TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DORES DA ALMA DANOS PSICOLÓGICOS CAUSADOS PELA PANDEMIA DO COVID-19

Por:   •  23/6/2022  •  Monografia  •  6.201 Palavras (25 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

RENATA GOMES DA SILVA

AS DORES DA ALMA: DANOS PSICOLÓGICOS CAUSADOS PELA PANDEMIA DO COVID-19

MIRANDA/MS

2021

SUMÁRIO

RESUMO        3

1 INTRODUÇÃO        4

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        5

3 JUSTIFICATIVA        5

4 OBJETIVOS        6

4.1 OBJETIVO GERAL        6

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

6 METODOLOGIA        15

7 RESULTADOS ESPERADOS        16

8 CRONOGRAMA DA PESQUISA (PREVISÃO SOBRE O TEMPO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA)        17

9 ORÇAMENTO        17

10 REFERÊNCIAS        17

RESUMO

Pandemia da Coronavírus (Covid-19), um   vírus desconhecido que deixou toda população mundial em um dos maiores estados de emergência e calamidade de saúde da história.  Onde para suspender o rápido contagio da doença, foram adotadas pelos governos de todos os países, as medidas de saúde pública como o   isolamento social e   a quarentena, essas medidas juntamente com o medo de ser infectado pela doença geraram   uma grande sobrecarga e fragilidade emocional na população.  O objetivo do presente estudo do atual trabalho é tornar evidente o percurso histórico e do atual contexto em relação às pandemias, assim como, apresentar conhecimentos acerca dos impactos gerados na saúde mental, buscando compreender quanto ao sofrimento psicológico que pode ser vivido pela população de modo geral e pelos profissionais da saúde que estão na linha de frente envolvidos direta ou indiretamente no tratamento da doença.  Por fim, traz-se um   estudo sobre os desafios e   as medidas cabíveis que estão sendo utilizadas por psicólogos, no intuito de vir a amenizar o sofrimento psicológico da população.

Palavras-chave: Pandemia; Fragilidade; Emocional; Isolamento; Psicologia.


1 INTRODUÇÃO

O COVID-19 popularmente chamado de “Coronavírus”, é uma doença infecciosa causada por um vírus recém descoberto, surgido inicialmente na cidade de Wuhan na China no fim do ano de   2019.  A doença é   transmitida através de gotículas provocadas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala.  Essas gotículas permanecem no ar e em superfícies por um longo período, facilitando assim sua transmissão, basta estar em contato com alguém que tenha COVID-19 ou ao tocar em uma região ou superfície contaminada e logo após, passar as mãos no nariz, nos olhos ou na boca. Devido ao novo vírus, estão sendo tomadas diversas medidas governamentais para a proteção dos cidadãos (lavagem periódica das mãos, uso de álcool em gel, uso continuo de máscara, entre outros) e uma dessas medidas é descrita pela maioria dos indivíduos como uma das mais difíceis de   nos adequar, que é   a   ordem de isolamento social.

 Através de um estudo mais detalhado será possível perceber como   ocorre e como validar os reais motivos de tais acontecimentos, para que assim, seja possível prever e detectar métodos eficazes para ajudar os indivíduos que se encontram em tal estado de fragilidade psicológica e emocional.  Desta maneira, é visível a necessidade de examinar e esclarecer tanto para que aja maior entendimento dos profissionais da saúde, como também para os cidadãos no geral, dos impactos que uma nova doença contagiosa capaz de parar o mundo pode acarretar danos não apenas à saúde física, mas também em questões psicológicas e emocionais.  Diante das informações já apresentadas acima, surge um   grande questionamento: Quais são os impactos negativos emocionais e   psicológicos decorrentes ao distanciamento e isolamento social devido a uma pandemia, como o Novo Coronavírus (COVID-19).

O presente estudo refere-se de forma circunscrita à revisão de literatura.  A pesquisa  aborda  aspectos  de  caráter  metodológico  qualitativo  e   descritivo  com objetivo de  estruturar e  analisar  informações, levando  em  consideração estudos  com fins  acadêmicos,  de  autores  que  tratem  de  temas  relacionados  a  pandemias, interações  sociais  e  impactos   emocionais,  realizando  buscas  através  de  bibliotecas virtuais,  livros,  teses,  revistas  e  sites  de  banco  de  dados  como  Sacielo,  PepsiCo,  ABP (Associação  Brasileira  de  Psiquiatria)  e  Revista  Espaço  Acadêmico,  levando  em consideração estudos decorridos até 25 de Outubro de 2020.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Com base nos autores citados no decorrer deste estudo, a proposta tratada no primeiro tópico deste trabalho é averiguar a história de outras pandemias como também a   pandemia presente.  Já   no segundo tópico, o objetivo é contextualizar fragilidades e sentimentos que podem ser desenvolvidas no período de isolamento social. Por fim, o terceiro e último tópico são apresentadas as contribuições e métodos utilizados pela psicologia em um momento como este.

3 JUSTIFICATIVA

A pandemia do novo coronavírus impactou a saúde mental e o bem-estar psicológico das pessoas, devido a mudanças nas rotinas e nas relações familiares (Cluver et al., 2020; Ornell et al., 2020). Em 23 de março de 2020, o Fundo das Nações Unidas para a Infância divulgou que aproximadamente 95% das crianças e dos adolescentes matriculados nos sistemas de ensino estavam temporariamente sem frequentar a escola em razão da COVID-19. A perspectiva era de que as escolas permanecessem fechadas por mais algumas semanas, podendo aumentar o risco de ocorrência de problemas de ensino-aprendizagem e evasão escolar, bem como reduzir o acesso à alimentação, água, práticas de higiene pessoal, atividades físicas e programas recreacionais, sobretudo nas comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica (Fundo das Nações Unidas para a Infância, 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com