TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Referência de Assistência Social

Por:   •  23/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.918 Palavras (8 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 8

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

1.1 Identificação do Campo:

Nome da organização: CRAS– Centro de Referência de Assistência Social

Endereço completo:

Telefone:

E-mail:

1.2 Identificação do Supervisor de Campo

Nome da Supervisora:

Nº do CRESS:

E-mail:

1.3  Descrição geral do campo:

  • Histórico da instituição:

O município de Cajamar, possui três unidades de CRAS: duas no distrito de  e uma no distrito de Jordanésia. O CRAS foi implantando na região no ano de 2006.

Com a Política de Assistência Social, a segurança da vivência familiar e do convívio comunitário recebem atenção especial, fortalecendo, preservando e estimulando estes vínculos familiares e comunitários. Para isso, dois níveis de proteção são garantidos no SUAS: proteção social básica e proteção social especial. Na da proteção social básica, o objetivo é prevenir as situações de vulnerabilidades e riscos, por meio do desenvolvimento das potencialidades. Esse serviço é executado, organizado e coordenado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que normalmente estão localizados em áreas de maior vulnerabilidade social, por intermédio do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).

  • Finalidades:

De acordo com a PNAS/2004 (Política Nacional de Assistência Social), cada CRAS deve realizar – sob a orientação do gestor municipal de assistência social – o mapeamento e a organização da rede socioassistencial de proteção básica, além de promover a inserção das famílias nos serviços socioassistenciais locais.Cabe também ao CRAS realizar o encaminhento da população local para as demais políticas públicas e sociais de acordo com a necessidade.

  • Objetivos:

Atualmente temos nos CRAS um espaço fundamental para desenvolver ações do Bolsa Família, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e também de programas de ações de geração de trabalho e renda, dentre outros, por meio de políticas de capacitação e qualificação que respeitem as capacidades locais e recuperem a auto-estima.

  • Demandas atendidas pela instituição:

No CRAS  são oferecidos atendimentos para os programas de transferência de renda, como , Bolsa Família, Renda Cidadã, Beneficio de Prestação Continuada (BPC), inserção e manutenção de beneficiários no CADUNICO,  encaminhamentos para os serviços da Rede Municipal, atendimentos e acompanhamento social as famílias, concessão de benefícios eventuais, como cesta básica e cartão de passagem de ônibus municipais.

  • Principais características da população atendidas pela instituição:

A maioria dos beneficiários atendidos pelo CRAS , encontram-se em situação de vulnerabilidade social, seja por ausência de emprego, ou por fazer parte de uma família numerosa com apenas um provedor. Geralmente esses usuários contam com algum tipo de programa de transferência de renda e também buscam a assistência, muitas vezes, a fim de solicitar auxilio com alimentação.

  • Estrutura e funcionamento da organização:

O CRAS  encontra-se vinculado a Diretoria Municipal de Desenvolvimento Social, juntamente com o CREAS ,  os Conselhos: CMAS – Conselho Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CT – Conselho Tutelar, Conselho Municipal do Idoso, e o Espaço Bem Viver, que agrega o serviço de fortalecimento de vínculos.

  • Recursos humanos, financeiros e outros necessários para o alcance dos objetivos da Instituição:

Os serviços disponibilizados pelo CRAS são co-financiados pelo Governo Federal, Governo Estadual e Municipal.

  • Parcerias e relações interinstitucionais:

Os parceiros do 3º Setor são :

APAE: Serviço para a oferta de atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos. O serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes. Conta com equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados a pessoas em situação de dependência que requeiram cuidados permanentes ou temporários. A intervenção é voltada a diminuir a exclusão social tanto do dependente quanto do cuidador, a sobrecarga decorrente da situação de dependência/prestação de cuidados prolongados, bem como a interrupção e superação das violações de direitos que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa com deficiência ou pessoa idosa.

Sítio Ágar: Serviço de acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive com deficiência, sob medida de

proteção (Art. 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente) e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. O serviço é organizado em consonância com os princípios, diretrizes e orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente e das “Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes”.

O atendimento é realizado em unidade institucional semelhante a uma residência, destinada ao atendimento de grupos de até 20 crianças e/ou adolescentes. Nessa unidade é indicado que os educadores/ cuidadores trabalhem em turnos fixos diários, a fim de garantir estabilidade das tarefas de rotina diárias, referência e previsibilidade no contato com as crianças e adolescentes. Poderá contar com espaço específico para acolhimento imediato e emergencial, com profissionais preparados para receber a criança/adolescente, em qualquer horário do dia ou da noite, enquanto se realiza um estudo diagnóstico detalhado de cada situação para os encaminhamentos necessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com