TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS INSTRUMENTOS E PROCESSOS DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  29/10/2017  •  Seminário  •  3.381 Palavras (14 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 14

Pamela Cristina Girardi de Souza

Rosmeri Tubiana

Viviane da Rosa Maciel

Regiane Assis de Jesus Carvalho

Wanderlise Jeanete Gili

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Serviço Social (SES 0356) – Seminário Interdisciplinar IV

18/04/2017

Palavras-chaves: Instrumentalidade, Serviço Social e Acolhimento

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar os parâmetros da atuação do profissional de Serviço Social buscando conhecer o seu espaço de atuação, processos e instrumentos de trabalho no dia a dia. Para a elaboração foi visitado a Instituição Serviço de Acolhimento Institucional de Guaramirim, com a finalidade de coletar dados, possibilitando não somente embasamento teórico, mas também pratico.
Seu desenvolvimento se dá por meio de entrevista semi- estruturada, visita de campo e levantamento bibliográfico. Nos proporcionando uma experiencia e vivencia unica, agregando-nos e possibilitando maior conhecimento sobre os processoe de trabalho, instrumentos teoricos metodologicos do Assistente Social e Servicos de Acolhimento de modo geral.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com a finalidade de conhecer os instrumentos e processos de trabalho do Assistente Social.

A busca dará ênfase em Instituição de alta complexidade, Instituição Serviço de Acolhimento Institucional de Guaramirim.

Focando nos instrumentos e processos de trabalho que o profissional exerce em seu cotidiano.

O trabalho tem caráter bibliográfico e conta com entrevista a Assistente Social Marideise de Oliveira atuante na instituição e visita de campo.

Tem como foco principal conhecer a evolucao historica do servicos de acolhimento, modalidades de acolhimento, a pratica de um assistente social em instituicao de acolhimento e a realidade do municipio.

2 DESENVOLVIMENTO

Para que o profissional do Serviço Social possa exercer sua profissão e atuar no dia-a-dia, é preciso que ele esteja preparado para aplicar seu conhecimento teórico nos problemas sociais existentes, sobretudo deve ter clareza sobre quais os instrumentos que possibilitam e auxiliam na efetivação do seu trabalho.

Estes instrumentos podem ser classificados em duas categorias: instrumentos relativos à apreensão da realidade e instrumentos relativos à intervenção na realidade. É necessário tomar cuidado com esta classificação, pois um instrumento classificado como apreensão já pode estar sofrendo intervenção, ou vice-versa.

Os instrumentos teóricos metodológicos são:

Visita domiciliar: como o nome sugere a visita é a ida do assistente social na residência do usuário. Esta visita sempre tem um objetivo predeterminado, geralmente é para conhecer melhor a realidade do usuário. Sarmento (1994, p.304) afirma que:

A visita domiciliar como um instrumento que potencializa as possibilidades da realidade (conhecendo com o usuário as suas dificuldades e, não o que já sabe que são pobres, que brigam que bebem etc.) e, que tem como ponto de referência a garantia de seus direitos (através dos serviços que lhe são levados) onde se exerce um papel educativo (colocando o saber técnico a disposição) de reflexão sobre a qualidade de vida.

Entrevistas: A entrevista pode ser individual ou coletiva.  Tem o objetivo de  compreender, identificar ou constatar uma determinada situação, porem não se limita somente a isso. A entrevista é um espaço de escuta onde o profissional deve se colocar como ouvinte, ouvir é uma atividade ativa e não passiva, ou seja, não se trata apenas de receber informações mais sim concentrar-se nelas, refletir e indagar sobre elas. Também deve o assistente social se colocar na posição de condutor da entrevista coletando somente o que é pertinente e sabendo intervir quando o assunto foge do foco principal.A entrevista é o momento no qual o assistente social estabelece relação de confiança com usuário.

Acredita-se que a entrevista seja o instrumento mais importante e o mais utilizado pelos assistentes sociais, é através dela que se consegue alcançar o objetivo do trabalho profissional: a intervenção.

Observações: Técnica importante para que o profissional possa  tomar conhecimento de um fato e encontrar caminhos necessários aos objetivos que precisam serem alcançados.

Relatórios: Documento onde são registradas as informações, observações, pesquisas, investigações e fatos. São bastante utilizados, pois servem como registro importante capaz de subsidiar  decisões.

Parecer social: esclarecimentos e analises, com base em conhecimentos específicos do Serviço Social e questões relacionadas a decisões que precisam ser tomadas.

Pericia social:  a finalidade da perícia social é conhecer e propor soluções a determinadas situações sociais consideradas problemáticas.

Laudo Social: é o resultado da pericia social, tem finalidade de dar suporte à decisão judicial.

Encaminhamentos: é uma articulação da necessidade do usuário com a oferta de serviços. Estes devem ser sempre formais.

Acompanhamento Social: é feito quando detectado na entrevista a necessidade de se fazer encaminhamentos diversificados.

Ficha de cadastro: Ficha de coleta de dados sobre o usuário é composta por informações diversas como: dados pessoais, endereço, documentação, parecer técnico.

Folha de produção diária: Na folha de produção diária consta a data de atendimento, atividades e providencias que foram tomadas e a assinatura do estagiário ou assistente social responsável pelo atendimento.

Acolhimento: Oferecer acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

Atendimento e Estudo Psicossocial: O acompanhamento psicossocial tem como objetivo proporcionar uma reflexão e avaliação permanente acerca das metas, objetivos e compromissos identificados no plano de atendimento.

Reunião: momento de reflexão sobre determinado tema ou situação, geralmente em objetivo de tomada de decisão.

Os instrumentos utilizados pelo assistente social dependem exclusivamente do objetivo estabelecido, ou seja, eles não devem ser observados de maneira generalizada, pois são criados e recriados de acordo com os objetivos e exigências da ação profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com