TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONFLITOS ÉTICOS E CIENTÍFICOS DA CLONAGEM REPRODUTIVA E TERAPÊUTICA

Pesquisas Acadêmicas: CONFLITOS ÉTICOS E CIENTÍFICOS DA CLONAGEM REPRODUTIVA E TERAPÊUTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  3.486 Palavras (14 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade apresentar os conflitos entre a ética e a ciência envolvendo a clonagem, bem como apresentar as características dos dois tipos de clonagem, a reprodutiva e a terapêutica. Desde que a ideia surgiu, em 1938, a clonagem artificial se tornou um dos assuntos mais polêmicos da humanidade. A transferência do núcleo de uma célula em estágio tardio de desenvolvimento para um óvulo foi proposta por Hans Spermann, embriologista alemão. O trabalho apresenta os pontos positivos e negativos da clonagem, segundo informações disponíveis na internet, publicadas por especialistas envolvidos com o tema, bem como o histórico da clonagem ao longo da história.

Palavras-Chave: Ética. Clonagem. Conflitos

ABSTRACT

This work aims to present the conflict between ethics and science surrounding cloning, as well as presenting the characteristics of the two types of cloning, reproductive and therapeutic. Since the idea came, in 1938, the artificial cloning has become one of the most controversial issues of humanity. The transfer of the nucleus of a cell in late stage development for an egg was proposed by Hans Spearmann German embryologist. The paper presents the positive and negative aspects of cloning, according to information available on the internet, posted by experts concerned with the issue as well as the history of cloning throughout history.

Keywords: ethics. Cloning. Conflicts

INTRODUÇÃO

A clonagem é um processo natural ou artificial onde são produzidos organismos geneticamente idênticos. Trata-se de um tipo de reprodução assexuada, pois não envolve troca de gametas entre indivíduos. De acordo com Webber (1993), um clone é definido como uma população de moléculas, células ou organismo que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original entre elas. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado.

O processo de clonagem artificial teve início em 1938 com Hans Spermann, embriologista alemão (Nobel de Medicina em 1935). Em 1952, Robert Briggs e Thomas King, da Filadélfia (EUA), realizaram a primeira clonagem de sapos a partir de células embrionárias. Em 1986, ainda nos Estados Unidos, um grupo de pesquisadores da Universidade de Wisconsin clonou uma vaca a partir de células embrionárias jovens do mesmo animal. Em 1995, Lan Wilmut e Keith Campbell, da estação de reprodução animal da Escócia, utilizaram células embrionárias de 9 dias para clonar duas ovelhas idênticas chamadas de “Megan” e “Morag” (VOGT, 2006).

Em 1996 começaram, de fato, as polêmicas relacionadas à clonagem reprodutiva, a partir do anúncio da clonagem da ovelha “Dolly”, clonada pelas mãos destes mesmos pesquisadores a partir de células congeladas de uma ovelha (VOGT, 2006).

Discutir e entender os conflitos envolvidos com a clonagem é algo que pode ajudar a humanidade a seguir um caminho de desenvolvimento da ciência com respeito aos princípios éticos?

Diversos textos foram pesquisados para chegarmos às informações e conclusões apresentadas neste trabalho, observando as opiniões dos especialistas, tanto aqueles que criticam a clonagem como aqueles que a defendem.

Dentre os trabalhos estudados está o artigo “Aspectos científicos e sociais da clonagem reprodutiva e terapêutica” publicado em 2007 na Revista Eletrônica F@pciência, bem como o artigo “A Clonagem Terapêutica e Seus Limites de Permissibilidade na Lei De Biossegurança Brasileira (Lei 11.105/05)” de Luiz Regis Prado e Denise Hammerschmidt.

A seguir, apresentamos algumas datas importantes para o desenvolvimento do processo de clonagem ao longo da história, segundo o site ghente.org:

1894 – O zoologo alemão Hans Dreisch trabalhando com ouriços-do-mar pegou um embrião de duas células e sacudindo dentro de um béquer cheio de água do mar fez com que as células se separassem, dando origem a dois ouriços adultos.

1902 – O embriologista Hans Spemman usou um fio de cabelo de seu filho como uma faca para separar um embrião de salamandra, também dando origem a dois indivíduos.

1952 – Robert Briggs e Thomas King realizaram a primeira clonagem de sapos a partir de células embrionárias.

1970 – Feitas pesquisas em embriões de ratos e, nove anos depois, com ovelhas

1981 – Clones de ratos a partir de células embrionárias.

1986 – Clonagem de cordeiros a partir de células embrionárias do mesmo animal

1993 – A expressão "clonagem humana" começou a ser divulgada com maior intensidade

1995 – Clonagem de duas ovelhas a partir de células embrionárias de 9 dias chamadas de "Megan" e "Morag"

23 de fevereiro de 1997 - O Instituto Roslin, na Escócia, revela ao mundo o primeiro clone de um mamífero adulto. A ovelha Dolly tinha sete meses.

24 de maio de 1997 - Os escoceses apresentam um novo clone de ovelha que demonstra mais claramente como a técnica pode ser usada para beneficiar a saúde humana. Polly tinha um gene humano, o que a fazia produzir uma proteína usada no combate da fribrose cística.

5 de julho de 1998 - Pesquisadores japoneses apresentam os primeiros clones de vacas adultas. Eles nasceram no Instituto de Pesquisa do Gado de Ishikawa.

22 de julho de 1998 - A Universidade do Havaí anuncia a realização de "clonagem em série": clones de clones de camundongos, criando três gerações idênticas.

12 de novembro de 1998 - A empresa americana Advanced Cell Technology dá seu primeiro susto na comunidade científica ao anunciar que, em 1996, introduzira DNA humano em um óvulo de vaca sem núcleo. O embrião resultante foi destruído.

26 de abril de 1999 - É anunciado nos EUA o nascimento dos primeiros clones de cabras adultas - e já com um gene humano para produção de uma proteína específica no leite.

26 de maio de 1999 - Os criadores de Dolly anunciam que ela tem sinais de envelhecimento precoce. Até hoje, não foi possível vincular com precisão o fenômeno à clonagem, mas o episódio lançou enormes dúvidas sobre a segurança da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com