TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

CRISTINA SENA DE FRANÇA CUNHA

ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

[pic 2]

Euclides da Cunha

2012


CRISTINA SENA DE FRANÇA CUNHA

ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

Trabalho apresentado ao Curso (serviço social)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  [INTERDICIPLINAR].

Prof. Lisnéia Rampazo. Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi

Euclides da Cunha

2012


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONCLUSÃO        6

 REFERÊNCIAS        7


INTRODUÇÃO

Através do conhecimento adquirido a partir do material oferecido, das pesquisas feitas, tive a oportunidade de estruturar este texto no qual apresento uma análise sobre o acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras.

Entretanto, apresentarei fatos e causas que levam a esse processo de consumo, dando ênfase em alguns pontos importantes como: grau de escolaridade, renda familiar, etc.. Pontos esses que distinguem bem a desigualdade social existentes nessa forma de acesso e consumo.

Para contribuir com o desenvolvimento explicito, contei com os materiais expostos na web-aula, aulas-atividades, nos módulos e em alguns textos, que concretizam de maneira extrema a discussão sobre o tema.


ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

Cada sistema cultural está sempre em mudança. Entender essa dinâmica é importante para atenuar o choque entre as gerações e evitar comportamento preconceituosos. Da mesma forma que é fundamental para a humanidade a compreensão das diferenças entre povos de culturas diferentes, é necessário saber entender as diferenças que ocorrem dentro do mesmo sistema. Este é o único procedimento que prepara o homem para enfrentar serenamente este constante e admirável mundo novo do porvir. (LARAIA, 1996, p. 105)

Devido a globalização, o mundo se encontra em grandes avanços tecnológicos e com essas inovações, transformações e crescimento, traz também problemas sociais, como preconceito, desigualdade social, entre outros.

Infelizmente a classe de média e baixa renda não tem a mesma facilidade de acesso  às tecnologias, como as pessoas de renda alta no país. Isso ainda faz parte de uma triste realidade do país.

As vantagens e desvantagens relativas que as pessoas tem, comparadas uma às outras, podem ser vistas em muitas perspectivas diferentes, envolvendo diferentes focalizações, por exemplo: liberdades, direitos, rendas, riquezas, recursos, bens primários, utilidades, capacitações e assim por diante […] (SEM, 2001, p. 141)

Apesar da desigualdade social, dificultar o acesso às inovações tecnológicas pelas pessoas de baixa renda, vemos hoje em dia que essa famílias aos poucos estão entrando na inclusão digital.

O governo tem investido em infocentros nas comunidades carentes, além da abertura de lan-house no país, bibliotecas digitais nas escolas, em fim aos poucos a inclusão digital está entrando nos lares dos brasileiros. Daí mais um fator para o aumento de consumo das famílias.

… a necessidade de consumo é apenas uma das faces aparentes da verdadeira necessidade social que acaba, inclusive, obscurecida por aquela. A verdadeira necessidade social representa a média das necessidades interiorizadas historicamente a partir de um sistema de necessidades vinculado aos costumes e à moral e em evolução constante. (GUARÁ, 1998, p. 187)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com