TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps competencia profissionais

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.036 Palavras (13 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO DE MATÃO/ SP

SERVIÇO SOCIAL – 4º ANO/ 7ª SÉRIE

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

NOME

RA

ALESSANDRA CRISTINA A. FERREIRA

4561909849

EDUARDO CEZAR DE OLIVEIRA

4362839966

LUCIMARA M. CARRENHO LEITE

3875757637

VALERIA CRISTINA VALVERDE

4720885563

VIVIANE BATISTA

4578914429

                                                                   

Prof. Tutora a Distância: Jôsi Greffe

MATÃO/ SP

2015

ALESSANDRA CRISTINA A. FERREIRA 

EDUARDO CEZAR DE OLIVEIRA 

LUCIMARA M. CARRENHO LEITE 

VALERIA CRISTINA VALVERDE 

VIVIANE BATISTA 

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas à Faculdade Anhanguera de Matão/ SP, como parte das exigências do Curso de Serviço Social para aprovação na disciplina de Competências Profissionais.

Prof. Tutora a Distância: Jôsi Greffe

Matão – SP

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...................................................................................................04
  2. DESENVOLVIMENTO......................................................................................05
  1. ETAPA 1......................................................................................................05
  2. ETAPA 2......................................................................................................07
  3. ETAPA 3......................................................................................................09
  4. ETAPA 4......................................................................................................11
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................14
  2. REFEFÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................15

  1. INTRODUÇÃO

O ambiente dinâmico em que atua exige do profissional de Serviço Social implementação e atualização no desenvolvimento de suas atividades. O Conselho Federal de Serviço Social - CFESS busca avaliar as atribuições contidas na Lei 8.662 de 07 Junho 93, que apresenta análise crítica de forma clara sobre as suas características, competências e atribuições privativas da profissão.

O presente estudo aborda a criação e funcionamento dos conselhos de fiscalização das profissões no Brasil, quando o Estado regulamenta profissões e ofícios considerados liberais, a concepção conservadora como reflexo da perspectiva vigente da profissão que se orientava por pressupostos acríticos e despolitizada face às relações econômico-sociais, e o processo de reconceituação do Serviço Social ao longo das décadas.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. ETAPA 1

ANTECEDENTES: A ORIGEM SOB CONTROLE ESTATAL

A criação e o funcionamento dos Conselhos de Fiscalização iniciaram-se nos anos 1950. O estado regulamentou as profissões e os ofícios considerados liberais. Os conselhos tinham o caráter basicamente corporativo com funções controladoras e burocráticas.

A Lei Federal 3.252/57 regulamenta a profissão serviço Social, em seu estatuto, expressando uma concepção conservadora da profissão. Os códigos de ética de 1965 e 1975 tinham as mesmas perspectivas.

O decreto 994 de 15 de maio de 1962, em seu atrigo 6º, determina a disciplina e fiscalização do exercício profissional que caberiam ao Conselho Federal de Assistente Sociais (CFAS) e aos Conselhos Regionais de Assistência Social (CRAS).

Com a intensificação das lutas das classes trabalhadoras em 1975, houve também grandes mudanças para a categoria, aliada às lutas sociais. Os conselhos passam a questionar sua função meramente burocrática, não primavam pela aproximação dos profissionais da categoria. A fiscalização se restringia a inscrição do profissional e o pagamento dos tributos.

Nos anos 1980, constituiu-se um marco na estruturação dos serviços de fiscalização profissional e de ações voltadas para atualizações de cadastros, localizações dos espaços de atuação do Serviço Social, enfrentamento da inadimplência.

O serviço social vive um movimento de reconceituação e novo posicionamento da categoria a partir do III CBAS 9Congresso Brasileiro de Assistência Social) realizado em São Paulo em 1979.

Em 1986, foi extinta a supervisão ministerial aos Conselhos, passando a condição de autarquias especiais, com autonomia administrativa e financeira, um fato histórico com a aprovação de um novo Código de Ética.

A partir daí, os CRESS passam a redimensionar a concepção de fiscalização, percebem a necessidade de estruturar o serviço de fiscalização voltados à atuação, cujo alvo seriam as instituições e não exclusivamente aos profissionais.

Em 1983, teve início um amplo processo de debates conduzidos pelo CFESS, visando alterações no Código de Ética Profissional de 1975, ainda vigente. Em 1986 resulta a aprovação do Código de Ética Profissional superando a perspectiva onde os valores são tidos como universais acima dos interesses de classes, reconhecendo um novo papel profissional competente teórica, técnica e politicamente.

Em 1991, aponta-se uma necessidade de revisão, maior eficácia na operacionalização dos princípios defendidos pela profissão (CFESS-CRES). Conclui-se em 1993 uma reformulação sob coordenação do CFESS, debate aberto com o CRESS e as demais entidades da categoria, eventos ocorridos entre 1991 e 1993; seminários nacionais, ENESS, VII CBAS e encontros nacionais CFESS-CRESS.

Os instrumentos normativos se articulam e mantém coerência entre si, Lei de Regulamentação, Código de Ética, Código Eleitoral, resolução do CFESS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (234.9 Kb)   docx (73.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com