TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Institucional

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.207 Palavras (29 Páginas)  •  1.327 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

GEORGIA MICHELLE LUCAS AZAMBUJA

ESTUDO E ANÁLISE DA INSTITUIÇÃO:

HOSPITAL PSIQUIATRICO SÃO PEDRO

UNIDADE JOSÉ BARROS FALCÃO

Estudo apresentado à disciplina de Estágio I – Iniciação ao Serviço Social – do Curso de Serviço Social – do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como requisito parcial para avaliação.

Ivete Eloi Cruz   CRESS 5458 - Orientador

Liane Kerber      CRESS 3741 - Orientador

porto alegre

2017

SUMARIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE DE ESTÁGIO        6

2.1        Dados Cadastrais da Instituição        6

2.1.1        Descrições Gerais da Instituição        7

2.1.2        Histórico da Instituição        7

2.1.2.1        Histórico da Unidade José Barros Falcão        10

2.2        Área de Atuação, Objetivos e Finalidades        11

2.3        Área de abrangência        12

2.4        Demandas atendidas pela instituição        12

2.4.1        Principais características da população atendida pela instituição        14

2.4.2        Proposta de atuação ao usuário        15

2.5        Estrutura e funcionamento da organização        16

3        O SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO        17

3.1        Identificação do Supervisor de Campo        17

3.1.1        Origem do Serviço Social na Instituição        18

3.1.1.1        O Assistente Social        20

3.1.1.2        O instrumental técnico-operativo        22

4        CONCLUSÕES        24

4.1        Do estudo da Instituição        24

5        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        27


  1. INTRODUÇÃO

A presente análise traz o estudo realizado durante o período de Estágio I do curso de Bacharel em Serviço Social da Universidade UNIASSELVI, no campo de estágio supervisionado do Hospital Psiquiátrico São Pedro, localizado na cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul.

A análise tem como objetivo uma breve apresentação histórica do Hospital Psiquiátrico São Pedro, sua trajetória durante esses 143 anos desde sua fundação, objetivos propostos para sua criação e as demandas atendidas numa época em que a “loucura” era considerada um mal para a sociedade e que deveria ser aprisionada. Apresentamos sua historicidade através de dados coletados por meio de informativos advindos de registros históricos apresentados em documentos elaborados pelo próprio historiador do hospital que vem fazendo um trabalho excepcional de resgaste histórico desse estabelecimento que faz parte da História do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil e as mudanças ao longo desses anos de melhorias e evolução no atendimento aos usuários, moradores e pacientes que ali estiveram.

 Delimitamos um breve histórico da Unidade José Barros Falcão, local onde foi realizado o Estágio supervisionado e que a estagiária utilizou da observação das atividades executadas pela assistente social e demais profissionais que compõem a equipe técnica, seus objetivos, suas práticas e demandas atendidas de forma interdisciplinar.

Dessa forma, apresentamos a trajetória do Serviço Social dentro da instituição, seu surgimento e atribuições que foram gradativamente sofrendo mudanças tanto na área de saúde mental como na própria formulação de sua identidade, destacando que o Hospital Psiquiátrico São Pedro foi o primeiro estabelecimento hospitalar no Estado em implantar a assistência social em seu quadro técnico.  

O objetivo desse estudo é de fundamental importância para conhecimento do campo de aprendizado, trazendo consigo as demandas, o público atendido, a historicidade do estabelecimento, seus agentes e práticas, por ser uma ferramenta para conhecimento da realidade em que o estagiário presencia e acompanha durante seu período de estagio supervisionado, de suma necessidade para entendimento das práticas realizadas e exercício de articulação dos saberes teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-politico que compõem a práxis do assistente social. De acordo com Souza (1982 p.42): “Entender as instituições, por conseguinte, é entender o processo histórico que as produziu. Conforme foi dito, as instituições surgem sempre a partir de determinadas demandas.”.

Eis que trazemos a composição do Hospital Psiquiátrico São Pedro, estabelecimento destinado ao atendimento de indivíduos portadores de transtornos mentais e que buscam além da melhora de sua condição, um espaço para efetivação de seus diretos como cidadão.


  1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE DE ESTÁGIO

O Hospital Psiquiátrico São Pedro é um estabelecimento público vinculado à Secretaria de Saúde, localizado em Porto Alegre, tendo como área de abrangência todo o Estado do Rio Grande do Sul, dispondo de atendimento a usuários dos serviços de saúde mental, regido pela Lei nº 10.216/01 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e sob a Lei nº 9.716/92, que dispõe sobre a reforma psiquiátrica no Rio Grande do Sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.8 Kb)   pdf (357.5 Kb)   docx (200.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com