TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COACHING PARA DEPENDENCIA QUIMICA

Por:   •  29/6/2017  •  Artigo  •  7.732 Palavras (31 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 31

APLICAÇÃO DE COACHING PARA DEPENDENTES QUIMICOS

Nolcivar Ferrari[1]

Sandra Regina de Barros de Souza[2]

Resumo

O artigo a seguir foi resultante de uma pesquisa exploratória com o objetivo de verificar a possibilidade de se aplicar um processo de Coaching de Vida para tratamento da dependência química. Foi realizado uma pesquisa em um grupo de 30 internos de uma  clinica de tratamento de Dependentes Químicos localizada no sul de Santa Catarina que se utiliza do método mais conhecido mundialmente para tratamento e recuperação de dependência química, os Dose Passos dos Narcóticos Anônimos, ou seja, ´´eu sou responsável diretamente pelas minhas atitudes e sendo assim minha recuperação e o meu tratamento depende única e exclusivamente de meu esforço pessoal´´. Utilizamos a nível individual e coletivo 3 (três) das principais ferramentas do Coaching de Vida, para identificarmos os resultados das mesmas a nível de desenvolvimento pessoal, emocional e motivacional de cada individuo (coachee). Concluímos com a análise dos resultados que através da aplicação das ferramentas houve um crescimento muito grande no coachee a nível pessoal e tanto a nível emocional e principalmente motivacional e que pode-se perfeitamente se utilizar de um processo de Coaching de Vida para tratamento de Dependência Química, resultando assim uma melhoria contínua e duradoura em seu crescimento pessoal.

Palavras-chave: Dependência Química. Coaching de Vida. Recuperação.

                

1 INTRODUÇÃO

O Coaching é um processo que tem seu inicio na década de 1990 nos Estados Unidos e embora muito utilizado desde lá ainda no Brasil não se pode dizer que tem uma grande difusão de sua prática, somente a partir de 2005 é que se está colocando em prática as idéias de que o processo de Coaching pode ajudar e muito as pessoas tanto a nível pessoal (Coaching de Vida)  como profissional (Empresarial).

O processo a nível pessoal é chamado de Life Coaching ou Coaching de Vida é o mais conhecido e também o mais aplicado no Brasil, onde tem sua aplicação voltado para a auto-conhecimento, auto-realização e o desenvolvimento interior, através dele o cliente desenvolve competências e hábitos eficazes que vão influenciar diretamente em sua qualidade de vida.

Segundo Hudson (1999), o propósito principal do Coaching é ajudar os Coachees a ampliar sua percepção da realidade no contexto em que está inserido, identificar e compreender sua opções, obter o melhor resultado possível em um determinado contexto e sentir-se capaz de perseguir novas metas.

A utilização das ferramentas de coaching possibilita a complementaridade das competências humanas, pessoais e profissionais a partir do propósito de aprender e de aprender novas formas de ver e pensar uma situação especifica ou diante de contextos ainda não experimentados (WHITMORE, 2006).

Esta pesquisa tem como objetivo descobrir como um processo de Coaching de Vida pode ser utilizado no tratamento da dependência química, através da aplicação de 3 (três) de suas principais ferramentas utilizadas em um processo normal de Coaching de Vida. A pesquisa pretende evidenciar que a aplicação das mesmas, pode promover primeiramente um autoconhecimento de cada individuo (coachee), buscando um alinhamento/equilíbrio de sua vida pessoal, e num segundo momento desenvolver os potenciais de cada um e estabelecer novos hábitos e comportamentos para auxiliar em sua recuperação. 

O questionamento inicial é descobrir se podemos aplicar o processo de Coaching em uma área tão restrita e polemica que envolve não só o individuo, mas sim o âmbito familiar e porque não o âmbito social. Também é importante salientar que esta pesquisa  não tem como finalidade encontrar uma verdade absoluta, mas sim, uma nova perspectiva de que o Coaching de Vida pode ser uma nova alternativa junto com outros tantos já utilizados no tratamento e recuperação de dependência química, tendo em vista que o tratamento e recuperação de dependentes químicos ainda é amplamente discutida e polemizada.

Como o processo de Coaching de Vida baseia-se na mesma fundamentação dos tratamentos utilizados pelos centros de recuperação espalhados pelo mundo, que tomam como referência a política dos Narcóticos Anônimos, ou seja, de que a recuperação da dependência passa única e exclusivamente pelo próprio individuo, e que toda a eficácia do tratamento e recuperação está focado no EU de cada um, tem-se a idéia inicial que os resultados do processo de Coaching de Vida na recuperação da dependência química pode trazer um ganho significativo para uma recuperação mais rápida e mais eficaz.

Por meio de estratégias, o coach conduz seus clientes para o autoconhecimento e percepção do cenário atual, liberando seu potencial para maximizar seu desempenho. O coaching auxilia as pessoas a ir além do que já são e perceber o que querem se tornar no amanhã, expandindo suas competências e habilidades, seus resultados e suas crenças e atitudes (LAPPOLI; BEIRÃO FILHO; LAPOLLI; FRANZONI, 2010).

2 EMBASAMENTO TEÓRICO

2.1 A Dependência química

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 2001. A dependência química está classificada entre os transtornos psiquiátricos, tendo sua classificação definida na CID-10 e também na DSM IV (ver abaixo); sendo considerada uma doença crônica que pode ser tratada e controlada simultaneamente como doença e como problema social.

Por se tratar de uma doença crônica leva a pessoa a uma progressiva mudança de comportamento, gerando uma adaptação a doença, a fim de proteger o uso da droga. Ainda na concepção da dependência química como doença, ela é caracterizada como progressiva, incurável, mas tratável, apesar de problemas significativos para o dependente. É uma doença de evolução própria, que pode levar à insanidade, prisão, morte ou ao tratamento.

        De acordo com  a Classificação Internacional das Doenças (CID-10) da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Dependência Química de Substâncias Psicoativas é considerada  uma doença caracterizada por um padrão de sintomas e características que numeramos abaixo para que se possa diagnosticar mais precisamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)   pdf (344.6 Kb)   docx (80.8 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com