TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agregados Do RS

Seminário: Agregados Do RS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  Seminário  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

Os agregados grossos são, em geral, utilizados como ingrediente na fabricação do concreto. Devem reagir favoravelmente com o cimento e o betume, resistir a cargas pesadas, alto impacto e abrasão severa e ser durável.

Os agregados médios e finos são, em geral, utilizados para preenchimento ou para proporcionar rigidez em uma mistura. Messe caso, a granulometria, densidade relativa, a forma das partículas(grau de arredondamento e esfericidade) e a composição mineralógica são parâmetros importantes.

Quando os fragmentos são usados sem um agente ligante, servem para o enrocamento.

A forma dos agregados tem uma importância muito significativa para o concreto de cimento Portland e quando apresenta elevada cubicidade, melhora a trabalhabilidade do concreto; no caso do concreto betuminoso, o menor índice de vazio do agregado, aumenta a capacidade do enrocamento da barragem.

Pela norma NBR 7225, agregado é o material natural de propriedades adequadas, ou obtido por fragmentação de rochas, com granulometria abaixo de 100 e acima de 0,075mm.

Agregados(sem o uso de ligantes) de elevada durabilidade, de forma a não se degradar frente aos ciclos de saturação e secagem resultantes da variação do nível da água nas barragens, com as mudanças climáticas., elevada resistência mecânica, de forma a suportar compressão, impacto, cisalhamento e desgaste no processo construtivo e de serviço, e os fragmentos devem ser equigranulares para atender os índices de vazio adequados. Isso para proteger contra a erosão taludes de maciço de barragens e funcionar provisoriamente como barragem, na etapa da construção,

Elevado teor de argilas ativas, do grupo das montmorilonitas, pode colapsar a barragem, devido as expansões e contrações que sofrerá durante cheia e a estiagem.

O enrocamento das barragens de terra tem a finalidade de prevenir a erosão das ondas que se formam no reservatório

Perguntas:

O rachão pode ser utilizado em construção de barragem? Se sim, de que tipo?

Dentre os agregados utilizados nessa barragem em específico, foram usados agregados de granulometria fina, média ou grande? Por que?

Qual é a porcentagem de absorção de água do(s) agregado(s) utilizado(s) na barragem?

Para a finalidade do enrocamento, qual é o agregado mais utilizado nas barragens do RS?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com