TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATP DE PESQUISA SOCIAL

Por:   •  15/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.417 Palavras (22 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

DISCIPLINA: Pesquisa em Serviço Social

Ângela Maria da Silva / RA: 8112718440

Jacira da Silva Nogueira / RA: 7929691928

Eliane Porto Oliveira   /RA: 7930643577

Lourdes Duarte da Silva /  RA: 7986737265

PROFESSORA (EAD): Maria Edilene Xavier Rocha Garcia

TUTOR: Rubenita Alves da silva

JUAZEIRO-BA

28/05/2015

Sumário

   Introdução         3

  1º Etapa        

      A Relevância da Pesquisa Social na atualidade        4

4.1

4.2

  2º Etapa        

   Conceitos de Pesquisa Social e seus diferentes tipos        5

   3º Etapa        

   Violência doméstica contra a mulher        6

    Feminicídio         6.1

       Violência sexual         6.2

       Metodologia        6.3

        A Violência          6.4

        Contextualizando a Violência domestica        6.5

   4º Etapa        

       Cronograma         7

       Referencia Bibliográfica         8

INTRODUÇÃO

Na contemporaneidade o tema acerca da violência é valorizado quer seja no campo social, político e até mesmo acadêmico, fazendo parte de nossas vidas como um evento banalizado. Em outras palavras, muitos de nós mesmos, acabamos achando normal, por exemplo, ‘um policial atirar em um suspeito pelas costas’, mulheres sendo vítimas de violência domésticas, entre outras. O objetivo deste trabalho não é encerar o tema, mas, servir de discussão, deste problema existente na sociedade contemporânea possibilitando entendimentos, ao Serviço Social, pois se trata de uma profissão historicamente determinada, tendo sua origem vinculada às relações sociais. Portanto, a interlocução do Serviço Social com essa questão acima exposta, faz-se necessária. Uma vez que a violência contra a mulher é um fenômeno social e necessita ser enfrentada através de um conjunto de estratégias políticas e de intervenção social. A profissão do Assistente Social deve levar em consideração a realidade vivida na sociedade, trazendo subsídios para mudanças no enfrentamento de novas demandas através do posicionamento ético-político da profissão.

A RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL NA ATUALIDADE PARA O CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL


 A pesquisa enquanto dimensão formativa para o Serviço Social pode construir o conhecimento científico, isto por que ela favorece a ruptura do senso comum e gera um novo conhecimento com base em fundamentos teóricos relevantes, construídos com base em uma metodologia adequada, sendo que o conhecimento científico é transmitido de forma lógica, racional, e através de processos formais de aprendizagem, tudo para garantir o desenvolvimento de um profissional qualificado a atender as necessidades postas cotidianamente.

A priori, a aproximação do Serviço social com a pesquisa deu-se de maneira superficial, pois consistia apenas em coleta de dados acerca das condições de vida e os aspectos comportamentais dos usuários, entretanto, “coletar dados” não significa estritamente “investigar”, tendo uma importância ímpar para a formação do assistente social, especificamente, a partir da década de 80 com intenção de ruptura, quando a profissão se coloca como objeto de estudo e, consequentemente, há uma intensificação em compreender a realidade social e as demandas que estavam postas. Com isso, procuraram se envolver com a elaboração teórica, passando a pesquisa a integra a dimensão prática da profissão passando a ser um elemento essencial na formação (teórico- metodológico) profissional.

A pesquisa social se mostra de grande relevância para diversas áreas, sendo assim o campo de serviço social não poderia deixar de ser diferente desse contexto importante no estudo de aspectos sócias da população engloba na sociedade contemporânea. Com isso, o profissional de Serviço Social tem que possui um conhecimento da área que irá trabalhar, tendo que realizar o levantamento de dados que possa atrelar a um trabalho coeso, objetivando construir metas para sanar a problemáticas que possui índices relevantes na população em foco.

Assim, vale ressaltar que em "tempo de crises" como o que vivemos no contexto de expansão desenfreada do capital, em que a humanidade alcança um estágio de sociabilidade jamais presenciado na história, faz-se necessário facear a realidade concreta e refletir sobre ela despido dos "óculos funestos" produzidos historicamente pela ótica do estranhamento, que processualmente tem impossibilitado a leitura para além da imediaticidade pragmática que é produzida e reproduzida cotidianamente pela forma de sociabilidade vigente.

Considerando questões ora realizadas, que podem parecer um tanto para além do que se propõe o texto que segue o que não significa dizer que seja, devemos esclarecer que o movimento aqui realizado foi necessário para tentarmos demonstrar e analisar dentro da processualidade histórica a necessidade e a importância da investigação imanente enquanto base constituinte da produção de um conhecimento que esteja comprometido com as necessidades humano-societárias.

Sendo necessário nesse sentido, buscarmos compreender enquanto profissionais que tem como campo de atuação a realidade concreta, o quão importante é para a produção e reprodução de uma ordem societária diferenciada da vigente, "o espírito" investigativo, que não é nato, mas antes construído historicamente por aqueles que reconhecem sua condição de ser humano-genérico e manifestam sua indignação com a conturbada condição social em que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (252.4 Kb)   docx (77.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com