TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NAS EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Por:   •  25/11/2018  •  Seminário  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NAS EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

A infância compreende o período da vida que se inicia com o nascimento e segue até o momento em que antecede o ingresso na adolescência. Do ponto de vista psicanalítica, como o Complexo de Édipo. A incidência de transtorno mental na infância varia, aproximadamente de 10% a 20%.

A adolescência é definida como o período de transição na infância para a vida adulta. Inicia geralmente entre os 11 e 14 anos de idade. É caracterizada por intensas mudanças físicas, psíquicas e socias.

Sintomas iniciais dos transtornos psicóticos em crianças e adolescentes:

  • Declínio funcional.
  • Alucinações.

As emergências psiquiátricas precisam de intervenção imediata em função do risco que representam para o próprio sujeito ou para terceiros.

A emergência ocorre quando:

  • Perturbação do funcionamento do sistema nervoso central (intoxicação por drogas, no srto esquizofrênico, na encefalite).
  • Experiência vital traumática (morte de um parente, violência sexual, assaltos).
  • Agressão física (traumatismos cranianos, distúrbios endocrinológicos, distúrbios hidroeletrolíticos).

A psicose infantil evidencia o fracasso do processo da subjetivação, levando a criança a desenvolver uma personalidade psicótica, já que comprometeu seu contato com a realidade e perturbou sua capacidade de diferenciar o “eu” do “outro”.

MARTIN (2013) enfatiza que alguns sintomas (ansiedade, insônia, dificuldade de concentração e atenção, isolamento social, entre outros) se manifestam antes do primeiro episódio psicótico. O período entre o surgimento desses sintomas e o primeiro episódio psicótico é chamado de pródromo e geralmente dura de dois a quatro anos. Esse período é entendido como o mais apropriado para uma intervenção precoce.

Em relação ao comportamento suicida se trata do quadro mais comum entre adolescentes atendidos nas emergências psiquiátricas.

  • 75% está acima de 13 anos de idade, maioria do sexo feminino.
  • Nesta população, 50% dos atendimentos diz respeito à tentativa de suicídio ou alterações do comportamento.

O tratamento de enfermagem nas emergências psiquiátricas da criança e do adolescente envolve:

  • O uso de medicação para contenção do surto e minimização dos sintomas.
  • Orientação ao paciente e á família em relação ao manejo dos transtornos e a importância da adesão ao tratamento.
  • Psicoterapia
  • Ações que promovam a inserção social da criança e do adolescente.

Macedo (2014) recomenda que o profissional de enfermagem priorize a sedação leve de crianças e adolescentes em surto psíquico com o objetivo de evitar a contenção física. Na impossibilidade de evitá-la, deve-se verificar frequentemente o estado mental, cardiopulmonar, e neurovascular dos membros, bem como as necessidades relativas à nutrição e aos cuidados pessoais. Deve-se, ainda, priorizar a orientação da família em relação à saúde mental, à higiene corporal, à vacinação e à administração de medicamentos. É de fundamental importância adotar um protocolo unificado, reunindo os dados e a evolução psiquiátrica e pediátrica, o que deve conter uma triagem para o risco de suicídio, auto e heteroagressão, necessidade de contenção física, necessidade de internação médica ou transferência para outra unidade, identificação de situações de violência, entre outros. Deste modo, o atendimento a crianças e adolescentes em situação de emergência requer interesse e dedicação, além da exclusão de estigmas em relação a sua condição de sua saúde mental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com