TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A dimensão técnico-operativa do exercício profissional

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  1.982 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

SANTOS, Claudia Mônica dos; BACKX, Sheila; GUERRA, Yolanda (orgs). A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2ed. 2013.

Tamiris Pacienza

Texto utilizado: A dimensão técnico-operativa do exercício profissional de Yolanda Guerra.

As dimensões foram apontadas para superar os desafios do serviço social na atualidade, logo o assistente social deve dominar cada uma delas. E ter conhecimento que e não podem ser separadas, pois isso acarretaria numa despolitização e fragmentação,  logo retrocederíamos a erros cometidos no passado histórico do serviço social. Trata-se de uma articulação entre teoria e pratica, investigação e intervenção, pesquisa e ação, ciência e técnica.

Para Guerra, a dimensão técnico-operativa se constitui no modo de aparecer da profissão, pela qual ela é conhecida e reconhecida. Desta forma, essa dimensão técnico-operativa não pode ser considerada de maneira autônoma. Igualmente, não pode ser considerada neutra: possui caráter ético-político sustentado em fundamentos teóricos. A dimensão técnico-operativa é a razão de ser da profissão, remete às competências instrumentais pelas quais a profissão é conhecida e legitimada. E é aqui que inserimos os instrumentos e técnicas da intervenção profissional. Os instrumentos e técnicas pertencem ao âmbito da operacionalização da ação, sendo partes constitutivas (mas não são os únicos) do instrumental técnico-operativo.

A intervenção profissional do assistente social é constitutiva de diferentes dimensões e de acordo com a autora, o espaço reservado para o Serviço Social:

 [...] é o de dar respostas, buscar prontamente soluções à pluralidade de questões que lhe são colocadas, para o que necessita de fundamentos teóricos metodológicos e de uma perspectiva ética com clara orientação estratégica. É a sua inserção na divisão social e técnica do trabalho da sociedade capitalista, sua localização na estrutura sócio-ocupacional e sua funcionalidade na sociedade burguesa, construída no espaço de mediação entre classes e Estado, que atribui à intervenção um caráter político (p. 47).

Nesse trecho é possível identificar três pontos que merecem destaque: a necessidade de fundamentos teóricos metodológicos; a necessidade de uma perspectiva ética com clara orientação estratégica e o reconhecimento de que a intervenção do assistente social tem um caráter político dentro da sociedade burguesa. Sendo assim, podemos fazer menção às dimensões que compõem o exercício profissional, que são elas: a dimensão teórico-metodológica, a dimensão ético-política e a técnico-operativa.

A dimensão teórico-metodológica é vista como uma dimensão que permite “analisar o real e investigar novas demandas”, sendo assim, a dimensão teórico-metodológica refere-se à capacidade de apreensão do método e das teorias e, por conseguinte, da relação que faz com a prática, fornece ao profissional um ângulo de leitura dos processos sociais, de compreensão do significado social da ação, uma explicação da dinâmica da vida social na sociedade capitalista. O profissional tem que estar por dentro da realidade e das demandas dos seus usuários, mas através de estudos mais abrangentes, segundo seu contexto histórico, com embasamentos teóricos, fugindo do senso comum e das aparências, criando formas efetivas de transformar a realidade desse usuário, mas respeitando suas especificidades. Possibilita a análise do real, enquanto que a dimensão ético-política permite “avaliar prioridades, as alternativas viáveis para a realização da ação, bem como projetar a ação em função dos valores e finalidades e avaliar as consequências da ação”, ou seja, a dimensão ético-político diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de analisar a sociedade e a própria profissão como campo de forças contraditórias, considerando-se o caráter eminentemente político do exercício profissional, assim como a consciência do profissional acerca da direção social que imprime em sua intervenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com