TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atendimento SUS - Homofobia

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Meiry Terezinha Trindade Gusmão Madureira

RA: 9744429156

SERVIÇO SOCIAL

Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social I e Formação Social, Econômica e Política do Brasil.

Tutor a distância: Thalita Costa

Sertãozinho, 19/09/2014

SUMÁRIO

  1. PASSO 1.......................................................................................................... 3
  2. PASSO 2.....................................................................................................3 e 4
  3. PASSO 3.....................................................................................................4 e 5
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................ 6
  1. Passo 1

        Na década de 80, devido ao contexto político, tinha-se um olhar mais conservador quando se falava da profissão de Assistente Social. A profissão estava fortemente atrelada a caridade e não existia ou aceitava-se críticas de devido ao momento político.

        Mas a partir do momento em que ocorre o Movimento de Reconceituação do Serviço Social começa um série de avanços, principalmente nas bases “tradicionais” , pois a sociedade começa a enxergar o Assistente Social não mais como uma pessoa que trabalha com a caridade, mas como um agente de mudanças, principalmente com relação a direitos das esferas governamentais.

        Os Assistentes Sociais passam a questionar com a ajuda da sociedade o seu papel profissional para a realidade da sociedade brasileira. Segundo (Netto, 2005 p.10) surge um grande grupo, “interessados em promover efetivamente o desenvolvimento econômico e social”, e assim inicia-se a renovação com uma ruptura do sistema tradicional. Começa-se a enxergar que é necessário ações voltadas para as classes trabalhadoras de baixa renda.

        Esse movimento também influenciou a elaboração do Código de Ética do Serviço Social em 1986,  uniu uma sociedade em busca de um objetivo, e assim formou-se profissionais críticos.

  1. Passo 2

        A atuação do Assistente Social pode ser em várias áreas. Uma das áreas de maior demanda na atualidade são as Políticas da Seguridade Social e sua universalização através das políticas públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria. Cabe ao Assistente Social estabelecer um amplo sistema de proteção social visando amenizar uma estrutura histórica que tem suas raízes na desigualdade de classes.

        O raio ocupacional do Assistente Social vem-se ampliando cada vez mais, e expande-se para o campo de direitos, para o universo familiar, da saúde, da educação, dos idosos, dos adolescentes, sempre considerando como principal objetivo em suas demandas a questão social.

O Assistente Social em sua atuação pode utilizar vários instrumentos e formas de trabalho, como entrevistas, análises sociais, relatórios, levantamento de recursos, encaminhamentos, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, pareceres sociais, contatos institucionais, e muitos outros.

Podemos finalizar citando que cabe ao Assistente Social a elaboração de projetos e ações de pesquisa e de intervenções que vão muito além de medidas e projetos de Assistência Social.

O profissional do Serviço Social vem lutando em diferentes frentes para defender e reafirmar direitos, assim como melhorar e fazer acontecer as políticas sociais, para que diminua o abismo das desigualdades sociais na sociedade.

  1. Passo 3

        Realizando uma análise comparativa entre a atuação profissional do Assistente Social na década de 80 e nos dias atuais, podemos citar como principais diferenças a ruptura do tradicionalismo, assim como a visão da profissão como “fazer caridade”, e que passa a partir da Renovação do Serviço Social a assumir um  compromisso com a classe trabalhadora, com as classes menos favorecidas pelas políticas públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com