TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algumas características da pratica profissional

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

2.4. Algumas características da pratica profissional

        A análise da inserção do Serviço Social nos organismos institucionais nos leva a detectar algumas características da prática profissional, que vão conformando um perfil peculiar ao Serviço Social no quadro geral das outras profissões.

        O Assistente Social vinculado, no exercício profissional, dedica-se ao planejamento, operacionalização e viabilização dos serviços sociais à população. Exerce funções tanto de suporte à racionalização do funcionamento dessas entidades, como funções técnicas propriamente ditas. Do ponto de vista da demanda, o Assistente Social é chamado a constituir-se no agente intelectual de “linha de frente” nas relações entre instituição e população, entre os serviços prestados e a solicitação desses mesmos serviços pelos interessados. Dispõe do poder, atribuído institucionalmente, de selecionar entre os que têm ou não direito de participar dos programas propostos, discriminando, entre os ilegíveis, os mais necessitados, devido à incapacidade da rede de equipamentos sociais de atender a todo o público que, teoricamente, tem direito deles. Deriva daí a existência e exigência da “triagem” ou “seleção sócio- econômica” e das “visitas domiciliares”, em que o Assistente Social é chamado a exercer a função de “fiscalizador da pobreza”, comparando-a com dados objetivos, evitando que a instituição caia nas “armadilhas” da conduta popular de “encenação da miséria”. A sua atuação se dirigirá no sentido de uma ação esclarecedora à população quanto aos direitos e serviços propiciados pelas instituições, e dos mecanismos necessários à sua realização. Por outro lado, à medida que as instituições assistenciais são palco da luta de classes, da resistência da população às suas condições de visa, o Assistente Social é chamado a colocar-se como anteparo entre a instituição e a revolta ou o inconformismo da população. A estas atividades vem juntar-se outra característica da demanda: a ação de persuadir, mobilizando o mínimo de coerção explícita para o máximo de adesão, ou seja, ele deve levar o usuário a aceitar as exigências normativas da Instituição, ao que se soma a ação “educativa” que incide sobre os valores, comportamentos e atitudes da população: sobre o seu modo de ser, de agir e de se compreender a vida cotidiana. Por outro lado, a estratégia de individualização dos atendimentos possibilita aliviar tensões e insatisfações, submetendo-as ao controle institucional.

        O Serviço Social, como uma das formas institucionalizadas de atuações nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, tem como recurso básico de trabalho de linguagem. A prática profissional do conjunto da categoria dispõe de condições potencialmente privilegiadas para apreender o conjunto do cotidiano das classes populares, por estar presente nas mais variadas expressões de suas esferas da vida: saúde, educação, lazer, habitação, família, etc. esta proximidade da vida cotidiana, pelo contato estreito e direito com a população, poderá permitir – se aliada a uma bagagem teórica que permita superar o caráter pragmático e empiricista que marca, não rara vezes, a atuação profissional – uma visão totalizadora desse cotidiano e da maneira como é vivenciado pelos agentes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com