TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caminhos da supervisão em serviço social

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto Ensino Superior de Itapira

Caminhos da Supervisão de estágio em Serviço Social

Itapira

2017

Bruna Bernardes de Souza RA: 31010003193

Beatriz Bueno Goes da Silva: RA: 31010001515

Camila Mariane Augusto RA: 31010003180

Julia Germino de Souza RA: 31010003437

Luana de Oliveira Silva RA: 31010003058

Roseli Carneiro RA: 31010003471

Caminhos da Supervisão de estágio em Serviço Social

Itapira

2017

A supervisão de Serviço Social é um fator importante no processo de formação. Historicamente a supervisão corresponde a uma das atividades mais antigas de ensinar e aprender. Vem desde a Grécia antiga, quando era considerado um treinamento á estudantes.

Já na Idade Média a supervisão era realizada por autoridades que enviavam um professor na função de verificar os aspectos morais e religiosos da Instituição. Desde á antiguidade a supervisão tem seu espaço na Educação.

Na idade moderna, já com processo de Industrialização a supervisão passou a ser mais direta a capacitação do individuo, tendo em vista a produtividade, senda ela a qualidade de produção.

A supervisão corresponde uma das atividades mais antigas de ensinar e aprender. Mary Richmond teve influência significativa na primeira sistematização teórica do Serviço Social. O texto indicava metodologias de estudo, diagnóstico e tratamento de casos.

Ao abordar o mais antigo estudo sobre a supervisão escrito por Virginia Robinson em 1936, encontramos como conceito o processo educacional onde a pessoa contem conhecimentos, experiência e prática, com a qual tem a responsabilidade de treinar a outras. A supervisão era tida como treinamento prático método de ensino que envolvia a supervisor e o supervisionado no processo de aprendizagem.

Até o final da Primeira Guerra o Serviço Social não era uma profissão e sim uma vocação, e o estagio era um treinamento pratico vocacional. Neste mesmo período o estagio correspondia a um modo decorrente de compreensão, já que o supervisor exigia um papel de administração e não pedagógico.

Conjuntamente as primeiras formulações sobre supervisão que ocorreu no Brasil em 1936 foi o início da formação em Serviço Social, com a criação da primeira escola de Serviço Social em São Paulo, não podendo ser considerada fruto de uma iniciativa do movimento católico laico, pois já existe presente uma demanda real ou potencial a partir do estado. A formação prática era entendida como assimilação do “como fazer” em relação aos diferentes campos de atuação.

O âmbito socioeconômico e político surgiram tanto as necessidades como a demanda de uma formação qualificada ao ensino em Serviço Social que traçou um novo contornam a supervisão na década de 1940. Esse período desfez a criação e o desenvolvimento das grandes instituições assistenciais. Nesse período estabeleceram dois movimentos de um mesmo processo um com alteração no âmbito do Estado e outra adaptação da formação técnica especializada as organizações que prestam serviços sociais, cuja eficácia da ação profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com