e sociedade) na proteção digna e saudável aos idosos.

5. METODOLOGIA

Segundo Bianchi, Alvarenga e Bianchi (1998, p. 37), metodologia é um “conjunto de instrumentos que deverá ser utilizado na investigação e tem por finalidade encontrar o caminho mais racional para atingir os objetivos propostos, de maneira rápida e melhor”.

Quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma vez que ela não envolve análises estatísticas. De acordo com Richardson (1999), a abordagem qualitativa difere da quantitativa pelo fato de não empregar dados estatísticos como centro do processo de análise de um problema de pesquisa.

Em relação aos procedimentos de coleta dos dados empíricos, optou-se pela pesquisa bibliográfica. De acordo com definição de Cervo e Bervain (1983, p. 55), a pesquisa bibliográfica “explica um problema a partir de referenciais teóricos publicados em documentos”, de modo a tomar conhecimento sobre a produção científica existente, desenvolvida mediante material já elaborado, principalmente livros e artigos científicos.

Será realizada uma pesquisa bibliográfica, onde diversos autores serão consultados. As ideias serão analisadas e refletidas, e depois sistematizados os dados encontrados para assim desvelar a condição do idoso no contexto social atual.

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O processo de envelhecimento da pessoa idosa vem ligado a alterações de diversas ordens favorecendo a sua condição frágil, associada a algumas doenças. Esta condição o deixa exposto a cuidados de outros, sendo vulnerável a situações de risco como a violência intrafamiliar. Conforme consta no documento do Ministério da Saúde. A violência intrafamiliar envolvendo o idoso fragilizado e dependente “é um problema social de grande dimensão que afeta toda a sociedade, afetando de forma significativa a vida e a saúde das pessoas nela envolvidas e se configura como problema da saúde pública”.

Logo quando se pensa em violência intrafamiliar normalmente nos remetemos as agressões físicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com