TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTROLADORIA

Pesquisas Acadêmicas: ATPS CONTROLADORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 4

Controladoria e sistemas de informações gerenciais

Etapa 1

Passo 2

Questões de 1 a 5

1 - O que se compreende por controladoria?

Resposta: A controladoria é uma atividade e um campo do conhecimento híbrido, que recebe conceitos e conhecimentos da Contabilidade, e da Administração, sendo responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em controladoria administrativa ou contábil, mas na prática profissional isso não é muito comum, pois ambas as partes costumam ficar sob a égide de um único gestor (controller ou controlador). Ainda do ponto de vista contábil, em função desse relacionamento estreito com a Administração, a controladoria pode ser considerada como pertencente ao ramo especializado da contabilidade administrativa.

Ela utiliza primordialmente o controle e o processo de planejamento e orçamento como metodologias nos desempenhos de suas funções.

O encarregado pela área de controladoria em uma empresa é chamado de controller ou controlador. Tal área é considerada um órgão de staff, ou seja, de assessoria e consultoria, fora da pirâmide hierárquica da organização.

A controladoria se apóia num sistema de informações e numa visão multidisciplinar, sendo responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações, a fim de suprir de forma adequada as necessidades de informação dos gestores conduzindo-os durante o processo de gestão a tomarem melhores decisões. Por isso é que se exige dos profissionais da controladoria uma formação sólida e abrangente a cerca do processo de gestão organizacional.

2 - Qual o papel do controller na área da informação?

Resposta: Tem como objetivo abranger toda a contabilidade, isto é, conhecer todo o ramo com um foco mais abrangente em fiscal e custos porque a controladoria visa resultados futuros.

3 – Como a tecnologia da informação vem auxiliando o controller?

Resposta: A Tecnologia da Informação (TI) vem aumentando rapidamente a sua participação em todas as áreas de negócios, criando constantemente novos desafios para os gestores das empresas. Neste panorama, espera-se dos profissionais de Controladoria, responsáveis pelo fornecimento e gestão dos sistemas de informações de controle e avaliação de desempenho da empresa, mais do que simplesmente conhecimento em tecnologia. Estes profissionais precisam participar colaborativamente com a área de TI, do processo de gestão da informatização da empresa, sendo assim a área de informação da maior controle a o controller das empresas, é através dessa tecnologia que ele tem todos os relatórios e balanços em um único click.

4 – Para Kanitz quais os sistemas que cabem ao controller implementar?

Resposta: Área contábil, sistemas de controle, e dependendo do nível de acesso do controller implementar todas as áreas da empresa.

5 – Quais as qualidades indispensáveis do controller?

Resposta: capacitação técnica especifica estar bem informado, facilidade com tecnologia, ser imparcial e conhecer todas as áreas da empresa desde estoque a áreas fiscais.

Passo 3

Anderson de Souza Nunes atua na empresa Cerealista Maitan como controller a 5 anos, localizada no município de Santa cruz do Rio Pardo, fiz algumas perguntas referentes a atuação do controller e o que ele pensa da profissão.

Qual a missão da controladoria na sua empresa? É uma área não especifica na empresa, geralmente usada em multinacional, usado para maximizar a lucratividade da empresa gerando analises conclusivas dos indicadores econômicos para que possa ser verificada a performance da empresa.

Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com