TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliacao Do Patrimonio Liquido

Casos: Avaliacao Do Patrimonio Liquido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  3.585 Palavras (15 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1. Introdução

1.1 Contextualização

1.2 Situação Problema

1.3 Pergunta a ser respondida

1.4 Hipótese

1.5 Metodologia

1.6 Variáveis

1.7 Resultados esperados

2. Fundamentação Teórica

2.1 Aspectos gerais da Perícia Contábil

2.2 Tipos de Perícia

2.3 Conceitos de Avaliação Patrimonial

2.4 Avaliação de Patrimônio Líquido

2.5 Métodos de Avaliação de Patrimônio Líquido

3. Consideraçoes Finais

4. Referências Bibliográfias

1. INTRODUÇÃO

1.1 Contextualização

O patrimônio líquido representa a diferença entre o ativo, o passivo e o resultado de uma entidade e traduz o valor que os acionistas fazem juz no período. A demonstração do Patrimônio Líquido inclui os itens mais importantes do balanço e da demonstração do resultado do exercício. Sua forma de apresentação exige que a alteração no valor seja igual ao lucro menos os dividendos (líquido das contribuições para o aumento de capital). Tratamos essa relação como “relação de lucro limpo” pois, da forma como foi articulada, todas as alterações nos ativos e passivos que não estejam relacionadas com os dividendos devem passar pela demonstração de resultado do exercício. Considerando todos os bens e direitos da empresa e subtraindo tudo o que ela deve a terceiros, o saldo será de propriedade dos sócios. Em última instância, supondo a possibilidade de realização imediata de todos os ativos e de todos os passivos, deveria sobrar na conta bancária da empresa o Patrimônio Líquido, passível de ser distribuído integralmente aos sócios. A partir de 01.01.2008, conforme a lei 11.638/2007 das sociedades por ações, o Patrimônio Líquido é dividido em: Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados.

O crescente número de fusões e aquisições em uma economia globalizada, o processo brasileiro de privatizações, o grande número de processos judiciais de cisão, dissolução parcial ou total de sociedades, além das enormes oscilações de preços das ações em bolsas de valores no Brasil e no mundo, principalmente, nas ações das empresas da nova economia, são razões que justificam a avaliação de empresas.

1.2 Situação Problema

O processo de avaliação de uma empresa é complexo, envolvendo variáveis subjetivas e ferramental técnico, onde a qualidade das informações utilizadas é condição sine qua non para a eficiência do produto final. Assim sendo, antes de se determinar os métodos de avaliação que serão aplicados, é fundamental a elaboração preliminar de um diagnóstico preciso da empresa avaliada, o contexto macroeconômico no qual ela está inserida, seu setor de atuação, seu mercado consumidor, seu desempenho passado e atual, seus aspectos econômicos e financeiros, sociais, jurídicos, fiscais, comerciais, tecnológicos e técnicos. A profundidade dessas análises depende das peculiaridades de cada caso, do tamanho do negócio avaliado e da disponibilidade de informações.

1.3 Pergunta a ser respondida

Quais os métodos para avaliação do patrimônio líquido?

1.4 Hipótese

O processo de avaliação de uma empresa é complexo, envolvendo variáveis subjetivas e ferramental técnico. Acredita-se que diversos métodos de avaliação devem ser empregados de acordo com as peculiaridades de cada empresa e que a qualidade das informações utilizadas é fundamental para a eficiência do método.

1.5 Metodologia

No presente trabalho foi utilizada como metodologia de pesquisa a pesquisa bibliográfica em livros e legislações da área contábil.

1.6 Variáveis

O prof. Modesto Carvalhosa, ao comentar o art. 264 da Lei das S.A. ensina sobre o critério do patrimônio liquido a preços de mercado:

O valor do patrimônio líquido das ações emitidas pela incorporada e pela incorporadora deverá ser apurado a preços de mercado (art. 183, § 1º).Isso significa que o valor apurado será o do ativo, subtraído o passivo, mas de cada bem constante do ativo e do passivo, avaliado individualmente, a preços de mercado. Esse critério atende à finalidade do preceito que, ao referir-se a preços de mercado, pressupõe que qualquer bem ou direito somente tem valor se puder ser negociado individualmente, ou seja, independentemente dos outros bens ou direitos.(CARVALHOSA, 2002, p. 288)

1.7 Resultados Esperados

Com o presente estudo pretende-se conhecer os principais métodos utilizados para a Avaliação do Patrimônio Líquido.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Avaliação de Patrimônio Líquido

Qual o valor do patrimônio de uma empresa? Primeiramente precisamos conceituar alguns termos. Valor é o grau de importância de um bem baseado em sua utilidade. Já preço é o valor em dinheiro, economicamente que podemos atribuir a um bem em alguma negociação.

Para o perito contador avaliar o patrimônio de uma empresa a fim de chegar em um preço, ele precisa considerar o valor atribuído para essa empresa, tanto contabilmente, utilizando-se dos recursos contábeis, quando o valor que ela tem junto ao mercado. O perito somente consegue chegar ao valor, no final de toda negociação quando se conhece o valor contábil e o valor de mercado, aquele esperado por quem compra que atende as suas expectativas.

2.2 Métodos de Avaliação de Patrimônio

a) Avaliação Patrimonial Contábil

Neste tipo de perícia contábil, busca chegar ao valor do patrimônio da empresa através de seus demonstrativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com