TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Tese: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Tese  •  3.041 Palavras (13 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADES ANHANGUERA DE BRASILIA

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Comportamento Organizacional

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Professor (a): Alex Guidi

Fernanda Tamborim Montez Borges

Taguatinga, abril de 2013.

INTRODUÇÃO.

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.

A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Os gerentes têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosos ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.

O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura, pois uma organização só é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, obtendo resultados aos mais baixos custo possível (eficiência e eficácia).

CAPITULO I

1.1 - Comportamento Organizacional.

Comportamento organizacional nada mais é, do que, a estimulação das atividades que, na qual, se estuda as melhorias institucionais voltadas para o ambiente de trabalho. Antigamente existiam funcionários, com o passar dos tempos isso foi tomando um rumo totalmente diferente. Hoje em dia com todas essas mudanças: pessoais, tecnológicas, ambientais, profissionais, empresariais, organizacionais, comportamentais... As estruturas das empresas foram mudando. Elas cada dia mais estão investindo em qualidade de vida em suas instituições, trazendo assim, motivação, mais comprometimento, mais pontualidade a sua equipe de trabalho; fazendo com que isso gere menos absenteísmo, ou seja, gerando menos faltas por causa de: ausências, faltas, atrasos, horas não trabalhadas por causas de doenças ocupacionais, doenças naturais que fazem com que aquelas horas comprometidas não sejam atingidas em um determinado contrato de trabalho, em uma determinada relação de emprego. Por exemplo: índice que na qual o empregador possa ter uma base referente às horas contratadas e as horas pagas em serviços. Com o passar dos anos, com as mudanças, com o desenvolvimento intelectual, pessoal... A relação entre as empresas e seus contratados foi mudando: de empregado para funcionário, de funcionário para colaborador. E é com essa diversidade que atua no mesmo ambiente de trabalho que montamos a base para grandes desafios de produtividade gerados com qualidade e repletos de vantagens competitivas em uma era de concorrência global; com novas tecnologias, diferenças demográficas e valores sociais em transformação.

Comparação entre suas definições

Segundo, John R. Schermerhorn, comportamento organizacional é o estudo de indivíduos e grupo em organizações. É um corpo de conhecimento que se aplica a todos os tipos de ambientes de trabalho. Pequenas, médias e grandes empresas; lucrativas ou sem fins lucrativos. Numa definição formal, organização é um conjunto de pessoas que trabalham juntas em uma divisão de trabalho para atingir um objetivo comum. Essa definição abrange uma ampla variedade de clubes, organizações voluntárias, instituições religiosas e também entidades como empresas, escolas, hospitais, órgãos governamentais...

Segundo, Geraldo Caravantes, comportamento organizacional é uma área que estuda o comportamento de funcionários dentro de uma empresa a fim de detectar suas ações no ambiente de trabalho.

Sistemas Abertos

A empresa para ser vista como um “sistema aberto” implica em realizar ações transparentes, límpidas e cristalinas, dos seus negócios, nas suas operações cotidianas de entradas, processamentos e saídas e respectivos relacionamentos. Para atender este requisito de sistema aberto, devem ser envolvidos todos os escalões da empresa, evidentemente respeitando o tipo e forma de distribuição de informações. As pessoas, a sociedade e o mundo como um todo, estão passando por constantes mudanças, aumentando seu grau de exigência, aceitabilidade e conceito de qualidade, exigindo das empresas, facilidade de flexibilização, dinamismo, capacidade de gestão situacional, planejamento, competência estratégica e aptidão de adaptação de seus processos e sistemas, tornando-os abertos para resistir ao alto nível de agitação ambiental.

Sistemas Fechados

Nos sistemas empresariais fechados não existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influencia ambiental, não se integrando ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existência. O conceito de sistema fechado segue a mesma ideia, é isolado, hermético, independente e sem abordagem sistêmica, sem receber influência qualquer ao mesmo e também sem permitir influenciar o meio ambiente externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com