TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia dos grupos

Por:   •  6/8/2015  •  Artigo  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS

                                                                                                                                                                

                        

Nova Iguaçú

2013

A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS

Pré-Projeto do Curso de graduação de Serviço Social, apresentado ao UAB- Universidade Aberta do Brasil, como requisito parcial para obtenção do título de Assistente Social.

Orientadora:

Nova Iguaçú

2013


        A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS

A concepção que temos sobre grupos , muita das vezes é deturpada por saberes erroneamente adquiridos durante a nossa vida, principalmente com os idosos.

Conforme cita a autora , estamos em um novo tempo, em que a cada ano que passa a nossa população envelhece mais . Os nossos idosos  com a mudança em que ocorre em suas vidas , tentam entrar em grupos para poderem fugir da solidão, pois se sentem inúteis , pois já não tem mais de quem cuidar , como filhos , netos , maridos, já não trabalham fora de casa, ficando restritos somente a seus lares, podendo levar essa solidão até mesmo a uma depressão. Muitos desses idosos já não tem convívio com seus familiares , chegando muita das vezes a serem abandonados pelos parentes.

Com a inserção dessas pessoas em grupos , a qualidade de vida tem um aumento significativo, mas ao mesmo tempo esses idosos tem que aprender a viver e conviver com pessoas de diversos gostos, opiniões, saberes, uma pluralidade de diferenças que vai está presente no seu dia a dia .

Com pontos de vista diferenciados, cada um tem que respeitar a individualidade de cada participante do grupo em que estiverem inseridos, não podendo haver divergências , pois o próprio grupo tem que oferecer caminhos, para que cada um do grupo tenha a chance de crescer como pessoa, o grupo deve sempre dar oportunidade para todos expressarem suas experiências , sentimentos , saberes, assim sempre mantendo a união e o companheirismo entre todos.

Durante esse conhecimento mútuo, os saberes entre o grupo se torna muito grande , pois muitos se identificam com as histórias e se agrupam com quem eles tem mais reconhecimentos de suas experiências de vida , profissionais , social.

O somatório disso tudo , acarretará na união desse grupo, com a participação de todos, sendo cada participante de igual valor, para que o grupo esteja sempre valorizado e unido, levando para essas pessoas que estão inseridas nesse grupo uma melhoria de vida , tanto no âmbito familiar , quanto na saúde dessas pessoas , ocasionando uma melhor qualidade de vida dessas pessoas .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com