TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A valorização da vida: políticas públicas voltadas para o combate ao suicídio

Por:   •  6/11/2022  •  Resenha  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha da obra do Gustavo Godoy Ribeiro da Silva (2016) foi confeccionada …..

A valorização da vida: políticas públicas voltadas para o combate ao suicídio no Exército Brasileiro

O trabalho de Conclusão de Curso está dividido em três capítulos, sendo o primeiro fala sobre “ Problema de Saúde Pública: O suicídio, o segundo capítulo descreve “As Políticas Públicas” e o último, trata “ O suicídio no Exército Brasileiro. O trabalho serve de referência …..

Esta obra trouxe uma temática muito especial e delicada, visto que o conceito de suicídio ainda é tratado de forma fechada. Nesse ínterim, o pesquisador trouxe aos leitores uma análise de como o Exército Brasileiro tem realizado medidas preventivas ou profiláticas contra o suicídio, citando programas que valorizam a vida e as políticas públicas implementadas, particularmente nas situações do dia a dia nas Organizações Militares, a fim de subsidiar os Comandantes, em todos os níveis, visando reconhecer os fatores de risco relacionados ao suicídio. Aborda os conceitos com aos quais os leitores poderão analisar as possíveis causas que levam um indivíduo a cometer tal ato, delimitando o perfil suicida em potencial. Ouve ainda, a preocupação de como se verificar os procedimentos dentro da Força voltados para a contenção do ato suicida e, por fim, levantou os fatores de risco e os associados ao suicídio, particularmente no Exército Brasileiro, visando obter evidências que fundamentassem uma política pública por meio de um conjunto de ações, as quais auxiliem os comandantes a combaterem ou inibirem o suicídio. Toda essa problematização está ligada a área de saúde voltada para proteção à saúde da força e saúde assistencial em sua linha de pesquisa.

Para o estudo sistemático das questões que envolvem o tema, o autor recorre às teorias da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e de autores que propõem estudos com os quais trazem equidade proposta pelo autor. Alguns destes documentos referenciados na obra, foram elaborados pelo próprio Exército Brasileiro, mas, pouco veiculado por ser o tema ainda um tabu perante a sociedade. A preocupação do Exército Brasileiro, diante da situação estudada pelo autor, culminou na edição da Portaria n° 151 – DGP, de 04 de agosto de 2016, que aprovou as Instruções Reguladoras do Programa de Valorização da Vida (PVV) no âmbito do Comando do Exército, visando a qualidade de vida, fortalecer os laços afetivos e proteger a vida humana, tirando o suicídio da penumbra da negação e do tabu, encarando-o como um problema de saúde pública.

Uma citação bastante positiva apresentada pelo autor infere-se no fato de que o Comando do Exército, buscou a liderança participativa (mais democrática) em detrimento da delegativa e, principalmente, da autocrática (autoritária), por ser o estilo que mais se coaduna com a necessidade, cada vez maior, de influenciar o comportamento humano e conduzir pessoas ao cumprimento do dever, além de permitir a construção dos vínculos de coesão, colaboração e o desenvolvimento do trabalho de equipe, em melhores condições.

O autor buscou apresentar uma sequência lógica dos fatos, dando ao leitor uma ligação entre o conceito da palavra suicídio e as medidas de prevenção, passando entre estes, uma literatura consistente e adequada, abordada nos três assuntos seguintes: Problema de saúde pública: o suicídio, Políticas Públicas e Suicídio no Exército Brasileiro. A partir dos assuntos ora mencionados, verificou-se a necessidade de apresentar um estudo para chamar a atenção e ressaltar a importância da rede de apoio relacional formada por amigos de trabalho e familiares que participam de uma convivência diária e podem ser agentes identificadores de sofrimentos emocionais, gatilhos desencadeadores de ideações suicidas ou o ato de suicídio propriamente dito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com