TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Seminário: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Seminário  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Importância das organizações no mundo moderno: Modelar o comportamento dos indivíduos que nela participam, pois influenciam nas necessidades e motivações dos indivíduos, ou do grupo, as incentivam a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégicas administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e em seu empenho em superar pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.

Conceitos de Comportamento Organizacional: consistem em um estudo sistemático do comportamento humano, suas ações e atitudes. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promove a cidadania organizacional.

Propósito: Consiste em três finalidades- a Explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão esta relacionada a eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação especifica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento humano. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficiência.

Características Identificadas: Elementos de formação do administrador, estudo de pessoas, grupos e integrações nas estruturas organizacionais e interorganizacionais. Uma ciência aplicada. Engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas. Representa a convergência gradual das diversas escolas de pensamento. Abordagem integrativa: Combinar o desenvolvimento técnico/conceitual (cognitivo) com um aprendizado natural (habilidades interpessoais). Voltada para quatro tipos de comportamento: Produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional. Preocupada com a satisfação no trabalho atrelada a eficiência e a eficácia.t

Variáveis: As principais variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.

Principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos: Aumentar a produtividade e a qualidades dos produtos de uma empresa (Gestão de Qualidade: Satisfação constate do cliente mediante o aprimoramento contínuo de todos os processos organizacionais). Melhoria das habilidades humanas: Motivação, liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente, etc. Administrando a diversidade da força de trabalho: Um dos desafios mais importantes e abrangentes. Diz respeito à raça, etnia, sexo dos participantes, mulheres, negros, deficientes físicos, idosos, e homossexuais. Respondendo à globalização: Aprender a trabalhar com pessoas em diferentes culturas. Fortalecendo as pessoas: Emporwement - Fortalecimento dos funcionários, equipes autogerenciadas. Estimulando a inovação e a mudança: Organizações Bem sucedidas precisam encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar sua competitividade, ou estarão fadadas à morte. Os funcionários de uma empresa podem exercem mudança e inovações ou podem ser uma barreira poderosa contra elas. O estudo do comportamento organizacional oferece muitas idéias e técnicas para ajudar na realização desse objetivo.

Lidando com a “temporariedade”: Os executivos e os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com