TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção das politicas sociais

Por:   •  12/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.526 Palavras (23 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 23

 [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 RESUMO..............................................................................................................3

2 INTRODUCÃO......................................................................................................4

3 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................5

4 CONCLUSÃO.....................................................................................................10

5 REFERÊNCIA.....................................................................................................11

6 ANEXOS.............................................................................................................13


. Resumo

Construção das politicas sociais

As Políticas públicas juntamente com os serviços sociais são as atividades relacionadas aos diagnostico e planejamento, à execução e avalição das ações e politicas estabelecidas pelo governo sendo eles, estadual federal, municipal. Pois as politicas publicas tendem a estabelecer metas para resolver as soluções dos problemas sociais nas mais diversas áreas, como educação, saúde, assistência social, habitação, lazer, transporte, segurança e meio ambiente. Pois com o planejamento pode se elaborar planos que adotam as politicas da viabilidade social, econômica.  

Palavra chave: Politicas pública, viabilidade social, serviço sociais.  


  1. INTRODUÇÃO

O inicio dos planejamentos nas politicas sociais no Brasil se deu por inicio na época do capitalismo que foi construída através de mobilizações de classes mais pobres e com um nível de vida mais escasso.

A partir do século XIX começou a surgir algumas necessidades de leis que pudessem garantir a segurança e os direitos dessas pessoas. Como os direitos humanos.

Mas também com as crises que começaram a ameaçar a saúde publica, por conta das crises financeiras com o aumento do desemprego.

 

         

                                   

Politicas sociais

Quando falamos de politicas sociais sabemos que não e nada fácil, pois o mesmo tem muito caminhos ainda a ser percorrido. Mas vale ressaltar que as politicas sociais têm uma enorme extensão em relação à organização e gestão no desenvolvimento do capitalismo e das lutas profissionais e sociais.

Não pode se dizer um período especifico de quando começaram as politicas sociais, vendo que as primeiras identificações chamadas politicas sociais foram originadas em movimentos de ascensão do capitalismo como revolução industrial, das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção estatal.

  “[...] instrumentos de legitimação e consolidação hegemônica que,         contraditoriamente, são permeadas por conquistas das classe trabalhadora” (Montaño, 2007, p.39).

As politicas públicas são conjuntos de programas e atividades desenvolvidas pelo estado, sendo elas publicas ou privados, que visem assegurar algum tipo de direito de cidadania, de forma difusa e/ou de determinado seguimento social, ético, cultural e econômico.

As politicas sociais correspondem aos direitos assegurados constitucionalmente como os direitos humanos.

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

- construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II - garantir o desenvolvimento nacional;

III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

                                                                                              (Constituição Federal de 1988)

Como podemos perceber elas vieram como uma forma de amenizar  a precariedade dos direitos humanos dando –lhe uma garantia melhor como pessoa física naquela determinada época.

Pois ate meados os anos 80 as politicas sociais do Brasil eram extremamente centralizadas, tinham apenas não tinham nenhuma garantia que lhe asseguravam.

Mas também não podemos deixar de disser que na historia da politica brasileira houve um abuso de poder da politica econômica sobre as politicas sociais.

                         Pois era bastante viável que eles predominassem os interesses das forças e as disponibilidades financeiras. Fazendo com que ocorra uma crise no capital.  

Com evidencia que com as crises financeiras as primeiras situações a serem revistas foram a politica social, pois sofreram cortes em seus orçamentos, também ocorreu com as empresas privadas  onde foram demitidos grandes números de funcionários e a redução do salario dos outros.

Por isso é que as politicas sociais ate hoje se encontram com o modo de relação entre Estado-sociedade-capitalismo.

Com relação às questões sociais, elas estão na base dos movimentos sociais da sociedade brasileira, sendo a expressão das lutas dos trabalhadores urbanos e rurais para uma melhor aprimorarão as riquezas socialmente produzidas e com o enfrentamento das questões sociais foram formulados politicas sociais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (220.9 Kb)   docx (332 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com