TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  3.514 Palavras (15 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Com base no tema Comportamento Organizacional, vamos relatar e abordar assuntos sobre o comportamento humano e suas características, fatos e atividades dentro do ambiente profissional dando ênfase ao desenvolvimento do assunto para uso dentro e fora das empresas.

Relacionaremos fatores e atitudes relevantes para o bom desempenho de um grupo ou organização. O trabalho traz informações de pesquisas, relatórios e comparativos de autores reconhecidos no

Assunto, complementando com trechos de textos retirados na internet e demais meios de comunicação.

Assim apresentaremos melhor o conceito que desenvolvemos através dessas ferramentas,destacando a importância de se adotar as técnicas de comportamento Organizacional dentro de uma Empresa na busco pelo sucesso.

Conceito de Comportamento Organizacional: As organizações tem grande influencia no comportamento humano, elas modelam as necessidades motivam seus colaboradores de acordo com seu perfil.Incentivam a produtividade ajudando a ter respostas rápidas e estratégicas.Elas caracterizam-se pela complexidade e empenho em superar as pressões sociais,econômicas,culturais e políticas.

Comportamento Organizacional é resumido no estudo sistemático do comportamento Humano focando em ações e atitudes dos indivíduos ou grupos no ambiente de trabalho para alcançar a produtividade e reduzir a ambição negativa e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. Comportamento Organizacional tem o propósito de explicar a previsão e controle do comportamento humano, identificar causas ou razões que impulsionam para determinados fatos ou acontecimentos. Tudo está direcionado a eventos futuros estabelecendo resultados através de uma ação. Além disso, de acordo com o autor, e concordamos com isso, no mercado de trabalho hoje, para agregar uma troca de função, uma promoção, não basta mais apenas ter estudo, cursos e conhecimento, você tem de ser diferenciado possuir atribuições tais como: resolução de problemas de forma rápida, saber trabalhar sobre pressão, ter uma visão inovadora dentre outras.

CAPITULO 1

Conceito de Comportamento Organizacional – segundo Adalberto Chiavenato.

Refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações, preocupa-se com a influencia sofrida pela empresa por estes e da mesma sobre os colaboradores. Na realidade o comportamento organizacional retrata a continua integração entre colaboradores e empresa que se influenciam reciprocamente,constitui uma importante área do conhecimento humano,que necessita lidar com fatos,atitudes e tomada de decisões.

Atuando na formação de novos grupos ou em mudanças de já existentes, porém não são as organizações que apresentam um comportamento e sim as pessoas de determinado grupo a qual participam e atuam.Esse desencadear de informações tanto profissional quanto pessoal possui alguns pontos de base como: comportamento individual,tópicos de personalidade,atitudes diante de situações adversas ,conflitos, aprendizado,motivação e tem como base a contribuição direta de sociólogos e de psicólogos.

O termo C.O. é muito vasto não só é usado no meio de trabalho mas constantemente em escolas e na família, pois onde há duas ou mais pessoas já se pode considerar um grupo,e com isso já é possível se aplicar um devido estudo de comportamento,mas o termo Organizacional se aplica pelo fato de colocar este estudo como ferramenta para organizar e moldar de certa forma o comportamento de funcionários a imagem de uma determinada empresa.Outro item interessante dentro desse assunto e também um método utilizado para alcançar os resultados dentro da Organização são os sistemas Aberto e fechado.

O Sistema Fechado é conhecido por analisar somente a organização internamente,não visando o ambiente em que se encontra.é feita uma abordagem incompleta da organização pois é formado por metas e objetivos bem racionais e por dar ênfase demais a estrutura.

Já o Sistema Aberto é formado pela interação e intercâmbio da organização com o ambiente externo e de acordo com as mudanças.se adaptando para sobreviver,mudando seus produtos,técnicas e estrutura.”As organizações são instrumentos usados pelas pessoas para coordenar suas ações a fim de obter algo que elas desejam ou valorizam”. Geraldo Caravantes,Claudia Caravantes e Kloeckner.Iniciamos com essa afirmação dos autores,para falarmos de comportamento Organizacional,de acordo com os autores, a estrutura da Organização esta presente no cotidiano do individuo,desde o seu nascimento até a sua morte,entende-se que o individuo participa durante toda sua vida de grupos e organizações que suprem suas necessidades.

CAPITULO 2

Segundo pesquisa realizada na organização cooperativa de credito Sicredi – sede são Borja RS,foi possível verificar que o tema inovação possui varias opiniões dentro do grupo de colaboradores,Relatamos as seguintes respostas:

* Há uma necessidade no Brasil de se colocar no mercado produtos novos, promovendo maior valor em todos os ramos de atividade.(Carla,27-Op.caixa)

* A inovação de novos produtos é importante e não só isso mas também na área de serviços para a geração de mais empregos.(Rodrigo,21- Op. Caixa)

* Ter um conceito de inovação dentro das empresas é importante ,e é necessário desenvolver a criatividade individual dentro do grupo de funcionários,assim os mesmos poderão incrementar cada vez mais o processo de evolução constante que uma empresa precisa sofrer no decorrer de sua vida ativa.(Michele,32 Op.caixa)

* Inovar seria colocar em pratica ideias ousadas que uma empresa ou grupo de pessoas que trabalham em prol de desenvolvimento e concorrência precisam para estar sempre a frente de seu tempo.(Cleiton,34- atendimento)

* Uma forma das empresas inovarem hoje em dia é investir em seus funcionários com cursos de aperfeiçoamento de mercado e atualização de informações,pois o primeiro passo para uma organização ter futuro promissor é ter um grupo de colaborados atualizados e prontos para reagir as mudanças constantes que podem vir a se deparar.(Paulo Roberto ,39 atendimento)

* Empresas inovadoras e sustentáveis são temas que ouvimos quase que diariamente no nosso meio de trabalho ,família e meios de comunicação,um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com