TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.389 Palavras (14 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 14

Serviço Social

Movimentos Sociais

Caíque Souza Santos       R.A: 4300066279

Daniela Paula Baruta        RA: 4359827825

     Dórica Dantas Souza Sá       RA: 8742142663

Jundiaí-2015

Caíque Souza Santos         R.A: 4300066279

Daniela Paula Baruta         RA: 4359827825

Dórica Dantas Souza Sá       RA: 8742142663

Atividade Avaliativa apresentada ao Curso de Serviço Social Universidade Anhanguera - UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Movimentos Social.

Professora:

Jundiaí-2015

1 Introdução ..............................................................................................................................4

2  Primeira parte do livro   M. Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil...............5

3 Musica. SUBSOLO. Preso à liberdade. In: Álbum Ordem de despejo. 2009..................7

4 Movimentos Sociais e Atualidade ..............................................................................9

5 Democracia...............................................................................................................11

6 Movimento Feminista................................................................................................12

7 ONG ´s e Movimentos Sociais..................................................................................13

8 Conclusão.................................................................................................................14

9  Referencias Bibliográficas.......................................................................................15

O presente trabalho apresenta as considerações sobre movimentos sociais na concepção Maria da Gloria Gohn, nos proporcionando um entendimento maior sobre o poder e a importância destes movimentos, o quanto causa impacto na sociedade e que contribuições estes trazem ao país.

Apresentamos alguns tipos de movimentos sociais, uns surgidos há décadas e outras que estão surgindo agora, mas ambos visam igualdade, uma sociedade justa, participativa e democrática.

Destacamos também o conceito de Democracia, por que como falarmos em Movimentos Sociais sem conceituarmos e entendermos o que é ser democrático? Mostraremos a relação que existe entre os Movimentos Sociais e as organizações Não Governamentais.

No Livro Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil

Contemporâneo 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 2010, sugerido para a elaboração deste trabalho a autora Maria da Gloria Gohn,nos dá a sua contribuição acerca do tem movimentos sociais,mostrando nos que neste século,surgiu sujeitos sócio políticos e culturais,abrindo o cenário para os movimentos sociais globais. Maria da Glória Gohn conceitua que:

“(...) movimentos sociais são ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais. Eles politizam suas demandas e criam um campo político de força social na sociedade civil. Suas ações estruturam-se a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em situações de: conflitos, litígios e disputas. As ações desenvolvem um processo social e político-cultural que cria uma identidade coletiva ao movimento, a partir de interesses em comum. Esta identidade decorre da força do princípio de solidariedade e é construída a partir da base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo.” (GOHN, 2010).

Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e as organizações não governamentais (ONGs).

Internacionalizaram diversas lutas sociais, eclodindo novos conflitos sociais, que vão de temáticas como biodiversidade e a questão do biopoder.

Um sujeito coletivo na Europa e Estados Unidos, passou a dominar o cenário destes conflitos, enquanto na America Latina, uma das grandes novidades é a retomada das lutas indígenas no que se refere a ações coletivas de lutas e movimentos sociais.

O livro em sua primeira parte apresenta um paralelo destacando os relevantes pontos que mostra a diferença dos movimentos sociais do passado com  a atualidade.

A necessidade de qualificação do tipo de ação coletiva que tem se caracterizado como Movimento Social, conceitos já clássicos mostra essas características como cita (TOURAINE, 1973): Possuem uma identidade, tem um opositor, ou se articulam ou fundamentam no projeto de vida ou sociedade.

Tal movimento observado historicamente tem contribuído para conscientizar e organizar a sociedade, apresentando conjunto de demandas vias pratica de pressão/mobilização. São reativos os movimentos, pois são movidos só pelas necessidades (Fome ou qualquer opressão).

Geralmente os Movimentos Sociais possuem um caráter educativo e de aprendizagem para seus protagonistas,atualmente eles tematizam e redefinem a esfera publica,realizando parcerias com outras entidades da sociedade civil e política.

São Distintos os Movimentos Sociais da atualidade, tanto daqueles que levaram sua emergência na cena publica, no século XIX e nas primeiras décadas do século XX.

No Brasil esses movimentos Sociais são distintos, dos movimentos que ocorreram na fase do regime político populista.

Nos anos de 1970 e 1980 lutavam para ter “Direitos a ter Direitos”, aqueles movimentos não estavam auto centrados miravam apenas em si próprios, pois como se pode falar em direitos, se contemplamos o universal.

Na síntese que fizemos nessa primeira parte do livro ficou evidente que o Movimento Social numa plularista democracia, contextualiza as oportunidades de participação política na vida social de um povo.

A industrialização pode ser citada neste como um dos fatores que fizeram os movimentos se eclodirem, a luta do Proletariado e burguesia é um fator que podemos citar, visto que os operários não aceitarem as condições do capitalismo, a partir dessa relação, começam a surgir à participação popular que são as greves e reivindicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (275.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com