TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  3.272 Palavras (14 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distancia

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Polo São Luis-MA

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distancia

Curso: Ciências Contábeis

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

RELATÓRIO SOBRE COMPORTAMENTO ORGANZACIONAL

Professora (EAD): Yaeko Ozaki

Crizamara Silva Carneiro – RA 435917

Gladiston de Jesus Marques Silva – RA 414820

Jocely Corrêa Martins Silva – RA 406024

Joseane Sousa da Silva – RA 411475

Sumário

Capitulo 1 - Comportamento Organizacional

1 - Definição de Comportamento pág.07

2 - Comparação da Definição entre dois autores pág.07

3 - Quadro comparativo entre os sistemas aberto e fechado pág.08

Capitulo 2 - Inovação

1 - Conceito de Inovação pág.09

2 - Pesquisa com pessoas de várias idade sobre inovação pág.09

Capitulo 3 - Trabalho em equipe

1 - Conceito sobre o trabalho em equipe pág.11

Capitulo 4 - Percepção, Comunicação e Arte de Administrar

1 – Definição pág.13

Conclusão pág.15

Bibliografia pág.16

Introdução

O estudo do comportamento organizacional é uma ciência voltada para a compreensão das atitudes das pessoas dentro das organizações, utilizando como base o conhecimento de múltiplas disciplinas como psicologia (percepção), sociologia, antropologia, entre outras. Bem como, as reações das organizações diante das inovações que são inevitáveis no mundo globalizado.

O Brasil, em termos de inovação, tem investido bastante em pesquisa, mas a burocracia tem sido a principal barreira para o desenvolvimento nesse setor.

Para que as organizações tenham êxito no mercado de trabalho é essencial que as equipes, mola propulsora dentro das corporações, tenham líderes preparados, capazes de atuarem e exporem sua ideias de forma eficaz.

Capitulo 1 - Comportamento organizacional

É uma ciência aplicada, que se insere na área da administração e consiste no estudo sistemático do comportamento humano dentro das organizações. O comportamento organizacional busca avaliar as consequências das ações e atitudes dos indivíduos e grupos sobre a corporação. E mediante a explicação, previsão e controle do comportamento humano, extinguir eventuais problemas dentro das empresas acarretados por conflitos pessoais (família) ou interpessoais (colegas de trabalho) dos indivíduos. Este tipo de estudo ajuda a motivar os funcionários a serem eficientes e eficazes no trabalho a ser desenvolvido, eleva a produtividade, reduz o absenteísmo e a rotatividade, que por sua vez deixa os clientes mais satisfeitos.

1. Comparação entre a definição de dois autores de CO

No campo do comportamento organizacional há varias definições, entre elas a do autor inglês Derek Pugh que define CO como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”. (2008, p. 27). Ou seja, conhecer a organização em toda a sua estrutura, assim como, as máquinas, equipamentos, o espaço físico e qual efeito que a organização tem sobre cada indivíduo. Já a definição de Sorge e Warner para CO tem um sentido mais abrangente, onde envolve pesquisa e conhecimento das múltiplas disciplinas comportamentais, ele define assim:

" Um corpo interdisciplinar de conhecimento e de pesquisa, preocupado em explicar como as organizações formais, o comportamento das pessoas dentro das organizações e os traços mais salientes de seu contexto e ambiente adquirem forma; a razão pela qual todas essas acontecem, da maneira como acontecem e a que propósito elas servem”.(2008,p.28)

2. Quadro comparativo entre sistemas aberto e fechado

Primeiramente é necessário sabermos o que vem a ser sistema. É um conjunto de elementos interligados que interagem para desempenhar determinada função. Podemos classificar sistema como fechado e aberto.

O sistema fechado não recebe influência e não influencia o ambiente externo, é isolado, hermético,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com