TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar em SAICA

Por:   •  1/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório ou Resumo de Atividade Complementar

Nome: Silvio Carlos de Andrade e Silva

RA: 8798017661

E-mail: silviocarlos_andrade@hotmail.com

Data: 23/09/17

Curso: Serviço Social

Série: 2º Semestre

Atividade Complementar – Ação Social

Local: Instituto Curumim Rua Astúrias nº 91-A Bairro Imirim – São Paulo Cep02540-00

Primeiro dia - 07/10/2017.

As 8:00hs estivemos na instituição Curumim, onde fomos recepcionados pela dirigente Sra. Ana Lucia Cristo e a equipe técnica

SAICA (SERVIÇO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, trata-se de serviço que oferece acolhimento provisório para crianças e adolescentes, afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de abrigo, em função de situação de vulnerabilidade e/ou risco social, visando promover o cuidado, educação e amparo psicológico. A instituição não é conveniada, (ONG) sem fins lucrativos, inaugurada em novembro de 2012, atua com crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses seu quadro recursos humanos é composto por com 14 funcionários divididos em assistente social, psicóloga, pedagoga, orientadores, cozinheiras e operacional e uma dirigente (Ana Lúcia Cristo).

Fomos levados para uma visitação pela a infraestrutura do abrigo que consiste de (quartos, salas, cozinha, banheiros, brinquedoteca e área de lazer) A instituição apresenta cômodos amplos e ventilados, os quartos são separados por idade e sexo dos educandos, conforme a tipificação do serviço, a instituição deve ter semelhança o mais aproximado possível de uma residência familiar. Existe um cronograma para tarefas diárias constando direitos e deveres desde que seja adequado com a idade. Entre as tarefas estão o cuidado com as próprias roupas, arrumação de camas e quartos e objetos pessoais.

As 9:00hs iniciamos divisões de equipes para iniciar atividades com os atendidos, nosso grupo realizou uma roda de conversa com foco nos motivos e benefícios para arrumar as camas e o quarto todos os dias. Para iniciar um bom dia arrumar a cama fará com que os atendidos comecem o dia com a sensação de realização, pois já inicia o dia concluindo uma de suas tarefas diárias para criar melhores hábitos cotidianos aos atendidos
Arrumar a roupa de cama todas as manhãs pode desencadear um efeito dominó para outras escolhas e práticas positivas ao decorrer do dia fazer a cama diariamente está correlacionado com aumento da produtividade e maior sensação de bem estar, a importância da limpeza ao cobrir o seu lençol com uma colcha ou edredom, por exemplo, menos poeira e ácaros chegam diretamente aos lençóis, assim tendo uma boa noite de sono.

As 11:00hs pausamos as atividades para organizarmos o refeitório iniciando o almoço, os serviços prestados na cozinha e refeitório aparentavam uma boa limpeza e organização.

As 13:00hs retornamos com as atividades , acompanhamos os atendidos juntos realizando uma organização em todos os quartos do abrigo colocando em pratica tudo que foi citado em nossa roda de conversa.

As 16:00hs encerramos com as atividades e participamos no lanche tarde com todos.

Segundo dia – 14/10/2017.

As 8:00hs nos encontramos novamente no Instituto Curumim, fomos conduzidos pela dirigente Sra. Ana Lúcia onde nos apresentou os instrumentais técnicos da instituição, explicou sobre a importância dos instrumentais no dia a dia da instituição, pois o mesmo promove organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (123.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com