TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme: E se vivêssemos todos juntos?

Por:   •  23/3/2016  •  Resenha  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  3.384 Visualizações

Página 1 de 3

E SE VIVÊSSEMOS TODOS JUNTOS?

O filme conta a história de um grupo de amigos que estão juntos há mais 40 anos. Mas quando problemas de saúdes e limitações físicas chegam Annie, Jean, Claude, Albert e Jeanne resolvem viver juntos ao em vez de irem para uma casa de repouso.

 Albert possui mal de Alzheimer por isso esquece as coisas e faz anotações constantes. Claude é o único sozinho do grupo de amigos, sempre deixa claro que a sexualidade tem um papel importante em sua vida, sai com prostitutas e sofre um ataque cardíaco. O filho por ser muito cuidadoso acaba sufocando Claude ao querer protegê-lo, além de não ter paciência com o pai. Jeanne conserva sua juventude, porém possui uma doença, mas ela se recusa a fazer a operação sugerida pelo médico. Annie apesar de não possuir nenhum problema de saúde, sofre por não conseguir atrair os netos para sua casa. A relação de Annie com a filha também é conflituosa. Depois que ela casou e teve seus filhos, passou a visitar menos a casa da mãe. O fato deixa Annie triste, em determinado momento ela sugere que talvez a filha não goste mais dela. Jean não quer esquecer sua juventude quando participou da política e se incomoda por ser sempre ignorado. O ápice é quando joga uma garrafa em um policial e é ignorado.

O único personagem que ganha espaço e que não é do grupo de idosos é Dirk, Ele é contratado para passear com o cachorro de Albert e acaba se mudando para a casa dos idosos para poder estudá-los depois que modifica o tema de sua tese.

Fragilidades por um lado, forças por outro. A postura dos idosos diante da vida e das adversidades também foi representada de formas diferentes.  A imagem do idoso que fica em casa vendo televisão e jogando dominó mudou, o próprio idoso se auto-discriminava e hoje reconhece sua própria força e capacidade.

No filme o grupo de amigos assume uma postura ativa, mesmo com os diversos “limites” impõem sua vontade e o controle de suas vidas.

Um filme cheio de esperança para quem quer estar vivo até a velhice chegar.  

Aspectos sociais, culturais e econômicos:

Independência e relação com familiares

Pode-se observar que todos os idosos são independentes, porém os problemas de saúde os limitam. É justamente neste ponto que os filhos aparecem nos filmes, que tentam interferir na vida dos pais, que não aceitam bem o fato. No caso de Annie ela constrói uma piscina, com o intuito de atrair os netos mostrando que, apesar dos conflitos existentes, ela os queria por perto.

A filha de Albert e Jeanne entra em conflito com a mãe por impor a decisão de dar o cachorro que o pai tem grande carinho por ele ser de porte grande.

Aparência

Os personagens aparecem no decorrer do filme com uma boa aparência. As personagens femininas, Annie e Jeanne merecem um destaque maior. Ambas possuem os cabelos pintados e estão sempre maquiadas e com joias. Sendo assim, percebe-se que nessa etapa da vida os idosos ainda podem ser vaidosos. Aparentemente todos têm uma situação econômica estável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com