TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS Famílias e o Trabalho Social

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.948 Palavras (12 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ELAINE MARIA DE OLIVEIRA BUCHMANN

        

PROJETO DE PESQUISA

AS FAMÍLIAS E O TRABALHO SOCIAL

[pic 3]

SÃO BENTO DO SUL

2015

ELAINE MARIA DE OLIVEIRA BUCHMANN

        

PROJETO DE PESQUISA

AS FAMÍLIAS E O TRABALHO SOCIAL

Trabalho interdisciplinar apresentado ao Curso Serviço Social  da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, 7º semestre para as disciplinas de: Estatistica e indicadores sociais; Processos de Trabalho e Serviço Social; Oficina de Formação- Tecnologia da Informação.

Professor (s): Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz  Kernkamp,Rodrigo Zambon.

2015

SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO................................................................................................

2. DESENVOLVIMENTO.......................................................................................

2. CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA........................................................................

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório apresenta e esclarece a definição do Estágio Curricular Supervisionado III do Curso de Serviço Social à Distância da Universidade Unopar Norte do Paraná 7º Semestre. O mesmo tem como principal objetivo propiciar aos acadêmicos do curso de Serviço Social, experiências concretas de vivência em seu futuro campo de trabalho e de atuação, tendo como intuito proporcionar conhecimentos que auxiliam na identificação dos serviços, programas e projetos de assistência social básica, preparando-os para atuar e desenvolver atribuições localizadas no âmbito da avaliação, elaboração e execução de políticas públicas, ou seja, trabalhar no estudo da realidade social, onde se insere a questão social, instrumento de trabalho do Assistente Social.

O estágio realiza-se na vida do profissional de qualquer área, através do contato direto do estagiário com o ambiente escolhido, onde será aplicado o que aprendeu na teoria, apresentando-o a oportunidade de enfrentar os desafios da prática profissional que escolheu, pois a partir do conhecimento adquirido passará a compreender melhor o contexto da profissão que irá exercer.

O primeiro capítulo apresenta a identificação da instituição em que foi realizado o Estágio Supervisionado III, sendo este, desenvolvido no SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) de São Bento do Sul - SC, dentro do programa de Benefícios Eventuais. Totalizando 150 horas.

No segundo capítulo relata o projeto de intervenção do estágio curricular desenvolvido no Programa de Benefícios Eventuai, localizado na Secretaria Municipal de Assistência Social,  no município de São bento do Sul-SC, cujo tema “CONHECENDO MEUS DIREITOS que se concretizou, entre os  dias 30/03/2015 à 25/05/2015 de junho de 2013, através de atendimento com os usuários explicando e esclarecendo as suas dúvidas sobre os direitos e também deveres que os mesmos possuem e muitas vezes desconhece. Foi também realizada a distribuição de panfletos esclarecedores sobre o tema.

Contudo, o interesse pela problemática trabalhada surgiu a partir das demandas apresentadas, durante os atendimentos da equipe técnica da instituição e os objetivos do projeto concretizaram na perspectiva de aumentar o conhecimento acerca dos direitos garantidos por lei dentro das políticas públicas,  garantindo-lhes mais autonomia e realização pessoal que contribuem na construção de uma nova mentalidade e na melhor percepção de suas condições de vida.

I-             IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O Programa de Benefícios Eventuais atende dentro da Secretaria de Assistência Social prestando atendimento às famílias advindas de situação de vulnerabilidade, sendo caracterizado como uma das “portas de entrada” do usuário na política de Assistência Social, possibilitando seu acesso às demais políticas públicas. De acordo com o 1º artigo da Lei Orgânica de assistência Social (LOAS) “a Assistência Social, direito do cidadão e dever do Estado, é política de Seguridade Social não contributiva, que prevê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento as necessidades básicas’’.

 Os  Benefícios Eventuais são assegurados pelo art. 22 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), alterada pela Lei nº 12.435, de 6 de julho de 2011. Juntamente  com os serviços socioassistencias integram organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com fundamentação nos princípios de cidadania e dos direitos sociais e humanos.

Os Benefícios oferecidos aos usuários são: isenção de 2ª via de documentos pessoais e fotos para documentos, declaração de pobreza, passagem para migrantes, atendimento em situação de calamidade pública, auxílio moradia, auxílio natalidade, cesta básica, auxílio funeral, recepção de denúncias, além de informações diversas.

O público alvo são pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade sócio econômica, que são direcionadas aos programas e serviços sociais existentes. Assim sendo, os atendimentos não são contínuos, em uma primeira etapa o usuário é atendido durante 3 meses ou até que o usuário e/ ou família possam se reestruturar de forma digna em busca da emancipação.

1.2 O aprendizado teórico metodológico do estagiário articulado ao Serviço Social

O Estágio Supervisionado III foi realizado no Programa de Benefícios Eventuais na SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) de São Bento do Sul-SC, onde foram desenvolvidas atividades, tais como encaminhamentos, acompanhamentos, Requerimento de Benefícios Assistenciais, visitas domiciliares, campanhas, palestras, reuniões, projetos, parecer social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com