TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto organizacional

Tese: Contexto organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Tese  •  3.305 Palavras (14 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 14

Relatório 1 – Contexto Organizacional

Passo 2: Utilizar como parâmetro o quadro apresentado na figura 1 e fazer uma resenha de uma pagina referente ao ambiente, na qual a empresa em que você trabalha.

A Bla Bla Autopeças é uma empresa heterogênea estável onde cada componente tem sua função devidamente catalogada e planejada, ou seja, cada funcionário irá executar a penas a função que o foi direcionada, fabricando diversos componentes para a indústria automotiva. Desta forma, tem reações em base geográfica por causa da heterogeneidade do ambiente.

A Bla Bla Autopeças usa um sistema de weber para que a empresa tenha formalização, todas as atividades são definidas por escrito e opera de acordo com um conjunto de leis que são aplicáveis a todos os casos individuais com divisões funcionais; Divisão do trabalho, cada participante tem um cargo ou posição definidos em uma esfera específica de competência, com deveres oficiais, atribuições estritamente especificadas e delimitadas; Principio de hierarquia, cada funcionário é submetido a ordens impessoais que guiam suas ações, de modo a assegurar sua obediência; Impessoalidade e Competência técnica.

O objetivo da empresa é atingir o lucro como forma de se auto sustentar através do excedente de resultados financeiros e de proporcionar retorno de investimentos ou de capital aos acionistas.

Deste modo podemos inferir que, a empresa busca uma abordagem da estratégia que constitui o conjunto de objetivos e de política principais capazes de guiar e orientar o comportamento global da empresa no longo prazo, em relação ao seu ambiente externo. Podemos inferir também que a competividade no ambiente externo e interno ajuda o crescimento cada vez mais da empresa.

Passo 3: Ler o capítulo do livro texto, ou da bibliografia complementar, que traz informações sobre o Planejamento Estratégico da empresa.

Um projeto de telecomunicação com um desenvolvimento da estruturação de redes para a área interna da empresa e para a área externa utilização de Voz sobre IP (SKYP), NEXTEL ou celulares corporativos consultando as prestadoras de serviço a disponibilidade do sinal nas regiões que será utilizado, para a área interna podemos utilizar cabeamento por par metálico, via rádio ou, por fibra óptica que é um desenvolvimento inovador das empresas de telecomunicação que tem como objetivo transmitir maior capacidade de trefego de dados pela internet, e telefonia. Dessa maneira a empresa tem condições de se tornar mais competitiva e tem a possibilidade de expandir seus negócios, no contexto de planejamento estratégico essas opções de telecomunicação estarão suprindo as necessidades da empresa Bla Bla autopeças.

Relatório 2 – Desenho Organizacional

Passo 2: Tendo como base o estudo realizado no passo anterior, efetuar:

2.1. Texto que explique o que é um organograma, sua importância para a organização e a função que possui;

Organograma é uma representação feita em gráficos para definir de forma hierárquica a organização de uma instituição qualquer; uma empresa, etc.

A finalidade de um organograma é definir com perfeita ordem a função que desempenha cada um na organização perfeita definidas por postos em forma de pirâmide de acordo com o grau de competência.

É precisamente uma rede que define a função de cada um partindo do chefe até o empregado ou colaborador do escalão mais inferior do sistema. Uma plataforma organizativa que ademais define a função a ser desenvolvida por cada um dentro desse sistema organizativo.

Se pode perfeitamente pensar que a realização de um organograma é fácil, porém o organograma está envolvido em uma metodologia e consiste em construir uma base sólida de planejamento estratégico. Também pode ser modificado de acordo com as variações que venham a existir na organização de uma instituição. Se existe mudanças em alguns setores de uma organização, essas mudanças devem refletir-se integramente no organograma.

Envolvem todos os tipos de serviços e diversas situações numa nuvem de informação. Todos os pontos de um organograma podem ser perfeitamente organizados para aportar o maior número de informações possíveis. Um símbolo de qualidade organizativa em todos os ambientes.

Tanto faz se a instituição é grande ou pequena. Um organograma transmite organização e gera confiança dentro de uma empresa, já que, com essa representação gráfica, cada uma das pessoas, departamentos e cargos que aparem nele, devem saber e executar suas funções de acordo com o que reza esse gráfico de alto valor organizativo.

2.2. Fazer o organograma do atual desenho organizacional da empresa, descrevendo cada cargo existente;

Desenho organizacional segue em anexo na pagina 05.

2.3. Elaborar uma nova proposta do desenho organizacional para a empresa objeto de estudo deste desafio, criando ou eliminando cargos existentes e justificando as ações.

Novo desenho organizacional segue em anexo na pagina posterior ao item 2, e abaixo segue-se a justificativa do novo desenho.

Justificativa do novo desenho organizacional.

O novo planejamento para a empresa Bla Bla autopeças, foi feito em forma de um novo organograma, o qual foi substituído e adicionado, novos departamentos e funcionários na empresa. Busca para juntar os departamentos da empresa, foi preciso retirar os diretores, como o Diretor de Relacionamento com os Clientes, Diretor Financeiro e o Diretor de Vendas, desta maneira a empresa fica com um só Diretor que responsabiliza pela organização. Esses diretores, foram substituídos por gerentes como, Gerente de Relacionamento com o Cliente, Gerente de Vendas e Gerente Financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com