TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE CONTROLADORIA

Artigos Científicos: ATPS DE CONTROLADORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  4.989 Palavras (20 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução

O objetivo deste trabalho aqui apresentado é conceituar a visão geral da empresa no que tange os seus valores, missão e visão.

Evidenciar as principais funções de um Controller em uma organização e como as suas decisões estratégicas contribui para as tomadas de decisões da organização, e como implantar um setor de controladoria na organização.

Salientamos também a importância da Auditoria interna nas organizações, onde ela padroniza processos e verifica e analisa a comunicação dos resultados na empresa.

Apresentamos também os conceitos de valor da empresa e seus métodos de cálculo estudando as demonstrações financeiras das empresas aqui apresentadas. Será apresentado também as analises SWOT¨, que estuda os cenários da empresa como pontos fortes, fracos ameaças e oportunidades, e o Balanced Scorecard que estuda a análise de desempenho e estratégia da empresa, bem como identificar, analisar e compor a estruturação do ativo e do passivo da empresa aqui apresentada, e as alavancagens financeiras e combinada de acordo com o seu respectivo grupo de contas.

No final, o trabalho aqui apresentado consiste em um plano de controladoria, onde teremos a oportunidade de conhecer as etapas de um processo de controladoria e as principais funções do profissional que a exerce, o Controller.

3

Visão Geral da Empresa

Para desenvolver a visão geral da empresa e a organização do planejamento estratégico – devera a empresa estabelecer e desenvolver alguns aspectos que será de grande utilidade para a sua vida. Entre elas podemos destacar as seguintes:

 Missão-Visão-Valores

O Conjunto formado pela missão, crenças e valores, representam a identidade organizacional da empresa, na qual devemos entender que:

 Missão deve responder o que a empresa se propõe a fazer e para quem. É uma declaração objetiva do propósito e das responsabilidades da empresa perante os seus clientes: por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem?

 Visão – Uma ou duas frases que anunciam aonde a empresa quer chegar e ou traça um quadro amplo do futuro que se deseja pra ela.

 Valores são princípios ou crenças que servem de guia ou critério para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando uma missão.

Os valores podem ser vistos como um conjunto de crenças ou princípios que:

 Definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento da missão, visão e dos próprios valores;

 Facilitam a colaboração entre os empregados;

 Facilitam o comprometimento dos empregados com o mercado

 Facilitam o comprometimento dos empregados com a comunidade e sociedade.

4

Controller – Função Estratégica

Função que auxilia os tomadores de decisões das organizações, como também influencia na mudança de estrutura da empresa, desde o chão de fabrica até a sociedade na qual essa organização esta inserida. Para que se possa ter uma idéia da dimensão da responsabilidade do Controller, pois alem de analise e interpretação de informações contábeis, devem essas ser transformadas em objetivos de eficiência e eficácia dentro das organizações, usando a administração para direcionar a empresa a alcançar tais objetivos e metas. Dento das varias missões e decisões de um controller segue abaixo algumas das principais perguntas a respeito com suas devidas respostas?

 Qual a missão da Controladoria?

Dentro da estrutura organizacional de uma empresa, a controladoria se apresenta como um órgão administrativo do sistema da organização. Sua missão é otimizar todos os resultados econômicos, financeiros e produtivos da organização. A controladoria procura sempre, melhorar o resultado de cada área da empresa buscando maximizar os resultados e garantindo informações adequadas no processo decisório de tomadas de decisões pelos gestores.

 Quais as principais funções de um Controller?

Com seu conhecimento amplo nas áreas administrativas e contábil, o Controller influencia e assessora todos os outros departamentos da empresa, onde as informações são geradas e colocadas à disposição dos executivos para a tomada de decisões.

O Controller tem papel importante na organização, gerando informações confiáveis e eficazes, supervisionando os setores de contabilidade, financeiro, administrativo, informática e recursos humanos, tomando decisões que envolvem a todos e principalmente atuando constantemente em mudanças na organização.

Sua maior função na organização é manter os gestores sempre bem informados sobre os rumos que sua empresa está tomando e sobre quais os pontos que, porventura, podem estar ou ficarão enfraquecidos, caso não sejam realizadas ações imediatas.

5

 Quais os maiores desafios da profissão?

O Controller deve ter condições de raciocinar em diferentes áreas e problemas, sendo assim, exige-se dele grande flexibilidade e força de vontade para compreender, conversar, convencer e impor seus argumentos. O profissional deve desempenhar inúmeras funções e ter múltiplos conhecimentos

Exige-se também do Controller um conhecimento preciso dos métodos de planejamento e controle da empresa, para melhor direcionamento dos colaboradores em relação aos objetivos a serem alcançados. O Controller é um profissional voltado para o suporte, planejamento e decisões financeiras na organização, não ficando restrito somente a mensuração dos fatos.

 Quais conselhos você daria a uma empresa que deseja implantar um setor de controladoria?

Não basta somente a empresa desejar implantar um setor de controladoria, é necessário um profissional capacitado, que faça a análise, que interprete os números e que sugira alternativas de condução do negócio e as respectivas melhorias de resultado.

É também necessário que a empresa passe por uma reestruturação nos processos e tarefas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com