TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do assistente social no hambito hospitalar

Por:   •  12/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 7

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE: ÂMBITO HOSPITALAR

CASSIANE PIRES DA SILVA CURTI ¹

 JUCIELE MARTA WRUBLEWSKI ²

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo fazer a análise da atuação do assistente social no contexto hospitalar. O assistente social desenvolve projetos sociais dentro do hospital, auxilia familiares e fornecem dados de origem e meio social, tudo isso de forma multiprofissional, ou seja, trabalha em equipe com os demais funcionários do hospital. O serviço social contribui para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e familiares que fazem uso da instituição hospitalar.

Palavras-chave: Assistente social - Projetos - Equipe.

1. INTRODUÇÃO

O assistente social no ambito hospitalar, é responsável por desenvolver projetos sociais e fornecer informações de como esta inserido determinado paciente, de forma multiprofissional, ou seja, com a ajuda de todos os funcionarios, para a instituição.

O assistente social tem a ajuda de diversas órgãos e profissionais como, conselho tutelar, prefeitura municipal, centro de apoio psicossocial, Cras, Creas, psicologos, fisioterapeutas, medicos entre outros. Todas essas entidades e profissionais deixam o atendimento hospitalar tanto para familiares quanto para paciente mais humanizado.

O serviço social tem atuação na area cultural, ambiental, social, pessoal, psicológica e econômica do paciente, a fim de identificar os problemas que podem interromper o tratamento e reportá-los à equipe.

Com informações contidas em site, livros e artigos pude elaborar uma pesquisa que contém a associação do profissional do Serviço Social na área da Saúde em um âmbito hospitalar. Os resultados foram obtidos através da análise do discurso e revisão bibliográfica.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA – SERVIÇO SOCIAL NA SAUDE

O assistente social é a ligação entre o paciente, a família e a instituição, sendo um facilitador que informa a equipe multiprofissional. Fornece dados de origem, do meio social e das condições de vida do paciente, colaborando com o tratamento oferecido por todos os profissionais da equipe. As ações do assistente social, se processam através do trabalho multiprofissional, possibilitando atender o usuário como ser humano, com necessidades físicas, materiais e sociais, pois o acesso ao atendimento à saúde é um direito universal.

Os atendimentos em equipe são centrados no trabalho multidisciplinar, onde cada membro tem uma função que sempre está ligada com a outra. Conforme Cavalcante, Reis e Lira (2011):

No serviço social a multidisciplinaridade, geralmente, é muito vivenciada, devido à demanda das Instituições por esta modalidade de atendimento, fato que implica superposição dos conhecimentos de diversas áreas. Não podemos negar que ela representa um passo em Relação ao trabalho interdisciplinar, mas nunca na direção de uma alternativa de oportunizar uma inter-relação ou troca entre os profissionais que possa trazer respostas para decifrar a “questão social” a partir de uma consciência humanitária, que se funde na integração entre a vida, a conduta e o conhecimento neste campo do trabalho (CAVALCANTE; REIS; LIRA, 2011, p. 5).

De acordo com BRAVO (2007, p.43), a inserção do Serviço Social no campo da saúde deve ocorrer com “o intuito de formular estratégias que busquem reforçar ou criar experiências nos serviços de saúde, articulando as suas ações ao Projeto da Reforma Sanitária”. Sob essa perspectiva, é fundamental levar em consideração as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa da profissão, necessariamente indissociáveis para a prática profissional.

A atuação do serviço Social em unidades ambulatoriais tem como objetivo investigar as situações cultural, ambiental, social, pessoal, psicológica e econômica do paciente, a fim de identificar os problemas que podem interromper o tratamento e reportá-los à equipe, tornando possível a compreensão de quem essa pessoa é, quais os outros fatores que estão afetando a vida desse indivíduo e de seus familiares. Através de um planejamento de intervenções que torne o tratamento e a recuperação viáveis ao paciente, considerar um processo constante de assistência para propiciar maior conforto emocional e físico, e vida social e ocupacional mais próximos do "normal", dados as condições impostas pela doença.

Ações do Assistente Social no atendimento ambulatorial:

  • Orientar e informar sobre a instituição e seus recursos;
  • Encaminhar para exames;
  • Efetuar contato com o serviço de transporte (ambulância);
  • Preparar paciente e família para internação, cirurgia;
  • Orientar sobre internação;
  • Orientar e encaminhar a recursos previdenciários;
  • Efetuar contato com a família;
  • Esclarecer sobre diagnóstico e exames;
  • Encaminhar paciente para hospital (transferir);
  • Encaminhar para recursos comunitários;
  • Elaborar relatório social;
  • Realizar atividade grupal;
  • Realizar um trabalho integrado com os outros membros da equipe de saúde;
  • Registrar sua ação em fichas, livros, prontuário, etc.:
  • Realizar visitas domiciliar.

O Conselho Regional de Serviço Social afirma que:  Serviço Social se insere na equipe de saúde como profissional que articula o recorte social, tanto no sentido das formas de promoção, bem como das causalidades das formas de adoecer, intervindo em todos os níveis dos programas de saúde. O assistente social como profissional de Saúde tem competência para atuar junto aos fenômenos socioculturais e econômicos que reduzem a eficácia da prestação dos serviços no setor quer seja ao nível de promoção, prestação e/ou recuperação da saúde. O assistente social é, pois, um profissional de saúde que vem corroborar a posição que emerge da categoria – fruto de avanços obtidos na trajetória histórica da profissão -, buscando a garantia da qualidade na prestação de serviços de saúde, numa perspectiva de universalidade e integralidade à população brasileira.

A família é o ponto base de atuação do serviço social, ao incentivar a família a comprometer-se com o tratamento da doença, faz com que o paciente reaja melhor ao mesmo.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

        Utilizei a abordagem de natureza qualitativa como orientadora do recorte do
objeto e das análises teórico empíricas, considerando que o seu objeto envolve a
subjetividade de um grupo social. Tal abordagem, segundo Minayo (2006), apresenta-se
como a mais adequada ao estudo desenvolvido, por sua capacidade de fazer emergir
aspectos novos, em busca de sentidos e de estar na perspectiva do sujeito. Portanto, é um
método que possibilita a descoberta de novos nexos e explicação de significados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (284.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com