TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Projeto de pesquisa: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.489 Palavras (10 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O comportamento Organizacional é necessário nos dias atuais. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração. Muitas são as variáveis que, se trabalhadas garantem diferenciação à empresa. Duas delas é a capacidade empresarial de mudanças e a capacidade lógica e racional de planejamentos estratégicos, onde se inclui atividade, produtos, serviços e pessoas, evidentemente.

Uma organização se forma a partir dos líderes que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos explícitos e implícitos, das normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais, que representam os fatores intangíveis. Entender essas dinâmicas requer percepção, visão e sagacidade.

CAPÍTULO 01

Definição de CO

Comportamento Organizacional é um estudo do comportamento do indivíduo no seu ambiente de trabalho, na Organização.

A personalidade de cada pessoa dentro da empresa, o seu modo de trabalho, suas atitudes.

O comportamento Organizacional preocupa-se com a eficiência e eficácia no trabalho, a melhoria das pessoas no trabalho, gerando satisfação, boa comunicação, bom convívio no ambiente de trabalho.

O CO ajuda as pessoas a lidarem com o lado pessoal e profissional, ficarem satisfeitas com as duas partes, ajuda as pessoas a serem mais satisfeitas e mais produtivas no trabalho.

COMPARAÇÕES DOS AUTORES GERALDO R. CARAVANTES E STEPHEN P. ROBBINS SOBRE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo o autor Geraldo Caravantes, Comportamento Organizacional é uma área que estuda o comportamento de funcionários dentro de uma empresa, afim de detectar suas ações no ambiente de trabalho. Deve se preocupar em estudar o comportamento, atitudes e o desempenho do trabalhador, as percepções e sentimentos. Devemos também estudar o ambiente em si, os recursos humanos e seus objetivos. Os efeitos dos trabalhadores sobre a empresa, na sua eficiência, eficácia e efetividade.

Geraldo Caravantes, também mostra que devemos compreender melhor essa definição, quando a Organização formal, ainda que importante, é apenas uma de suas preocupações, incluindo a forma de estudar seus indivíduos, grupos e o ambiente de trabalho. E que a partir de uma visão sistêmica, procura estudar as inter-relações e interdependências no que já foi citado anteriormente. E se quisermos entender de Comportamento Organizacional, necessitamos estudar com mais atenção às chamadas Ciências Comportamentais, como psicologia, sociologia, antropologia e ciência política.

Já o autor Stephen P. Robbins, na definição de Comportamento Organizacional é quando a unidade social conscientemente coordenada, comporta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum.

Dentro do Comportamento Organizacional, Stephen P. Robbins fala de todos os participantes de uma empresa de suas funções e objetivos.

Executivos: tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir determinado objetivo.

Funções dos executivos: Planejamento, Organização, Liderança, Controle.

Papéis dos executivos, são os papéis de relacionamento interpessoal, símbolo de liderança, líder (responsável pela motivação e direção dos subordinados), ligação.

Rotineiras de natureza legal ou social, membros da organização, mudanças, distúrbios sérios e inesperados, habilidades dos executivos.

Para o autor Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar e eficácia da empresa.

Tanto Robbins e Geraldo têm as mesmas definições e terminam seus estudos baseados em psicologia, sociologia, psicologia social, antropologia e ciência política.

Seus desafios são:

* Globalização

* Diversidade da força de trabalho

* Aumentar a qualidade e produtividade

* Escassez de mão de obra

* Atendimento ao cliente

* Habilidades humanas

* Autonomia para as pessoas

* Inovação e mudança

* Temporariedade

* Organizações interconectadas

* Vida pessoal e profissional

* Comportamento ético

* Variáveis dependentes

* Produtividade

* Absenteísmo

* Rotatividade

* Cidadania Organizacional

* Satisfação no trabalho

* Variáveis independentes

Quadro Comparativo Entre Sistemas Abertos e Fechados De CO

CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

A empresa é formada por organizações, cuja qual, é administrada por pessoas, é à força de trabalho, as pessoas, que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade e é ai que o entendimento do que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com seu ambiente, ou seja, um campo que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

COMPARAÇÃO ENTRE DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional refere-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com