TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PROJETOS E EVENTOS EM ESPORTE E LAZER

Por:   •  4/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  1.383 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

GESTÃO DE PROJETOS E EVENTOS EM ESPORTE E LAZER

Estudo de caso – administração e marketing

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina: Gestão de Projetos e Eventos em Esporte e Lazer  como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Aldo Coelho Silva.    

LEANDRO PIRES NOGUEIRA

R.A: 8026759

BELO HORIZONTE-MG

2017

Descrição da atividade

Com base nas leituras realizadas até o momento, visite uma organização ou entidade privada que atue na área dos esportes, treinamento ou atividade física, como: clubes esportivos, academias de ginástica, escolas de esportes ou até mesmo seu próprio campo de atuação profissional, caso atue nessa área. Durante sua visita, você deverá observar o cenário que está inserida a organização ou entidade e entrevistar um gestor no intuito de relatar aspectos relativos à administração e marketing, levantando alguns dos principais problemas destes aspectos, tendo como orientação as seguintes questões:

Organização visitada: Academia Vida Ativa

Proprietário: Allan Carlos Pires

Endereço: Rua Papa Coelho, 167. Leópolis – PR

1) A organização visitada preocupa-se com os aspectos da gestão, no que se refere as funções administrativas básicas (planejamento, organização, direção e controle), habilidades e competências de seus gestores? Descreva como isso ocorre e orientese pelo Capítulo I da obra "Administração para não administradores: gestão de negócios ao alcance de todos".

A partir da visita realizada na entidade acima apresentada e por meio da conversa com o seu proprietário e gestor pude constatar sim a precoupação por parte dele no que se refere as funções administrativas básicas: planejamento, organização , direção e controle.

Em relação ao planejamento o gestor me apresentou a ideia de ampliação do seu negócio, a partir principalmente dos recursos oriundos deles, o que inclui o aumento do espaço físico da academia e também a aquisição de novos equipamentos.

No dia a dia da academia o responsável pela organização das tarefas é realizada exclusivamente pelo próprio gestor, tendo em vista que ele atua sozinho no atendimento aos alunos. Sobre a função de direção, o que verifiquei foi uma grande preocupação do gestor em acompanhar bem de perto o andamento das suas atividades, buscando principalmente averiguar o posicionamento dos seus alunos em relação à empresa, o que por sua vez acaba fazendo parte do controle.

2) Fundamentado nos estudos de marketing sugeridos, descreva sobre a segmentação de mercado da organização visitada frente a seus clientes: quais as principais concorrências, a diferenciação e o posicionamento da instituição? Descreva como isso ocorre e oriente-se pelo Capítulo V da obra "Administração para não administradores: gestão de negócios ao alcance de todos".

        Na instituição a segmentação de mercado ocorre da seguinte maneira:

        Por se tratar de uma empresa localizada em uma cidade pequena, o gestor não encontra problemas com concorrência, tendo em vista que sua empresa é a única do ramo na cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (111 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com