TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPREENDENDO OS PROCESSOS SOCIOLÓGICOS.

Por:   •  21/6/2015  •  Dissertação  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Para analisarmos o desenvolvimento do cidadão na sociedade descrevemos no texto através da nossa experiência adquirida como ser racional, definições e conceitos sobre: sociedade, ser humano, qualidade de vida, mundo, realidade, vida social, preconceito e entre outros.

Somente após essa reflexão poderemos analisar essa temática proposta.

COMPREENDENDO OS PROCESSOS SOCIOLÓGICOS.

 O mundo é o lugar onde habitamos e construímos uma vida social, é tudo que há em nossa volta, o planeta e seu território completo. A realidade são fatos do cotidiano que são concretos e verdadeiros, que muitas vezes podem ser cruéis ou boas não sendo ilusórios.

 O ser humano é um ser social e racional, passível de erros e acertos que vivem na realidade. Carrega valores tais como respeito pelo outro, solidariedade e cooperação, um ser biológico, cultural que não nasce pronto, transforma a natureza e vive em processo de formação na sociedade.

Viver em sociedade é socializar – se uns com os outros obedecendo a regras e adaptando-se á normas de condutas. É antes de qualquer coisa respeitar o espaço do outro, sabendo que seus direitos terminam onde começa o do próximo.

Desde o nosso nascimento varias pessoas passam a fazer parte de nossas vidas e com elas vamos desenvolvendo muitos tipos de relações. Passamos a nos relacionarmos por amizade, por motivo de estudo, para participar de associações de diversos tipos ( moradores de um bairro ou de um condomínio, um clube) para desenvolver atividades profissionais, etc. Enfim é uma grande corrente humana que constrói uma sociedade

 A grande finalidade da vida social é conviver em sociedade, formar família, ter acesso a direitos humanos, trabalhar, estudar, etc. Visto que o ser humano em sua verdadeira natureza é um ser coletivo, a vida social faz com que hoje uma interação entre os seres humanos e tudo que ele produz. É através dela que buscamos referências (conhecimentos) para nossa própria existência.

 Definimos como conhecimento o que aprendemos com o decorrer da vida, a cada experiência adquirimos mais, seja ela positiva ou negativa. Buscamos sempre transmitir o conhecimento que temos seja em nossa casa ou no nosso trabalho ele é muito importante para o desenvolvimento do ser humano na sociedade, pois somos seres racionais agimos, pensamos em prol da sociedade, esse é o espírito que eleva o ser humano e os separa dos demais animais, conhecimento é primordial, a cada dia aprendemos algo novo, o cidadão vive em uma constante busca pelo ser e o saber.

Ser cidadão é viver de acordo com as regras que regem uma cidade, fazer seu ‘’papel’’ na sociedade, agir, pensar, fazer algo em prol do ser humano, obedecer a regras. É ter direito a vida, a liberdade, a propriedade, a igualdade perante a lei, ter direitos sociais como: educação, saúde, trabalho justo, e uma velhice digna. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos etc. sim cidadania é quando exercermos deveres tais como respeitar e ajudar ao próximo etc.

Compreendemos como qualidade de vida um método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano, é poder viver em sociedade com acesso a todos as necessidades, sejam elas fundamentais tais como saúde, educação, trabalho e lazer, porque ambos se complementam para realizar o bem estar dos cidadãos. Quando temos uma educação de qualidade e uma boa saúde somos mais dispostos e tudo parece fazer sentido, quando não temos acesso a essas necessidades o cidadão tem um déficit na sua qualidade de vida social.

As condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão, pois, o exercício de cidadania passa pela qualidade de vida. Não podemos considerar um cidadão pleno quem não tem as mínimas condições de dignidade, ex: viver em uma cidade que não há saneamento básico para todos, educação de qualidade e um bom atendimento na área da saúde  ter a certidão de nascimento e entre outros.

O bem estar pessoal ou coletivo também é sinônimo de uma vida cidadã, pois ser cidadão é ter direitos e nele o bem estar, o cidadão que não tem isso não pode dizer que tem uma vida de cidadã, mas por motivos alguns preconceitos esses cidadãos tem os seus direitos negados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (308 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com