TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESPRESSOES DA QUESTÃO SOCIAL E AS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL

PROF: GIANE ALBIAZZ ETTI, MARCIA BASTOS,

ROSANE MALVEZZI, SERGIO GOES.

ANA KÁSSIA DA COSTA LIMA

SEMESTRE: 02

AS NOVAS EXPRESSÕS DA QUESTÃO SOCIAL E AS

FAMÍLIAS BRASILEIRAS.

PALMAS TO

2013

FOLHA DE ROSTO

AUTOR: RITA DE CÁSSIA, SANTOS FREITAS,

E ADRIANA DE ANDRADE MESQUITA

AS NOVAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL E AS

FAMÍLIAS BRASILEIRAS

PALMAS TO

2013

SUMÁRIO

AS NOVAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL....................01

A QUESTÃO SOCIAL NO CENÁRIO BRASILEIRO....................02

POLÍTICAS SOCIAIS FAMÍLIAS BRASILIERA...........................03

A GRANDE QUESTÃO DO SERVIÇO SOCIAL..........................04

INTRODUÇÃO

Objetivo deste artigo é contribuir que a questão social e o papel das famílias na gestão e superação da crise de (Mal) bem-estar social que vive hoje no Brasil, buscando refletir sobre as práticas cotidianas desenvolvidas pelos assistentes sociais em sua luta na garantia dos direitos democráticos e universais dos cidadãos. No Brasil contemporâneo em segundo decorrer sobre a proteção social políticas sociais e as famílias brasileiras é por fim, realizar considerações sobre as construções de redes sociais como estratégia de enfretamento da questão social por parte das famílias brasileiras.

DESENVOLVIMENTO

1. As novas expressões da questão social. O assistente social tem na questão social a base de sua fundação enquanto especialização do trabalho ou seja, tem nele o elemento central da relação profissional e realidade. Nesta interface, os assistentes sociais são chamados a interferir nas relações cotidianas, visando a ampliação e consolidação da cidadania na garantia dos direitos civis-políticos e sociais aos segmentos menos favorecidos e mais vulnerabilizados socialmente trabalhadores, crianças, adolecentes, idosos, portadores de necessidades especiais, mulheres, negros e familiares.

2. A questão social no cenário brasileiro. As profundas alterações do sistema capitalista, que intensifica o processo de exploração e expropriação das classes trabalhadoras, reduzem o papel do estado na garantia de direitos e promoção de políticos públicos sociais que atendem as necessidades básica das populações. Conforme Mesquita (2010) é nesse quadro que ganha destaque as famílias pobres e suas questões. Essas famílias aparecem necessariamente com um problema social. Diante da ausência de serviços públicos, como; creches, escolas saúde, saneamento básico, habitação entre outros.

Desse modo, diante das mudanças ocorridas no sistema capitalista atual, haveria o surgimento de uma nova ''questão social''. Nova por romper como período capitalista industrial. A velha questão social que surgiu para dar conta do fenômeno mais existente na história da Europa Ocidental.

3. Política sociais famílias brasileiras. Vemos que a prioridade do mecanismo de proteção social e um cotidiano de gênero fazem com que essas famílias sejam as que mais acionem aos benefícios dos programas de transferência de renda como o programa bolsa família é também estratégias baseadas na construção de rendas sociais.

Durante os anos finais do século XIX, a sociedade brasileira passou por grande transformação; a consolidação do capitalismo; o surgimento dos centros urbanos que ofereciam novas alternativas de convivência social. Mas é importante destacar também a necessidade de ver esse momento de forma dialítica e perceber o modo como por parte das mulheres que todas as limitações de gênero de classe, raça conseguiriam criar uma profissão. Destacamos esse comentário por em termos que muitas vezes estas mulheres são olhadas com o olhar do presente e condenadas por um conservadorismo que na verdade não as caracterizou necessariamente.

4. A grande questão do serviço social. A questão social é muitas vezes vista um objeto do serviço social. O conceito de questão social está relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja a forma a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida. Assim o capitalismo dá origem muitas desigualdades sociais, uma área vital de intervenção do Serviço Social.Contudo tendo em conta a amplitude do conceito de questão social, existe um debate se a questão social pode ser objeto de uma só profissão. Neste caso um assistente social assim sendo para ver a questão social como objeto do serviço social é preciso fazer uma das duas coisas; ou se rejeita amplitude conceitual da questão social, ou o serviço social volta a ter uma função funeral de atuar nas variações e mudanças da sociedade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A CONSTRUÇÃO DE REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA “QUESTÃO SOCIAL’’

Diante do que foi exposto, verificamos que a família tem papel importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com