TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

Por:   •  5/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

BEATRIZ SANTOS BARROS

ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

[pic 5]

Jequié

2012

BEATRIZ SANTOS BARROS

ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas : Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I.

Prof.: Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.

Jequié

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO............................................................................................................3

2 ACESSO E CONSUMO DA INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS................................................................................................................4

2.1 A INCLUSÃO DIGITAL.............................................................................................5

2.2 COMO A TECNOLOGIA AFETA A VIDA DAS PESSOAS.......................................6

2.2.1 Reação da sociedade ás novas tecnologias.........................................................7

3 CONCLUSÃO..............................................................................................................8

REFERÊNCIAS...............................................................................................................9

3

                                                                                                                     

                                                                                                                         

INTRODUCÃO

Este trabalho faz uma simples abordagem ao tema “Acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras”.

 Apresenta dados do crescimento do acesso residencial á internet no Brasil nos últimos anos. Aborda também a necessidade da inclusão digital, e as mudanças causadas na sociedade pela nova era digital.

4

 ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

 

   Ao longo da história, novas tecnologias influenciaram o comportamento da sociedade, entre elas se encontra o uso da internet banda larga. A internet banda larga é uma evolução tecnológica de trasmissão de dados, que proporciona o usário obter conexões cada vez mais velozes. Essas novas tecnologias vêm crescendo e ganhando muita importância na vida das pessoas. Cada vez mais brasileiros tem acesso residencial à internet.

  Segundo dados do site agecin, O Brasil é o campeão em acessos residênciais á internet. Em 2006, apenas 8% dos brasileiros tinha internet em suas casas, segundo a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio houve um crescimento de 154%.                                    Nos últimos seis meses, o número de acessos á internet no Brasil aumentou em 7%. Hoje, são 70,9 milhões de pessoas que usam a rede no trabalho ou em casa.

  O Ibope divulgou que o acesso residencial alcançou os 67,8 milhões.O crescimento foi de 17% em relação a 2011 e 41% em relação a 2010. Esse crescimento é consequência do aperfeiçoamento das conexões de banda larga.

  Segundo uma pesquisa realizada pela IAB Brasil em maio de 2011 (http:www.slideshare.net/phmquintanilha/pesquisa-consumodeinternetnobrasiliab.) - sobre o consumo da internet no Brasil, os dados revelam que a internet é a mídia mais utilizada em casa. Superando o uso dos jornal pela manhã e da tv á noite.

Figura 1-  Consumo de mídia em casa

[pic 6]

5

 2.1  A INCLUSÃO DIGITAL

 

    A era da informática possibilitou muitas facilidades e benefícios. Essas novas tecnologias vêm proporcionando a inclusão digital das famílias brasileiras, que está acima do conceito  de alfabetização do indivíduo em imformática. O seu principal objetivo é produzir o conhecimento e ajudar na melhoria das condições de vida. O conhecimento é uma forma de transformar a sociedade, e o computador está acelerando esse processo.

   Vivemos a era digital, era em que a tecnologia é necessária a vida de qualquer cidadão. Em toda parte ela se faz presente: ao assistir à televisão, falar ao telefone, ao acessar a Internet, trocar mensagens, pesquisar, estudar, etc.

   A inclusão digital insere-se em uma forma de inclusão social, que é o objetivo de muitos governos ao redor do mundo todo. Mas, em meio a tanta tecnologia, existem pessoas que ficam excluídas, são aquelas pessoas de baixa renda. Em medida a essa situação, já foram criados projetos para facilitar o acesso da internet para esses cidadãos.

   O domínio de tecnologias de computação e comunicação torna-se assim, fator essencial para um individuo estar incluído e participando de forma ativa da atual sociedade.

 

De acordo com, Pretto (1996):

“O analfabeto do futuro será o indivíduo que não souber decifrar a nova linguagem gerada pelos meios de comunicação.

 

                             

 6

2.2  COMO A TECNOLOGIA  AFETA A VIDA DAS PESSOAS

 

   A cada dia a tecnologia se aperfeiçoa e traz mais facilidades e rapidez no acesso de informações, oferecendo mais comodidade e momentos de lazer e interação com outras pessoas. A internet muda em muito a vida das pessoas, permitindo quebrar as barreiras geográficas e ter contato com diferentes pessoas, de várias culturas, localidades, idiomas,etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (53 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com