TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ASSESSORIA E CONSULTORIA

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.743 Palavras (19 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
        CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA        

Eliane Bráz de Moraes                    RA: 6314198746

Joana D´arc Pereira                         RA: 6318190610

Kelly de Souza Santos                    RA: 5560126319

 Silas Costa de Moraes                     RA: 6317198139

 

 

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL

 

 

 

 

TAGUATINGA-DF

2015

SUMÁRIO

ASSESSORIA        

COMO É POSSIVEL CONTRIBUIR, POR MEIO DA ASSESSORIA, CONSULTORIA OU SUPERVISÃO PROFISSIONAL, PARA A ATUAÇÃO DE OUTROS ASSISTENTES SOCIAIS?        

COMO É POSSÍVEL CONTRIBUIR, POR MEIO DA ASSESSORIA, CONSULTORIA OU SUPERVISÃO PROFISSIONAL, PARA A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS INDIVÍDUOS?        

RELAÇÃO DA ASSITÊNCIA EM SERVIÇO SOCIAL COM A GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS        

ASSITÊNCIA EM SERVIÇO SOCIAL E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS        

CARTA-PROPOSTA PARA ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL A OUTROS PROFISSIONAIS DA ÁREA        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        

INTRODUÇÃO

                 Este desafio consiste na elaboração de um portfólio reflexivo, tendo como objetivo de formar profissional na realização de assessoria e consultoria em Serviço Social, problematizando estratégias de atuação profissional nas diversas áreas da assistência social, envelhecimento, adolescente, saúde, envelhecimento, criança, sociojurídico, meio ambiente e organização política da profissão.

                 É composta por três etapas sendo fundamental a conclusão de cada uma, para o desenvolvimento das competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

                 Todo apontamento abordado neste Portfólio é preciso conhecer a temática para melhor aplicabilidade de nossas experiências, contribuindo assim para a formação de um profissional crítico e informado.

                 Outro ponto a ser construído são as interpretações das imagens para melhor abordagem neste portfólio.

                 A participação do grupo promove o estudo e a convivência para a busca do raciocínio crítico e emancipação intelectual, promovendo assim um aprendizado eficiente e eficaz na produção de um projeto social que contemple as fases de planejamento, execução, avaliação e monitoramento, visando a desenvolver competências para ações sociais.


ASSESSORIA

         Assessoria é o ato ou efeito de assessorar, assessoramento. É aquela ação que visa auxiliar, dar apoio, indicar caminhos, onde existe um assessor que não é o sujeito que opera a ação, mas é o propositor da mesma, junto a quem lhe demanda a assessoria. Claro que se assessorar é um verbo de ação, quando dizemos assessorar estamos falando que algum indivíduo esta executando a ação de assessorar alguém, por exemplo, um chefe. Esse assessoramento pode ser prestado por um órgão/instituição constituídos por pessoas que possuem um conhecimento especializado em coletar e analisar dados técnicos, estatísticos ou científicos de interesse de quem solicita tal serviço, em fim é um lugar em que funciona uma assessoria.

        Dentro do Serviço Social a recorrência ao tema assessoria não é tão recente, em alguns textos de circulação restrita, em meados dos anos de 1970 já se percebe essa prática. Porém desde essa época o tema ficou meio que lateralizado dentro dessa profissão. Essa temática dentro da profissão do Serviço Social sempre esteve ligada a busca de uma nova possibilidade de atuação dos profissionais, para além das atividades classicamente desenvolvidas pelo Serviço Social que são: intervenção junto aos usuários dos serviços sociais e políticas sociais públicas ou privadas.

        Nesse ano de 1970, diante de uma remota produção que apresentava a assessoria como uma estratégia de atuação que objetivava superar a tricotomia de intervenção do Serviço Social da época que ara: caso, grupo e comunidade. Embora apontasse para a riqueza da atuação profissional na assessoria, também já indicava uma nebulosa compreensão do que seja assessoria, a partir de entrevistas com assistentes sociais que se julgavam assessores. Na verdade o trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais pouco são atividades de assessoria, nada mais é do que apenas uma confusão, digamos assim, em adotar esse termo devido ao status que o mesmo disponibiliza.

        De acordo com alguns estudos relacionados ao assunto nota-se que há alguns anos tem surgido no Serviço Social certa vontade de sua utilização ser um pouco mais voltada para o campo da assessoria. Essa temática dentro do Serviço Social é muito importante, pois entendemos que o conhecimento produzido por essa área de formação é muito intenso e atualizado constantemente, tem certa importância e acima de tudo, através de seu trabalho sério realizado em diversas áreas do conhecimento vem cada dia a mais contribuindo para o benefício de muitas classes sociais, então por esse lado é certo que o serviço social possui uma grande capacidade de prestar serviços de assessoria em diversas situações. Porém o Serviço social vem, nas últimas décadas, produzindo um rico debate e não se deve jamais entender que o trabalho dessa área de conhecimento seja voltado apenas para assessorar. Embora o Serviço Social não seja visto como uma ciência produz inúmeros conhecimentos e, portanto já domina muitos assuntos dentro do campo das políticas sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (372.1 Kb)   docx (71.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com