TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIMENSÕES INTANGÍVEIS DO CUIDADO

Por:   •  24/3/2019  •  Dissertação  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

        DIMENSÕES INTAGÍVEIS DO CUIDADO

O entendimento do sujeito em entender a vida como algo a ser criado e não como algo posto ou imposto. Usuários são seres de vida própria, com desejos e anseios, os quais devem ser respeitados independente de suas singularidades. É necessário que os profissionais de saúde respeitem, conheçam e apreendam as informações destes usuários, o que muitas vezes é desprezado.

O cuidado é desafiado a lidar com todos os elementos que impõe o sujeito, visando sua adaptação a ordens subjetivas, preestabelecidas. Cuidado é a atividade que envolvem todos os seres humanos, rituais de recepção ao novo ser do mundo. As ações de cuidado não buscam salvar a alma humana, nem o bem-estar total.

[pic 2]

De acordo com Figueiredo; 2009, o cuidado é composto por três modalidades, estas que são sustentar e conter, reconhecer, interpretar e reclamar.

Abaixo uma tabela explicativa de cada modalidade do Cuidado.

SUSTENTAR E CONTER

(Quando estamos sustentados consegue-se desenvolver a capacidade de sonhar e de transformar-se.)

RECONHECER

INTERPRETAR   E RECLAMAR

Continuidade do ser

Espelhamento e testemunho

Cuidador como aquele que desperta questões

Cuidado suficientemente bom

Função do espelho: analogia espelha a ação

Agente de confronto e limite- põe o sujeito em contato com os fatos inevitáveis

Questões de regularidade

Cuidado Silencioso (Responde apenas o necessário)

Mãe/cuidador reclama a presença viva e interativa

Importância da continuidade

Cuidar é permitir que o outro relate seu modo ou cuidado recebido, se isso não ocorrer desenvolve-se um tipo de cuidado repetitivo e sem vida.

A autonomia não é um dado, e sim um projeto; Não se produz um sujeito autônomo, o que se faz é considera-lo e reconhecendo-o como agente de sua própria autonomia.

“A autonomia libertadora do indivíduo em relação ao social não nasceria assim por oposição a sua ligação com este, mas ao contrário, a partir da sua firme ancoragem e contextos que lhe ofereçam os suportes necessários.” (MIZHARI; 2002)

A dimensão do cuidado é o vínculo, este que é essencial na vida humana independente de recomendação ou condição para a qualificação do trabalho em saúde. Ele se impõe a nossa própria constituição subjetiva. Os seres humanos necessitam um dos outros para haver uma conexão. Sozinhos não sobreviveriam na sociedade a qual pertencemos.

Assim, a dimensão do cuidado e suas composições é de extrema magnitude para o desenvolvimento humano e social.

Referências

AZEVEDO, Creuza; CASTILHO, Marilene (2013). Subjetividade, gestão, e cuidado em Saúde. Abordagens psicossocial.  Editora FIOCRUZ

ROCHA, Zeferino (2013). Para uma clínica psicanalítica do cuidado. Rio de Janeiro. Artigo acessado em 04/03/2019 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-48382013000200013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com