TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNIBH

André Luiz Almeida Quintão

André Luiz Araújo Duarte

Daysiane Fernandes Rodrigues

Giselle Cristina Alves de Castro

Joyce Tamires Alves Gonçalves

Karen Victoria Neves dos Santos

Marcelo Gomes Thiago

Priscila Alves de Souza

Thaís Pereira Pêgo

Comportamento Organizacional e Direito do Trabalho

Belo Horizonte

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNIBH

André Luiz Almeida Quintão

André Luiz Araújo Duarte

Daysiane Fernandes Rodrigues

Giselle Cristina Alves de Castro

Joyce Tamires Alves Gonçalves

Karen Victoria Neves dos Santos

Marcelo Gomes Thiago

Priscila Alves de Souza

Thaís Pereira Pêgo

Comportamento Organizacional e Direito do Trabalho

Belo Horizonte

2014

SUMÁRIO

1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4

1.2 Análise do Cenário 5

2 DIREITO GERAL 6

2.2 Direito do Trabalho 6

2.2 Direito do Trabalho no Brasil 7

REFERÊNCIAS 9

APÊNDICE 11

1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. (ROBBINS, Stephen P., 2005, p. 6).

Desde o momento em que foram criadas as Teorias da Administração, é notado que o ambiente e as necessidades do ser humano o afetam diretamente. Sendo assim, o Comportamento Organizacional procura compreender as ações dos indivíduos e dos grupos do ambiente de trabalho. É desenvolvido adequadamente visando reter talentos, evitar turnover (rotatividade de pessoal) e promover satisfação do ambiente como um todo. Surgiu no século XIX, a partir da Revolução Industrial, onde alguns pesquisadores estudaram as condições humanas, devido ao elevado crescimento tecnológico e o baixo desenvolvimento pessoal.

Desde então algumas teorias foram criadas através destes comportamentos, dentre os pensadores encontrava-se Taylor que ficou conhecido por defender a teoria de que um empregado motivado financeiramente produziria mais e deveria ter apenas uma função, mecanizando o trabalho.

Já o precursor Elton Mayo acreditava que trabalhadores satisfeitos produziriam mais e melhor, buscando assim melhores condições no ambiente de trabalho, reduzindo o turnover, que era elevado naquela época devido à mecanização.

Atualmente, com o alto índice de competitividade no mercado de trabalho e a grande oferta de emprego, a rotatividade de pessoas nas empresas só aumenta, afetando o processo organizacional. Quando uma vaga precisa ser preenchida, a empresa precisa selecionar o candidato que mais se identifica com a filosofia organizacional interna, visando o que se espera desse futuro empregado. E isso precisa ser deixado bem explícito para que a comunicação interna não seja afetada futuramente. Caso contrário, essa falta de comunicação gera descontentamento, queda de produtividade e uma possível saída precoce desse funcionário.

1.2 Análise do Cenário

Para identificar o Comportamento Organizacional no ambiente de trabalho, foi realizada uma entrevista com Ibrain Lima, fundador e gestor da empresa Xokantt Indústria e Comércio Ltda., especializada em confecção de uniformes atuando no mercado há 30 anos, com 10 funcionários registrados em CLT.

Desta forma foi observado que há um relacionamento próximo entre empregado x empregador, resultando em um excelente ambiente de trabalho onde o gestor utiliza somente o diálogo para resolver os problemas internos, incentivando, assim, socialmente o convívio, pois em seu entendimento a interação com os empregados resulta em uma maior produtividade.

Mesmo sem conhecimento sobre Comportamento Organizacional, o gestor utiliza a teoria de Elton Mayo que afirma que nem sempre um incentivo financeiro traz resultados. No caso da empresa citada, os incentivos são gerados através de horários flexíveis, confraternizações em datas comemorativas, tais como aniversários, festas de fim de ano. Devido a esse relacionamento interpessoal com os seus empregados, o gestor procura atender as suas necessidades dentro e fora do ambiente de trabalho.

Entretanto, mesmo com uma boa convivência com os empregados, há algumas displicências, o excesso de intimidade entre gestor e os empregados causa desorganização no ambiente de trabalho e implica na falta de comprometimento das normas básicas, como por exemplo: o desrespeito da carga horária, desobediências das normas que lhes foram incumbidas, gerando assim, desarmonia na relação trabalhista dos subordinados. Diante disso o gestor se ausenta na correção da objeção dos empregados quanto ao cumprimento das normas.

Infere-se que mesmo preocupando-se com o bom relacionamento pessoal entre empregado x empregador, ainda existem pontos comportamentais a serem melhorados.

2 DIREITO GERAL

“A palavra “direito” vem do latim directum, que corresponde a ideia de regra, direção sem desvio.” (GUSMÃO, Paulo Dourado de, 2011, p.49)

O direito nasceu junto com a civilização, aliado à história da sociedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com